Ao identificar fumaça ou qualquer foco de incêndio em áreas de vegetação, a população deve acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193. O alerta é ainda mais importante neste período de estiagem, em que Campinas e região permanecem em nível alto de risco para incêndios, segundo a Defesa Civil do Estado de São Paulo.
O tempo seco, a baixa umidade do ar e a falta de chuva aumentam o risco de queimadas e fazem com que o fogo se espalhe com mais rapidez.
Segundo o Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri/Unicamp), a região entra em um período de veranico, caracterizado por vários dias seguidos de tempo seco, sem chuva e com temperaturas mais altas para esta época do ano.
A previsão é de temperaturas em alta e umidade relativa do ar abaixo de 30%. Essas condições favorecem o surgimento e a rápida propagação de incêndios em áreas de vegetação.
A Defesa Civil do Estado prevê que Campinas continue em nível alto de risco para incêndio, com possibilidade de o cenário evoluir para estado de alerta entre esta segunda-feira (20) e a quarta (22).
Como se proteger durante o tempo seco
Além de aumentar o risco de queimadas, o tempo seco pode causar desidratação, irritação nos olhos, nariz e garganta e agravar doenças respiratórias, principalmente em crianças, idosos e pessoas com problemas de saúde.
A Defesa Civil orienta a população a adotar alguns cuidados simples:
♦ Beba água com frequência;
♦ Evite atividades físicas ao ar livre nos horários mais quentes e secos do dia;
♦ Evite ficar muito tempo exposto ao sol e use proteção adequada como protetores solares, bonés e chapéus;
♦ Sempre que possível, umidifique os ambientes;
♦ Não faça queimadas para limpar terrenos ou eliminar lixo;
♦ Nunca jogue bitucas de cigarro ou fósforos acesos em áreas de vegetação ou às margens de rodovias;
♦ Não solte balões, prática que é crime e pode provocar grandes incêndios.
Entre junho e outubro ocorre o período mais crítico para queimadas no Estado de São Paulo. Segundo a Defesa Civil do Estado, nove em cada dez incêndios em áreas de vegetação são provocados por ações humanas, muitas vezes por descuido.
Além dos danos ao meio ambiente, as queimadas prejudicam a qualidade do ar, aumentam os problemas respiratórios e podem causar interrupções no fornecimento de energia, nas comunicações e no transporte.
Em caso de incêndio, a orientação é ligar para o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.
Ações educativas
Na última semana, a Defesa Civil de Campinas realizou ação no loteamento Caminhos de San Conrado, em Sousas. Cerca de 3 mil folhetos educativos foram distribuídos nas residências do condomínio. O material também foi enviado em formato digital para a administração do loteamento, que fará o compartilhamento das orientações com aproximadamente 8 mil moradores.
As equipes também promoveram vistorias preventivas e orientações no Village, em Barão Geraldo, e na região do Aeroporto Internacional de Viracopos. As ações incluíram visitas a áreas próximas à vegetação, entrega de materiais educativos e orientação aos moradores sobre como evitar incêndios.
As atividades fazem parte das ações da Prefeitura para reduzir os impactos dos eventos climáticos extremos, cada vez mais frequentes. O trabalho integra o Plano Local de Ação Climática, o Plano Local de Resiliência e Redução de Riscos de Desastres e a Operação Estiagem, que segue até 30 de setembro.












