A Mata de Santa Genebra reabriu totalmente para visitação. Parte de suas trilhas e passeios estavam temporariamente fechados para visitação, desde 3 de setembro, devido ao crescente risco de incêndios florestais que ocorreram durante o período de calor extremo e tempo seco.
Os incêndios colocam em perigo tanto os visitantes quanto a área de preservação. No dia 24 de setembro, foi reaberta a trilha que leva ao Mini Pantanal Sanã e, no dia 26 de setembro, quinta-feira, foram reabertas as trilhas autoguiadas. Estes roteiros são os próximos à sede da Fundação José Pedro de Oliveira (FJPO), gestora da Mata de Santa Genebra.
Os passeios em roteiros mais distantes da sede, como a Trilha dos Canxins (5km) e o contorno da floresta (8km), que ficaram fechados por mais tempo agora serão reabertos. A sede da FJPO fica na Rua Mata Atlântica, 447, Bosque de Barão, Campinas.
As medidas de fechar parcialmente as trilhas e visitações na Mata foram tomadas em virtude da previsão contínua de altas temperaturas e baixa umidade, e do consequente risco de incêndios florestais e tornam contraindicadas a realização de atividades físicas intensas. As restrições tiveram como objetivo garantir a segurança e o conforto dos visitantes, e durante o período que as trilhas ficaram fechadas, foi possível apenas percorrer pequenas distâncias, em área sombreada e próxima a pontos de hidratação.
A medida também assegurou a disponibilidade da equipe de técnicos e brigadistas na unidade de conservação para atuação em caso de ocorrências na Mata de Santa Genebra e sua Zona de Amortecimento.
Para visitar a Mata
A Área de Relevante Interesse Ecológico (Arie) Mata de Santa Genebra representa uma rara oportunidade de lazer em contato direto com uma área protegida de mata atlântica no Interior de São Paulo. A unidade de conservação oferece opções diversas para públicos com diferentes interesses e necessidades. É possível realizar trilhas, visitas ao borboletário, ao meliponário e ao viveiro de mudas nativas. Além disso, conta com boa estrutura de banheiros, bebedouro e área para piquenique em sua sede.
Os visitantes se deparam com centenas de espécies de árvores nativas e frutíferas, e podem dar sorte de presenciar a visita de macacos-prego, bugios, saruês, além de belíssimas e raras espécies de aves. Também moram entre as árvores animais como cachorro-do-mato, lontra, jaguatirica e até onça-parda. A Mata é um berçário para as onças-pardas que utilizam o local para reprodução. As onças passam um tempo no local mas depois migram para outro território. O animal evita o contato com as pessoas e foge de qualquer aproximação com seres humanos. A onça-parda não ataca o homem, somente se forem acuadas.
Para conhecer as belezas da Mata por meio de trilhas e passeios, é preciso inscrever-se nas Visitas Autoguiadas, Visitas Monitoradas e passeios para Escolas e Entidades Filantrópicas.
Nas Visitas Autoguiadas os visitantes caminharão sem o acompanhamento de um condutor pelos roteiros pré-determinados. Monitores estarão à disposição para esclarecimento de dúvida na sede da Fundação José Pedro de Oliveira.
Para participar, clique no link https://www.fjposantagenebra.sp.gov.br/visita-autoguiada e preencha o formulário para realizar a inscrição. Deverá ser feita uma inscrição para cada participante, inclusive crianças.
Os visitantes poderão ter acesso ao roteiro da Trilha do jatobá e Borboletário; Viveiro de mudas nativas; Trilha do Folclore, Laguinho da Sanã e Meliponário.
Visita monitorada
Para grupos com mais de 10 pessoas as pessoas podem verificar a possibilidade de contratação de um condutor de visitantes. O grupo será acompanhado por uma ou mais pessoas com formação específica para realizar atividades educativas na Mata de Santa Genebra.
Os visitantes poderão ter acesso ao roteiro da Trilha do Jatobá e Borboletário, viveiro de mudas nativas, Trilha do Folclore, Laguinho da Sanã, Meliponário, Trilha do Canxins, Contorno da Floresta. Mais informações em https://www.fjposantagenebra.sp.gov.br/visita-monitorada-para-grupos.
Escolas públicas e entidades filantrópicas
Escolas públicas e entidades filantrópicas de Campinas podem realizar o agendamento de visitas monitoradas gratuitas na Arie Mata de Santa Genebra. Podem participar turmas com alunos de 3 a 17 anos. Cada escola ou instituição deve inscrever até três turmas por semestre na visitação gratuita. Cada visita deverá ter no máximo 40 alunos. O agendamento somente será confirmado após envio de e-mail de confirmação.
Para 2024 as inscrições foram encerradas pois as vagas estão esgotadas. Neste caso, de vagas esgotadas, é possível incluir seu grupo na lista de espera clicando no seguinte link https://www.fjposantagenebra.sp.gov.br/lista-de-espera.