Reginaldo Pupo
Especial Hora Campinas
Hotéis, pousadas e hostels dos quatro municípios do litoral norte paulista vêm se preparando para uma possível “invasão” de turistas argentinos durante a temporada de verão, que se inicia em dezembro. O motivo é o cenário favorável da economia argentina, que conseguiu baixar a inflação de 26% ao mês para meros 3,5% ao mês.
Em dezembro de 2023, quando o presidente Javier Milei assumiu a presidência, a inflação ainda era de 13%, mas disparou, chegando a dobrar. O “dólar azul”, como os argentinos costumam chamar o dólar livre, ou de mercado, principal referência de preços no país, também havia subido, atingindo uma alta de 25% até o final de janeiro.
Agora, com a inflação controlada e o dólar paralelo chegando ao recorde de 1.100 pesos, os argentinos se animaram a viajar. Além de destinos tradicionais que normalmente já os recebem anualmente, como Jurerê Internacional e Balneário Camboriú, ambos em Santa Catarina, a maior parte dos visitantes prefere as belas praias e a natureza exuberante do litoral norte de São Paulo.
Atrativos
A praia de Maresias, em São Sebastião, é um dos atrativos mais procurados pelos argentinos. De acordo com Marina Veltman, diretora-executiva da APHMBR (Associação de Pousadas, Hotéis, Bares, Restaurantes e Receptivo de Maresias), o trade hoteleiro local já vem recebendo bastante procura por reservas.
“O câmbio favorável tem impulsionado as reservas de turistas argentinos em nosso destino. Sentimos um aumento desse público tanto nas consultas quanto nas reservas para essa próxima temporada de verão”, destaca Marina.
Mesmo antes do início da temporada, alguns hotéis e pousadas já estão recebendo hóspedes argentinos e aproveitando as hospedagens antecipadas para usá-las como um termômetro de como será a próxima temporada. “Já recebemos muitos hóspedes argentinos e é um público que deslumbramos bastante”, afirma Heiko Obermüller, diretor do Duke Beach Hotel.
Além das belezas naturais do litoral norte, outro fator que atrai os argentinos é a divulgação da região em feiras importantes pelo Brasil, Mercosul e Europa, como é o caso da FIT (Feira Internacional de Turismo), que neste ano foi realizada entre setembro e outubro, justamente em Buenos Aires, e conhecida por ser uma das principais feiras do setor na América do Sul.
A prefeitura de São Sebastião, por exemplo, foi uma das entidades a participar do evento. “A cidade participou da FIT por meio dos estandes da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo e da Embratur”, informou a prefeitura, por meio de nota, destacando que o país vizinho é um importante mercado emissor para o município.
A cidade de Ubatuba também esteve presente da FIT, no estande da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, para divulgar suas belíssimas praias, por meio do Ubatuba Convention & Visitors Bureau. Segundo o vice-presidente financeiro da entidade, Andres Duenk, que é argentino, 311 pessoas visitaram o estande e 113 agências de turismo despertaram algum interesse pelo destino.
Ainda de acordo com Duenk, o número de turistas argentinos em Ubatuba é expressivo, devido à proximidade com a capital paulista e o fato de a temperatura média durante todo o ano ser de 25 graus, o que é um grande atrativo para o público argentino. A ideia, a partir de agora, é divulgar Ubatuba para que os argentinos possam conhecer o destino entre março e outubro, período de baixa temporada.
“Paraíso na Terra”
María Celeste Martínez, 36, é uma das turistas argentinas que já está “turistando” no Brasil e que pretende retornar em janeiro, com amigos. Hospedada em Ilhabela, saiu de sua cidade natal, Rosario, há uma semana, para passar alguns dias no Brasil. Antes de chegar ao arquipélago paulista, passou por Camboriú (SC).
“É a terceira vez que venho para Ilhabela, mas em janeiro, quero voltar para mostrar esse paraíso na terra para alguns amigos que há muito tempo queriam conhecer o Brasil”, relata. Um dos lugares que ela pretende leva-los é na praia de Castelhanos.
“Estive nesta praia há 15 anos e fiquei encantada, principalmente com a cachoeira (do Gato) que está dentro da floresta. Tenho certeza que todos os meus amigos sairão daqui encantados também”, derreteu-se.