O elenco e a comissão técnica do Guarani receberam na tarde desta quarta-feira (5) o instrutor credenciado e certificado da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), José Henrique de Carvalho, para uma palestra sobre regras de arbitragem brasileira para o Campeonato Brasileiro da Série B de 2023.
Após um vídeo inicial do presidente da comissão de arbitragem da CBF, Luiz Seneme, José Henrique de Carvalho mostrou vídeos dos lances polêmicos e que geram dúvidas nos atletas sobre punições e marcações dos árbitros.
“Com informações e conhecimentos das regras, os atletas ficam mais completos, qualificados. Esse tipo de palestra deixa os times mais aptos para boas conversas com a arbitragem durante o jogo e também os deixam em condições de avaliar o trabalho do juiz durante a partida, por conhecerem as regras que deverão ser cumpridas”, disse o instrutor.
Dentre os temas destacados, foi exaltado o compromisso do árbitro, que é “proteger o jogo”, para que ele seja limpo e ocorra da melhor forma.
Para os treinadores e membros das comissões técnicas, o recado dado foi sobre o uso da área técnica e seus limites durante o jogo. Para os atletas foi chamado atenção para lances de impedimento, toque mão, faltas e cartões por reclamação ou questionamento do VAR de forma acintosa.
Sob comando do técnico Bruno Pivetti e no mercado em busca de mais reforços, o Guarani segue a preparação para o início da Série B. O Alviverde estreia na competição no dia 14 de abril, sexta-feira, diante do Avaí, às 19h, no Brinco de Ouro da Princesa.