Projeto em desenvolvimento na Secretaria Municipal de Transportes de Campinas promete dar uma nova função à rodovia estadual José Bonifácio Coutinho Nogueira, que liga os distritos de Sousas e Joaquim Egídio até o Observatório do Capricórnio. O plano inicial é promover a municipalização e, depois, transformar a rodovia em uma “estrada-parque”, segundo o secretário municipal de Transportes, Vinicius Riverete.
O plano, segundo ele, é municipalizar outras duas rodovias estaduais – a Engenheiro Miguel Noel Nascentes Burnier – que liga a Norte-Sul à Rodovia Campinas-Mogi – e a Rodovia Francisco Von Zuben – conhecida como Campinas-Valinhos.
O secretário diz que o custo de manutenção das três rodovias é baixo porque o pavimento (de asfalto) já está pronto. Para ele, a municipalização vai permitir intervenções importantes, o que hoje não é possível.
Na rodovia que corta os dois distritos está o projeto mais ambicioso. Por se tratar de uma região de apelo turístico, o secretário diz que o plano é construir uma ciclovia e permitir o aproveitamento das margens para a instalação de barracas com vendas de frutas e alimentos cultivados por produtores rurais da região.
Para o secretário, o conceito de estrada-parque seria uma função complementar aos distritos, que estão próximos a áreas de preservação ambiental; já possuem trilhas para ciclistas e contam com um roteiro gastronômico já bastante consolidado.
“Campinas é uma metrópole e tem de pensar como uma metrópole”, diz ele. “O problema não é custo. A questão é que precisamos cuidar daquilo que nos pertence. Isso vai ser uma opção importante de lazer à cidade e vai trazer muitos benefícios à economia local”, aposta.
A Coutinho Nogueira tem cerca de 13 km de extensão. Faz a ligação entre os distritos de Sousas e Joaquim Egídio, seguindo até a Serra das Cabras, próximo a divisa com o município de Morungaba. Ela dá acesso ao Observatório Jean Nicolini – onde funciona o Museu Aberto de Astronomia. Inaugurado em 1977 como Estação Astronômica de Campinas, foi o primeiro observatório municipal do Brasil.
Burnier
A Rodovia Miguel Noel Nascentes Burnier (SPA-135/065) faz a ligação entre a Avenida José de Souza Campos – a Norte-Sul – e a Rodovia Adhemar de Barros – chamada de Campinas-Mogi. “Nós já tivemos inúmeros casos de gente que foi multada na Nascentes Burnier por estar com o farol desligado”, disse. “E isso acontece, porque as pessoas nem percebem que estão numa rodovia estadual (onde o uso do farol é obrigatório)”, argumenta o secretário.
Mas ele diz que não é apenas isso. A municipalização vai permitir intervenções pontuais no trânsito, como a colocação de semáforos ou uma eventual construção de passarelas ou passagens. Ele também vê possibilidade de construção de uma ciclovia que faça a ligação da região à Norte-Sul.
Von Zuben
A Rodovia Francisco Von Zuben (SP-91) também é conhecida como Rodovia Campinas-Valinhos e é administrada pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER). Com cerca de 4 km de extensão, ela faz a ligação de Campinas com o Anel Viário Magalhães Teixeira. Para o secretário, a municipalização dará autonomia ao Município para a realização de intervenções que ampliem a segurança no trânsito.
Municipalização
Riverete diz que o pedido de municipalização das três rodovias foi protocolado no governo do estado e confirmado numa reunião com o vice-governador Rodrigo Garcia no final de abril. “Eles (governo) disseram que só precisam ver se a municipalização deve ser feita a partir de uma lei ou se pode ser feita via decreto”, disse o secretário. Por conta disso, ele considera que as chances de a municipalização ocorrer são grandes.