A lista de espera por leitos de internação para pacientes com Covid-19 no SUS municipal de Campinas conta nesta quinta-feira com 213 pessoas – 91 delas para UTIs. Há 535 pacientes internados em enfermaria e outros 412 em UTIs. O agravamento da pandemia não só amplia a fila, como também o total de óbitos e de contaminados no município. Em mais um dia de instabilidade no sistema de notificação, a Prefeitura confirmou 28 mortes nas últimas 24 horas. Outros 67 moradores da cidade tiveram resultado positivo para Covid. Agora são 2.226 vítimas fatais da doença e 78.506 confirmações.
Das 28 vítimas fatais anunciadas nesta quinta (25), apenas três não possuíam doenças associadas. A mais jovem foi uma mulher de 43 anos, com comorbidades, e o mais velho um homem de 93 anos, também com doenças pré-existentes. Doze vítimas eram do sexo feminino.
Problemas técnicos mantiveram o sistema de notificação de casos instável nos últimos dias. Nesta quarta-feira (24), houve subnotificação em função da ocorrência (14 óbitos), enquanto nesta quinta, as notificações podem ser represadas e não necessariamente envolver apenas notificações das últimas 24 horas. Uma mudança no sistema de lançamento de informações sobre as vítimas de Covid, determinada pelo Ministério da Saúde, é que provocou as instabilidades no sistema.
Centros de Saúde
Pessoas com quadros suspeitos de Covid-19 poderão procurar um dos 14 Centros de Saúde de Campinas durante o final de semana. As unidades ficarão abertas exclusivamente para atender pacientes com sintomas respiratórios e gripais. O funcionamento será das 7h às 17h, neste sábado (27) e domingo (28). O atendimento é exclusivo para Covid.
A abertura dos Centros de Saúde tem por objetivo reduzir a procura pelos Prontos-Socorros e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da Rede Mário Gatti, que costumam ter aumento de atendimentos nos finais de semana.
Entre os Centros de Saúde estão: Perseu Leite de Barros; o Vicente Pisani Neto (Satélite Íris 2); o Floresta; o São Marcos; o Aurélia; o Costa e Silva; o São Quirino; o Capivari; o Santo Antônio; o Vista Alegre; o Campo Belo; o Vila Ipê; o São José; o São Bernardo. Nos dias 20 e 21 de março, primeiro final de semana em que foi adotada a estratégia, foram atendidos 2.015 pacientes com sintomas suspeitos de Covid.
A Secretaria de Saúde esclarece que pessoas com sintomas respiratórios e gripais devem procurar atendimento primeiramente nos Centros de Saúde para avaliação e, se necessário, fazer exame específico para Covid-19, que será agendado na própria unidade básica.











