Professores da rede estadual de ensino passaram por capacitação no Centro de Educação Ambiental da Estação Ambiental Marco Antonio Vicentini, no distrito de Joaquim Egídio, em Campinas, para formação técnica prática do projeto Hortas e Pomares na Escola.
O programa faz parte do Plano Municipal de Educação Ambiental e contempla mais de 50 escolas em um programa de formação de educadores, desenvolvido em parceria com a Diretoria Leste de Ensino.
O objetivo da formação técnica é multiplicar a cultura da alimentação saudável e dar as ferramentas para que os alunos possam levar para casa o conhecimento, além de também contar com uma alternativa aos desafios da segurança alimentar.
Durante as aulas práticas, os professores aprenderam técnicas do plantio de verduras, legumes e hortaliças em um sítio localizado ao lado da Estação Ambiental para, em seguida, desenvolver o projeto em suas escolas.
O secretário municipal do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SVDS), Rogério Menezes, coordenou a iniciativa, que ocorreu na última sexta-feira (21). “O importante não é apenas aumentar a produção, mas ampliar o conhecimento sobre hortas, alimentação saudável e alimentos orgânicos com a participação de alunos e professores das escolas e também nas comunidades”, disse Menezes. Segundo o secretário, já existem muitas escolas com hortas implantadas, muitas estão em implantação e outras ainda estão aprendendo como fazer cada etapa do plantio para poder botar a mão na massa”, afirma.
O coordenador de Projetos e Educação Ambiental, Amandi Buzon, explica que o programa desenvolve diversas frentes com a Administração Municipal para que o programa avance a médio e longo prazo e se desenvolva cada vez mais. “A nossa intenção é que todas as escolas da cidade, um dia, tenham um espaço verde, para plantar, independente do tamanho”, ressalta o coordenador.
Carolina Gonçalves, professora da Diretoria Leste de Ensino, observa que boa parte das escolas já está com as hortas desenvolvidas e há unidades que ainda estão em fase de identificação do melhor espaço para implantação. O dirigente Nivaldo Vicente, coordena o projeto da Diretoria Leste.
“O Amandi realiza as visitas técnicas nas escolas enquanto nós, da educação, trabalhamos com a parte pedagógica, da elaboração das formações e auxílio das unidades” explica Carolina. “Procuramos mostrar que a horta pode ser um espaço para trabalhar a convivência, de estabelecer o sentimento de pertencimento, além de enfatizar a importância de posturas em relação ao meio ambiente com foco na educação ambiental”, enfatiza a educadora.