A nova gestão do bandejão da Unicamp completou um mês na última quarta-feira (5) devendo explicações. A Soluções Serviços Terceirizados iniciou o serviço de fornecimento de alimentação na Universidade no dia 5 de setembro sob protesto de estudantes e funcionários. E no transcorrer de trinta dias, as reclamações aumentaram. No início desta semana, os alunos fizeram uma paralisação e, durante um ato, impediram a realização de aulas. Por outro lado, a Reitoria avisa que as denúncias da baixa qualidade do serviço estão sendo investigadas “com rigor”.
Segundo comunicado divulgado pelo Diretório Central dos Estudantes, caramujos, pedras e vidros já foram encontrados nas refeições. Os estudantes também alegam que há registro de infecções alimentares. A morte de uma funcionária do Restaurante Universitário na unidade de Limeira durante serviço reforçou a posição dos estudantes, que alegam piora nas condições de trabalho dos funcionários. A técnica em nutrição Cleide Aparecida Lopes teve um Acidente Vascular Cerebral (AVC).
Em resposta, a Reitoria divulgou o seguinte comunicado:
“A Unicamp – por meio da Diretoria Executiva de Administração, da Diretoria Geral de Administração, da Prefeitura do Campus e da Secretaria de Administração Regional – constituiu um Comitê Gestor que acompanha as atividades da empresa. O Comitê monitora, avalia e fiscaliza diariamente as atividades operacionais, nutricionais e sanitárias da empresa Soluções nos Restaurantes Universitários. Todas as denúncias enviadas por vias oficiais e não oficiais estão sendo averiguadas pelo Comitê e, se constatadas como verídicas, serão objetos de atuação administrativa e jurídica. A Universidade não pode, no entanto, realizar ações de punição e quebra de contrato de forma apressada, sem a devida observância aos termos contratuais e aos trâmites administrativos previstos na legislação.”
Uma reunião entre a Soluções e a Reitoria aconteceu nesta quarta-feira (5). “Há um processo pré-definido em contrato de penalidades gradativas, caso as denúncias sejam averiguadas como verídicas”, completa a Reitoria.
Entenda o caso
A Soluções assumiu o fornecimento da alimentação no Restaurante Universitário da Unicamp no dia 5 de setembro sob polêmica. Os estudantes apontavam histórico de irregularidades por parte da empresa que havia ganhado a licitação. Já a Soluções se defendia, reforçando sua boa reputação no mercado e afirmando que as denúncias de irregularidades não tinham sido comprovadas. A Funcamp, antiga prestadora, foi desligada após determinação do Tribunal de Contas do Estado (TCE).
A nova fornecedora reaproveitou a maioria dos funcionários que já atuavam no bandejão, mas o DCE alegou que as condições de trabalho pioraram. E logo nos primeiros dias da nova gestão, estudantes denunciaram que larvas haviam sido encontradas na comida e que as filas tinham aumentado. Já outros estudantes elogiavam a volta do suco e do café ao cardápio. Depois de um mês de prestação de serviços, a Soluções e a Reitoria estão pressionadas.