Um policial militar foi afastado pela Secretaria Estadual de Segurança Pública após agredir, com um tapa no rosto, no último sábado, na estação de metrô da Estação da Luz, em São Paulo, uma jovem da comunidade LGBTQI+.
Vídeo gravado por celular que circula pelas redes sociais mostra o PM e a jovem discutindo. Ela está sentada. Não se sabe ainda o motivo do bate-boca. Em dado momento, o policia exige que ela abaixe as mãos e, em seguida, dá uma forte bofetada em seu rosto.
Ele sai e o vídeo encerra com a jovem dizendo que foi agredida “sem necessidade nenhuma”.
A Secretaria informou que instaurou procedimento para apurar o fato e que afastou o agente de segurança das ruas. A PM paulista tem sido criticada por entidades civis e representantes de direitos humanos por condutas exageradas e pela alta letalidade em operações, como na Baixada Santista.
A linha-dura no comando da PM é resultado do apoio do governador Tarcísio de Freitas (Repub) ao trabalho do secretário de Segurança Pública, Guilherme Derrite, ele um capitão da PM.
Veja o vídeo
Absurdo registro de agressão policial contra uma jovem LGBT no metrô de São Paulo. Não podemos aceitar esse tipo de conduta de agentes que deveriam proteger a população. Nosso mandato está oficiando a Secretaria de Segurança Pública para exigir apuração e afastamento do policial. pic.twitter.com/TCB6mvJYTu
— Guilherme Cortez (@cortezpsol) April 7, 2024