A Nissan apresentou, em evento especial realizado em Nova Iorque, a nova geração do esportivo Nissan Z. A sétima geração do Z representa mais de 50 anos de história e está programada para chegar às concessionárias dos Estados Unidos na Primavera de 2022 do hemisfério Norte. A previsão é que o preço de partida do modelo seja US$ 40 mil (R$ 213.824).
Como um modelo central para a Nissan, o Z ajuda a manter o “Nissan-ness” – a essência Nissan – da empresa enquanto ela continua sua transformação corporativa. No centro do sucesso do Z estão os fãs, responsáveis por 1,8 milhão de unidades de Z vendidas, o que o torna um dos esportivos mais comercializados do mundo.
Como um carro esportivo acessível para a era moderna, o novo Z oferece um estilo atraente, tecnologia avançada e a emoção de explorar estradas abertas para as gerações passadas e futuras de motoristas e fãs do Z.
O Z original, que estreou em 1969, foi construído para levar a alegria e a emoção da propriedade de um carro esportivo para o máximo de pessoas possível. Uma das características que definem o Z sempre foi seu vínculo entre o carro e o motorista, independentemente da estrada à frente. Essa ligação está presente na transmissão manual padrão de 6 velocidades. Como um ponto de contato físico entre o motorista e o Z, esse câmbio desliza para a próxima marcha quase que instintivamente, com o mínimo esforço. Também está disponível uma moderna transmissão automática de 9 velocidades, de respostas rápidas.
O novo motor V6 bi turbo de 3 litros do Z acrescenta um aumento significativo na produção de energia em relação ao 370Z da geração anterior. Ele é projetado para fornecer uma resposta nítida, mas suave aos comandos do motorista. Com um aumento de 68 hp (70 cv) e 30% de aumento no torque, este último Z é diferente de tudo antes dele. Desenvolve 400 hp de potência (405 cv) e 350 lb-ft (48,39 kgfm) de torque a 5.600 rpm.
Com o aumento da potência, a equipe de engenharia desenvolveu o chassi, o resfriamento, a suspensão e a direção para garantir que o Z continue a apoiar as intenções do motorista. Ao volante, o Z parece novo e moderno, mas ainda familiar.
Para fornecer uma condução previsível e responsiva, a equipe de engenharia adotou uma abordagem multifacetada, especialmente para a direção em alta velocidade e em curvas. Maior rigidez da carroceria, direção hidráulica eletrônica com suporte de cremalheira e forte sensação mecânica e pneus dianteiros mais largos ajudam a aumentar o desempenho nas curvas em até 13%.
Os amortecedores dianteiros e traseiros usam um novo design monotubo com um diâmetro maior do que o do 370Z, resultando em uma redução de aproximadamente 20% na força de amortecimento para ajudar a minimizar o choque de impacto em superfícies irregulares, melhorar o desempenho ao seguir a estrada e a estabilidade.
Dois modos de direção são oferecidos com a transmissão automática, padrão e esporte. O modo padrão é mais adequado para locomoção do dia a dia e também para longas viagens em rodovias para uma direção agradável e sem estresse. O modo Sport desbloqueia o potencial de desempenho do Z, oferecendo controle de aceleração mais rápido, sistema de direção mais esportiva, aprimoramento de som ativo e configuração de controle dinâmico de veículo em modo esportivo mais adequados para uma estrada sinuosa, por exemplo.
Tecnologia moderna com um toque vintage no interior
A cabine combina perfeitamente a tecnologia moderna com toques vintage. O console central é inspirado nas gerações anteriores, com três medidores analógicos no painel de instrumentos, tela de áudio sensível ao toque de 8 polegadas no centro e botões de controle de temperatura perto das aletas de troca de marcha.
A equipe de design de interiores também buscou conselhos de lendas do automobilismo, como o piloto de Nissan Super GT500 Tsugio Matsuda, para dar ao Z uma cabine de carro esportivo ideal para várias situações de direção. Isso pode ser visto na instrumentação, com todas as informações vitais encontradas no visor do medidor digital personalizável de 12,3 polegadas e dispostas para ajudar o motorista a visualizá-las rapidamente, como o ponto de mudança da linha vermelha na posição 12 horas.
Dois modelos, uma edição limitada
Para o mercado dos Estados Unidos, o novo Z será oferecido nas versões Sport e Performance, cada um com a opção de uma transmissão manual de 6 marchas ou com a nova caixa automática de 9 marchas.
Uma edição limitada do Nissan Z, a Proto Spec, também será oferecida com pinças de freio exclusivas de cor amarela com o logotipo Z, rodas de liga de alumínio de cor bronze, assentos de material sintético exclusivos com detalhes em amarelo e costura interna da mesma cor por toda a cabine. A produção do Nissan Z Proto Spec será limitada a 240 unidades.