Desde a criação do Peugeot Type 1 em 1889, até a apresentação dos novos Peugeot 308 e 308 SW, a iluminação dos modelos da marca nunca deixou de evoluir em termos de tecnologia, funcionalidades e design. Faróis e lanternas traseiras passaram a ser peças-chave dos veículos.
Concebidos essencialmente para trazer segurança (iluminação, sinalização), tornaram-se essenciais também para afirmar a identidade dos modelos da marca, tornando-os identificáveis à primeira vista.
Em 2012, a tecnologia de LED, ou diodos emissores de luz, introduziu mudanças profundas tanto na capacidade de iluminação como na forma dos conjuntos ópticos. Potentes e compactos, os LEDs oferecem mais liberdade aos designers envolvidos na criação dos conjuntos ópticos, liberando-os das limitações impostas pelas tecnologias anteriores (halogênio e xênon) em termos de forma e de tamanho e permitindo-lhes literalmente brincar com as luzes.
Em termos de tecnologia, a luz emitida por um LED parece branca, tal como a luz dos faróis de xênon. Essa luz na verdade é azul, mas uma boa parte do espectro azul é absorvido quando ela atravessa uma camada de fósforo, adquirindo a cor branca tão característica dos LEDs.
Além de oferecerem uma longevidade 10 a 15 vezes superior à dos halogênios, os LEDs consomem pouca eletricidade, contribuindo assim para a redução das emissões de CO2 dos novos PEUGEOT 308 e 308 SW.
É também graças à tecnologia LED que os novos Peugeot 308 e 308 SW podem ostentar a assinatura luminosa característica da Marca. Por isto, todas as versões, inclusive a versão de entrada, usufruem das vantagens da tecnologia LED.
As versões GT/GT Pack do 308 e 308 SW possuem faróis adaptativos full LED dotados de tecnologia matricial, batizados de Peugeot Matrix LED Technology. Eles são compostos por três elementos:
- A função luzes diurnas é proporcionada pela assinatura luminosa com LED na forma de dentes de sabre, introduzida na gama da PEUGEOT com o novo PEUGEOT 508 em 2018.
- Os faróis de luz baixa são constituídos por quatro LED associados formando um feixe luminoso bastante potente.
- A função faróis de luz alta é assegurada pelo módulo matricial composto por vinte LEDs que vêm somar o seu feixe luminoso ao dos faróis de luz baixa. Aqui reside a função adaptativa do sistema, pois os vinte módulos acendem-se, apagam-se e modificam individualmente sua potência de iluminação de maneira contínua, em função das condições exteriores.
A câmera situada na parte superior do para-brisa analisa o ambiente ao entorno de modo a adaptar o acendimento e a intensidade dos diferentes LEDs da matriz. Dessa forma, o feixe luminoso adapta-se automaticamente, produzindo uma iluminação ideal que permite manter acesos os faróis de luz alta sem nunca ofuscar os outros veículos.
Ao aproximar-se de outro veículo à noite (à sua frente ou em sentido contrário), os novos 308 e 308 SW analisam e acompanham sua progressão. Os segmentos luminosos dos faróis de luz alta apagam-se em torno do veículo detectado, criando um túnel de sombra, de modo a não ofuscar o condutor do outro veículo, enquanto o ambiente ao redor permanece fortemente iluminado.