Em ofício enviado ao Ministério Público nesta segunda-feira (19), a Prefeitura de Campinas reforçou a necessidade de vacinação de motoristas de ônibus da cidade. O ofício foi enviado no mesmo dia em que a Capital paulista anunciou que os Operadores do Metrô e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) de São Paulo serão vacinados contra a covid-19 a partir do dia 11 de maio.
No documento feito pela Prefeitura, foi enfatizada a importância da vacinação para a categoria dos motoristas de ônibus, que têm contato com várias pessoas em seu trabalho diário, sobretudo nos horários de pico, quando o transporte público superlota. Além do envio do documento, com a solicitação de mais doses da vacina, o prefeito Dário Saadi tem feito contatos diariamente no Ministério da Saúde e na Secretaria Estadual de Saúde reforçando a importância da vacinação de motoristas de ônibus.
Essa prioridade na vacinação é uma reivindicação dos funcionários do transporte público do estado de São Paulo, que planejavam fazer uma paralisação nesta terça-feira (20) para cobrar do governo a inclusão da categoria na campanha estadual de vacinação. A paralisação tem sido chamada de greve sanitária.
Na Capital, já está acertado que 9,5 mil trabalhadores do transporte sobre trilhos serão vacinados. Por meio de um vídeo dirigido aos trabalhadores, o secretário da pasta, Alexandre Baldy, confirmou a inclusão desses trabalhadores na campanha de vacinação do estado contra a covid-19.
Serão vacinados inicialmente todos os operadores de trens, independentemente da idade. Serão também incluídos os funcionários do setor de operações com idade superior a 47 anos e os funcionários da área de manutenção, seguranças e trabalhadores da limpeza e da bilheteria com idade superior a 47 anos.