O mutirão SOS Rio Grande do Sul, realizado neste sábado (11) pela Prefeitura de Campinas arrecadou 72 toneladas de doações, entre alimentos, água, colchões e agasalhos, para as vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul.
Durante toda a manhã de ontem, uma multidão de voluntários e doadores não parava de chegar, uns trazendo sua colaboração e outros ajudando a organizar e carregar as três carretas.
Os veículos, cada um com capacidade de 24 toneladas cada, vão seguir neste domingo (12) rumo ao Sul do país.
Unip, Sanasa, Rotary Club, Sociedade Hípica de Campinas, Clube Campineiro de Regatas e Natação, Alianza, Colégio Educap, Guarani Futebol Clube, Procon, o Banco de Sangue e a Associação Chinesa de Campinas e Região foram algumas das empresas e instituições que fizeram suas contribuições.
Os donativos seguirão para o Sul por meio de dois caminhões, um da empresa Patrus e outro da Valni. As cidades de Guaíba e do entorno da Região Metropolitana de Porto Alegre receberão os donativos.
“Estamos todos em Campinas solidários aos irmãos gaúchos”, afirmou o prefeito Dário Saadi. Para Vandecleya Moro, secretária de Desenvolvimento e Assistência Social, a iniciativa evidencia um momento de união.
A campanha, iniciada em 3 de maio, já enviou a primeira remessa de ajuda na última terça-feira, 7 de maio. Essa leva incluiu 1,5 tonelada de alimentos, 20 mil copos e 300 litros de água, além de meia tonelada de roupas. Um bote também foi despachado para ajudar no transporte nas áreas alagadas.
A estrutura da Campanha do Agasalho está sendo utilizada para gerenciar a coleta. Pontos adicionais de coleta podem ser encontrados no site da Prefeitura de Campinas. As instituições que quiserem contribuir podem ligar para (19) 2116-0165 ou (19) 2116-0281 para receber um ponto de coleta.
O Hora Campinas apoia a mobilização, junto com fitas adesivas Adere, usadas para lacrar as caixas de doação, Diário Campineiro, Grupo EP, Rádio Educativa, Jovem Pan Campinas, Conecta FM, Rádio Brasil, Rede Família, TV Câmara, TV e Rádio Bandeirantes, VTV, Grupo Thathi, Câmara Municipal de Campinas, Recap, Sanasa e Eletromídia.