A plataforma da Saúde Digital de Campinas iniciou nesta semana o envio de pelo menos 180,7 mil mensagens via WhatsApp para homens, mulheres trans e travestis a partir de 18 anos com objetivo de incentivar a realização de check-up e cuidado integral da saúde.
Os conteúdos são disparados pela Ana, assistente virtual da Secretaria de Saúde, pelo número 19-9-9604-3012 – identificado como Acesso Fácil – Saúde Campinas.
A orientação é para que procurem por um dos 68 centros de saúde (CSs) as pessoas com:
-pressão alta
-diabetes
-sobrepeso ou perda de peso
-tosse há mais de 3 semanas
-dificuldade de urinar
-histórico de câncer na família
-interesse em parar de fumar
-interesse em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde
-interesse em fazer testes rápidos disponíveis para Infecções Sexualmente Transmissíveis
-interesse em autocuidado
Público-alvo
Os disparos de mensagens foram divididos em dois grupos e são direcionadas para homens, mulheres trans e travestis que estejam com cadastros no SUS Municipal atualizados pela última vez em até dois anos. A etapa iniciada na última quarta-feira (6) é direcionada para pessoas com 35 anos ou mais, e eles somam 121,4 mil. Em seguida, até o fim do mês, serão encaminhados textos para mais 59,3 mil que estão na faixa de 18 a 34 anos em Campinas.
“Começou o Novembro Azul. Cuide-se e procure o centro de saúde mais próximo”, convoca a coordenadora da Área Técnica da Saúde do Adulto e Idoso, Camila Monteiro Gonçalves Dias Silva, destacando a importância dos pacientes manterem cadastros atualizados no SUS Municipal. Os endereços e horários das unidades básicas podem ser conferidos no link: https://www.campinas.sp.gov.br/secretaria/saude/pagina/centros-de-saude
“O Novembro Azul é uma oportunidade fundamental para alertar o público sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, além de enfatizar a necessidade de cuidado para a prevenção de outras doenças. Nesse sentido, é essencial promover o autocuidado, que envolve hábitos como uma alimentação saudável, a cessação do tabagismo, incentivo à atividade física, o manejo do estresse, o acompanhamento adequado de doenças crônicas como diabetes e hipertensão, e a educação em saúde, com foco no bem-estar e na qualidade de vida”, ressalta Camila.
Ações especiais
Durante o mês de novembro, os CSs de Campinas têm agendas especiais para valorizar o Novembro Azul, incluindo um Dia D. Veja abaixo o que foi definido para a população e servidores.
♦CS São Quirino
Neste sábado, 9, das 8h às 12h, o centro de saúde terá orientações sobre câncer, realização de exame de sangue para verificar a saúde da próstata, dicas para cessação do tabagismo, orientações de saúde bucal, além de aferição de pressão arterial e glicemia.
♦CS Perseu
Na segunda-feira, 13, às 8h, a unidade terá café da manhã, palestra educativa, vacinação, testes rápidos para ISTs e atendimento médico direcionado sobre o Novembro Azul.
♦CS Ipaussurama
Na terça-feira, 19, das 14h às 19h, a unidade terá uma roda de conversa sobre saúde, testes para ISTs, vacinação, exames de rotina, e aferição de pressão arterial e glicemia. Já na quarta, 27, das 15h às 17h, haverá roda de conversa e a ação “cine-pipoca”.
♦CS Campina Grande
Também na terça, 19, das 7h às 12h, o centro de saúde terá ações para o Novembro Azul, como testes para ISTs e exames laboratoriais, além de aferição de pressão e glicemia.
♦CS Joaquim Egídio
Nas quintas, 21 e 28, a agenda de consulta médica será ampliada para o período das 17h às 19h. Além disso, está prevista atividade educativa sobre consumo excessivo de bebida alcoólica.
♦CS Floresta
No sábado, 23, das 8h às 12h, o centro de saúde terá consultas e avaliações odontológicas, mediante agendamentos, além de solicitação de exames, vacinação, testes para ISTs, orientações sobre tabagismo, planejamento familiar, aferição de pressão arterial e glicemia.
♦CS Sirius/Cosmos
No sábado, 23, das 8h às 13h, a unidade terá exames de sangue, testes para ISTs, ação de apoio contra tabagismo, aferição de pressão arterial e glicemia, vacinação, auriculoterapia, além de orientações sobre alimentação saudável.
♦CS Bassoli
Na terça, 26, e na quinta-feira, 28, o centro de saúde terá agenda especial das 13h às 19h para o Novembro Azul. A lista inclui exame de sangue para avaliar a saúde da próstata, vacinação, roda de conversa, testes para ISTs, e aferição de glicemia e pressão arterial.
♦CS Satélite Íris 1
Na quarta-feira, 27, a unidade terá no período das 9h às 11h café da manhã com música ao vivo, roda de conversa, massagem relaxante, avaliação odontológica, teste para ISTs, vacinação, aferição de pressão arterial e glicemia, e solicitação de exames laboratoriais.
♦CS Pedro Aquino
Na quinta-feira, 28, a unidade realiza a partir das 13h30 um café da tarde, e promove ações direcionadas para a saúde masculina, incluindo vacinação, testes para ISTs, auriculoterapia, aferição de pressão arterial e glicemia, além de solicitação de exames laboratoriais.
♦CS Florence
No sábado, 30, das 8h às 12h, o centro de saúde terá palestra, sorteio de corte de cabelo, café da manhã especial, auriculoterapia, solicitação de exames e testes para ISTs.
Guarda Municipal
A Saúde, em parceria com as secretarias de Segurança Pública, e de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, terá iniciativa direcionada aos guardas municipais com uma série de atividades. A lista inclui aferição de pressão arterial e glicemia, orientações nutricionais, cuidado com a saúde mental, testes rápidos para ISTs, e dicas de autocuidado.
Elas ocorrem no dia 11, das 6h às 15h, e no dia 12, das 6h às 12h, na sede da Secretaria de Segurança. Já nos dias 13 e 14, das 7h às 12h, o trabalho é na Base Oeste da Guarda. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected]
Dia D
A ação do Dia D de Conscientização sobre Câncer de Próstata está programada para terça, 12, das 8h às 10h, na Praça João Carlos Oliveira, na Vila Padre Anchieta.
O espaço terá atividades como zumba, circuito funcional, orientação para alimentação saudável, vacinação, aferição de pressão e glicemia, atualização da caderneta de vacinação, e café da manhã comunitário. Nesta ação, a Secretaria de Saúde conta com as parcerias da Ceasa, Secretaria de Esporte e Lazer, e do Centro Promocional Tia Ileide.