Não é só de rosa que vive o mundo, né? Na contramão do estilo barbiecore, dominado pela onda do pink devido ao filme Barbie, segundo a previsão da WGSN, referência global em previsão de tendências de consumo, estilo de vida e design de produtos, o desejo por peças duráveis e versáteis estão fazendo com que as pessoas busquem por cores mais sóbrias, que sejam atemporais.
Na busca por equilíbrio e uma vida mais calma, com a preocupação com o meio ambiente e o conceito de uma moda mais consciente com tecidos sustentáveis, tingimento natural ou sem nenhum, os tons neutros remetem não só a uma tendência de roupas por si só, mas em todo esse movimento, aponta a WGSN.
Outra influência é a moda da estética minimalista com a presença de cores como branco, bege, cinza, marrom e preto, fortes apostas para 2024, além da moda agênero: roupas, sapatos e acessórios que fogem das cores associadas ao masculino ou feminino.
A estética quiet luxury também ajuda a popularizar os tons neutros. A #NeutralAesthetic (estética neutra) já passa dos 833 milhões de visualizações no TikTok.
É uma tendência que envolve não só a moda, mas também a arquitetura e a decoração. Os vídeos vão de DIY com objetos de decor a get ready with me com peças clássicas e neutras.
Outra cor que se sobressai dentre os tons neutros é a nutshell, um marrom escuro e quente, muito presente na natureza, que remete a itens clássicos e peças retrô. A alta desse tom se deve aos itens vintage, que também estão dentro da busca por um consumo consciente.
Então prepare-se, depois do dopamine dressing ter reinado no pós-pandemia, agora os tons neutros vem com tudo e ganham os holofotes nas próximas temporadas.
Daniela Nucci é jornalista – [email protected]