Os números ainda estão sendo fechados, mas o mercado pet já concluiu que o desempenho em 2020 foi muito acima do esperado, De acordo com dados divulgados pelo Instituto Pet Brasil (IPB), o setor fechou 2020 com crescimento em torno de 13% e o faturamento bateu na casa dos R$ 135 bilhões.
Brasil é 3º no ranking mundial de faturamento, atrás apenas de EUA e China.
A expectativa inicial dos técnicos era de crescimento de pouco mais de 6% no ano. Os segmentos de Pet food e produtos veterinários puxaram o bom desempenho, com alta de faturamento de, respectivamente, 22,5% e 16%. O instituto informa a que os resultados de 2020 mantêm o Brasil no 3º lugar do ranking mundial de faturamento, à frente de Reino Unido e atrás apenas de EUA e China.
Para o cálculo, o IPB diluiu as compras por comércio eletrônico nas categorias por tipo de produto ou serviço. Com a abertura do comércio e flexibilização das medidas de combate a pandemia, o crescimento do comércio eletrônico foi perdendo força e se adequando ao novo cenário.
“As lojas e clínicas veterinárias se adaptaram ao e-commerce, mas entendemos que, passados os primeiros meses da crise do coronavírus, os consumidores voltaram a comprar em volume convencional nas lojas físicas”, avalia o presidente-executivo do IPB, Nelo Marraccini.
Chama atenção, também, o número positivo em relação aos serviços gerais (alta projetada de 10,4%) e venda de animais direto do criador (12,1%) dois segmentos que haviam apresentado queda durante o 1º tri de 2020, e mostraram recuperação robusta, o que afeta positivamente a projeção.
Em relação ao grau de participação de uma empresa no mercado em termos das vendas de um determinado produto, em cada segmento, o setor de pet food representa 50% das vendas. É seguido pelo de venda de animais direto dos criadores (12,1%), depois aparece a rede de indústrias e integrantes da cadeia de distribuição de medicamentos veterinários – o chamado pet vet, com 11,8%; além de serviços gerais (10,4%), serviços veterinários (10,3%) e pet care (5,6%).
Balanço 2019
O setor pet brasileiro permanece como um dos principais mercados de todo o mundo para produtos e serviços para animais de estimação. De acordo com o Instituto Pet Brasil, somados os faturamentos da indústria, serviços (veterinários e gerais) e da venda de animais em 2019, o crescimento foi de 3% em relação ao ano anterior. O total calculado é de R$ 35,4 bilhões. Em 2018 o mercado cresceu 4,6% em faturamento e chegou a R$ 34,4 bilhões.
“Apesar das turbulências econômicas o setor se manteve resiliente.
“Apesar das turbulências econômicas o setor se manteve resiliente. Por ser bastante pulverizado, a rede de varejo permite que sempre haja um estabelecimento pet perto das famílias, e mesmo optando por produtos mais em conta, os donos de animais de estimação não deixam de oferecer produtos adequados para tamanho, idade e espécie”, prossegue o representante do Instituto Pet Brasil. Prova do interesse por pets é o crescimento do número de animais no Brasil, notadamente de gatos e répteis e pequenos mamíferos.
O mercado de varejo global teve valor de US$ 131,1 bilhões em 2019, alta de 5,21% em relação ao ano de 2018. Naquele ano, o valor movimentado foi de aproximadamente US$ 124,6 bilhões. As estimativas apontam que a população pet mundial é de aproximadamente 1,6 bilhões de animais. Dentre esses, cerca de 40% corresponde à população de peixes ornamentais.
Censo Pet
Os dados mais recentes da população pet disponíveis no IPB são de 2019 e mostram que o Brasil conta com aproximadamente 141,6 milhões de animais, um crescimento de 1,70% frente a 2018, quando foram contabilizados 139,3 milhões de animais.
O número de cães no Brasil subiu 1,7% de 2018 para 2019, de 54,2 milhões para 55,1 milhões.
Os gatos apresentaram crescimento declarado de 3%: de 23,9 milhões para 24,7 milhões de pets felinos. Peixes ornamentais cresceram 1,5% em número de população, de 19,1 milhões para 19,4 milhões de animais. Aves, 0,5%, de 39,8 milhões para 40 milhões. Répteis e pequenos mamíferos cresceram 4%, de 2,3 milhões e 2,4 milhões.
Empresas
País tinham no final de 2019, 252 mil empresas no setor
A quantidade de empresas que atuam no setor pet brasileiro em 2019 foi de cerca de 252 mil estabelecimentos. A cadeia de distribuição (pontos de vendas como pet shops, consultórios e clínicas veterinárias, agrolojas e varejo de alimentos) correspondeu a 61,1% das companhias. O restante dos estabelecimentos é composto por indústrias (0,2%) e criadores (38,6%).
Nesse universo, o varejo pet especializado, ou seja, as pet shops, são 32 mil estabelecimentos. Dentre esses, a maior parte está na categoria de pet shop loja de vizinhança (79,6%), que se caracteriza por apresentar faturamento médio de R$ 60 mil a R$ 100 mil, possuir até quatro funcionários e oferecer cerca de 30% de cobertura do mix de produtos pet.