O torcedor pontepretano não poderia imaginar uma notícia mais frustrante para começar a semana, mas chegou ao fim a história do atacante Lucca com a camisa da Ponte Preta. Maior destaque e artilheiro da equipe alvinegra neste ano, com 21 gols, o atacante de 32 anos, encerrou a sua segunda passagem pelo clube e, portanto, não permanecerá para a próxima temporada.
Mesmo com contrato assinado até o fim de 2023 e propensão a cumpri-lo, o experiente jogador optou pelo rompimento do acordo e aceitou proposta do futebol da Tailândia, segundo informou a Ponte Preta, por meio de nota oficial, na tarde desta terça-feira (13), um dia após a representação do elenco. O nome do clube para o qual Lucca está a caminho não foi divulgado.
Com destino ao futebol tailandês, o atacante Lucca se despede do Majestoso como o terceiro maior artilheiro da Ponte Preta neste século, com 45 gols, mesmo marca do meia Renato Cajá. Os dois só aparecem atrás dos centroavantes Roger Silva e Washington, que encabeçam a lista, com 67 e 59 gols, respectivamente.
Além de Lucca, que exerceu direito de rescisão previsto em contrato, existe a possibilidade de outros destaques da Macaca na temporada também não permanecerem no elenco alvinegro para a disputa do Campeonato Paulista da Série A2, com início previsto no dia 15 de janeiro. O time comandado pelo técnico Hélio dos Anjos estreia fora de casa diante do Velo Clube, em Rio Claro.
Diante de um cenário de dificuldades financeiras do clube, com atrasos salariais, o meia Wallisson entrou com uma ação na Justiça para ter o contrato rescindido e ficar livre para se transferir ao Cruzeiro, clube que demonstra interesse no futebol do atleta.

Números de Lucca com a camisa alvinegra
Em sua primeira passagem pela Ponte Preta, em 2017, Lucca disputou 61 jogos oficiais e marcou 24 gols com a camisa alvinegra, sendo 13 pela Série A do Campeonato Brasileiro, sete pela Série A1 do Campeonato Paulista, três pela Copa Sul-Americana e um pela Copa do Brasil. Naquele ano, a Macaca se sagrou vice-campeã paulista, mas amargou o rebaixamento para a Série B.
Neste ano, retornando ao estádio Moisés Lucarelli após cinco anos de uma passagem bem-sucedida que deixou saudades, Lucca disputou 39 jogos e marcou 21 gols, sendo seis no Campeonato Paulista, que não foram suficientes para evitar o trágico rebaixamento à Série A2, e mais 15 na Série B, fundamentais para a permanência da equipe com três rodadas de antecedência.
Presente em 28 jogos da última edição da Série B, Lucca foi responsável por 45% dos 34 gols da Ponte Preta na competição.
Em sua última partida com a camisa da Ponte Preta, Lucca marcou, de pênalti, o gol que abriu o placar do duelo que terminou empatado em 1 a 1 com o Criciúma, no dia 28 de outubro (sexta-feira), no estádio Moisés Lucarelli, em Campinas, pela 37ª rodada da Série B. Curiosamente, este foi o centésimo jogo oficial dele pela Ponte, porém o 101º, contando amistosos.
Com isso, o atacante deixou para trás a concorrência de Diego Souza, do Grêmio, e terminou a temporada como vice-artilheiro isolado do campeonato, com 15 gols, atrás apenas de Gabriel Poveda, do Sampaio Corrêa, goleador máximo da competição, com 19 bolas na rede.
No início da temporada, Lucca também havia sido vice-artilheiro do Campeonato Paulista, com seis gols, menos apenas do que Ronaldo Silva, da Inter de Limeira.