Adversários constantes no passado, porém distantes nos tempos atuais, Ponte Preta e Portuguesa voltam a se enfrentar após nove anos, maior intervalo sem duelos entre as equipes desde 1970. A partida acontece nesta quarta-feira (31), no Canindé, em São Paulo, pela 4ª rodada do Campeonato Paulista.
O último confronto entre Macaca e Lusa aconteceu no dia 1º de fevereiro de 2015, portanto há quase exatamente nove anos. Na ocasião, sob o comando do técnico Guto Ferreira, a equipe alvinegra foi derrotada por 3 a 2 de virada pelo time da capital paulista, em pleno estádio Moisés Lucarelli, em Campinas, na abertura do Paulistão.
Os dois gols dos anfitriões, que saíram atrás do placar, mas chegaram a buscar a virada, foram marcados pelo atacante Biro-Biro, jogador que deixa saudades no torcedor pontepretano – ele marcou 13 gols e deu seis assistências em 45 jogos naquela temporada, a única em que defendeu a Ponte Preta, emprestado pelo Fluminense.
Já os visitantes balançaram as redes com o atacante Diego Gonçalves e os zagueiros Alex Lima e Valdomiro, que marcou nos acréscimos do segundo tempo e garantiu outra reviravolta no placar, desta vez definitiva.
Em 2015, sob o comando de Guto Ferreira, a Ponte Preta vinha do vice-campeonato da Série B em 2014 e se preparava para disputar a elite nacional. Já a Portuguesa havia acabado de cair para a Série C e ainda vivia o início de uma derrocada monumental que perdura até os dias de hoje.
A derrota dentro de casa para a Portuguesa na estreia não abalou a Ponte Preta, que conseguiu se classificar ao mata-mata do Paulistão com a quinta melhor campanha da primeira fase, atrás apenas dos quatro grandes do estado. No entanto, a Macaca não foi páreo para o Corinthians nas quartas de final, perdendo por 1 a 0 em Itaquera.
Apesar daquela vitória na estreia, a Portuguesa só conseguiu ganhar apenas mais um jogo nas outras 14 rodadas da primeira fase e acabou rebaixada à Série A2, amargando a terceira queda em apenas um ano e meio, pois já havia despencado da Série A para a Série C do Campeonato Brasileiro, entre 2013 e 2014.
A Lusa chegaria a cair para a Série D, em 2016, mas esse ainda não seria o fundo do poço, pois atualmente a Portuguesa não possui calendário nacional, sendo a única equipe da elite estadual nessa situação. Ao menos a nível estadual, o clube não chegou a disputar uma divisão abaixo da Série A2 ao longo desse período.