10 de agosto de 2026
O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS, ANÁLISE E SERVIÇOS
ANUNCIE
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
Sem Resultados
Ver todos os resultados
PUBLICIDADE
Home Cidade e Região

Rede pública de Campinas tem salto de 271% no número de alunos 45+ em uma década

Levantamento mostra que, no setor privado, matrículas de pessoas com mais de 45 anos cresceram 130% entre 2015 e 2024

Redação Por Redação
10 de novembro de 2025
em Cidade e Região
Tempo de leitura: 5 mins
A A
Rede pública de Campinas tem salto de 271% no número de alunos 45+ em uma década

Eles estão voltando aos bancos universitários para conquistar um diploma, atualizar-se profissionalmente ou realizar um sonho adiado - Foto: Freepik

Por Coletivo Spotlight

Dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) em setembro mostram que o número de adultos com mais de 45 anos matriculados em faculdades, universidades ou institutos da rede pública aumentou 271% entre 2015 e 2024 em Campinas.

O crescimento também ocorreu entre as unidades de ensino superior privadas, mas em menor proporção. No mesmo período de dez anos, o crescimento no número de matrículas para pessoas desta faixa de idade foi de 130%.

 

O avanço expressivo indica a tendência de que cada vez mais adultos estão voltando aos bancos universitários para conquistar um diploma, atualizar-se profissionalmente ou realizar um sonho adiado.

 

A professora Letícia Gotti Marchioretto, que leciona no ensino superior na região de Campinas, explica que muitos desses alunos estão realizando agora o que não puderam fazer na juventude.

“Esse aumento vem da falta de oportunidade que esse pessoal teve quando era jovem e agora está conseguindo um acesso mais fácil, principalmente ao ensino gratuito […] é um público que concluiu o ensino médio há muitos anos e precisa se readaptar, mas tem um engajamento muito maior do que os alunos mais jovens”, afirma a professora Letícia Gotti Marchioretto

 

Panorama do ensino superior

Nos últimos anos, o ensino superior brasileiro passou por um período de retração, interrompendo o ritmo de expansão que havia marcado a década anterior. Entre 2015 e 2024, o total de matrículas apresentou quedas sucessivas, com o impacto mais severo concentrado nos anos da pandemia. Ainda assim, alguns segmentos conseguiram crescer acima da média, contrariando a tendência geral.

Após a flexibilização das regras de isolamento social, o comportamento de matrículas mostrou uma tendência de retomada até chegar em 2024, quando o número absoluto quase se igualou ao recorde da série histórica nos últimos dez anos.

 

No entanto, quando separamos o número total de matrículas entre as instituições públicas e as privadas, podemos observar um quadro de crescimento mais consistente nas públicas de 28% em comparação com a queda de 5%. [veja gráfico abaixo]

A pesquisa mostra que os alunos com mais de 45 anos matriculados em instituições de nível superior públicas em 2024 são bem menores em comparação às outras faixas etárias. Somam apenas 312 pessoas, 2% do total, ao passo que as particulares esse público chega a 10% dos 48.625.

 

 

Mudança geracional e mercado de trabalho

Segundo a professora Letícia Gotti Marchioretto, o perfil desse estudante mais maduro é de pessoas que já estão inseridas no mercado de trabalho ou que decidiram retomar os estudos para se manterem competitivas. Inclusive, ela identifica casos nos quais as empresas passaram a exigir diplomas que antes não eram necessários.

A presença crescente de adultos nas universidades também reflete mudanças no mercado e no perfil demográfico brasileiro. Para a docente, o envelhecimento da população e a queda do número de jovens estão mudando o público-alvo do ensino superior.

“Está cada vez mais difícil fechar turmas grandes só com alunos de 18, 19 anos. As instituições começam a perceber que o público mais velho é uma realidade e pode ser um novo foco de atuação”, explica.

 

Ricardo Amarante, engenheiro civil e professor na Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação de Campinas (ESAMC), reforça que identifica grande diferença de comprometimento no público com mais idade.

“As pessoas mais velhas têm muito mais responsabilidade, até porque muitas estão pagando do próprio bolso. Elas sabem o valor daquele esforço e encaram o curso com mais seriedade”, observa.

 

Desafios e convivência geracional

Apesar da experiência de vida, estudantes mais velhos relatam desafios de adaptação, especialmente na convivência com colegas mais jovens. Fabiana Carolina, tem 48 anos, já acumula duas graduações e cursa Comunicação Social, conta que enfrentou um pouco de resistência no início.

“Nos primeiros meses tive dificuldade em encontrar grupos para trabalhos. Senti um certo receio por parte de alguns professores e colegas. Acho que os jovens simplesmente não sabem como agir com alguém da nossa idade. Depois que percebem que estamos ali pelos mesmos motivos, tudo muda”, diz.

Uma das dificuldades para inserção, expansão e permanência de estudantes com mais de 45 anos, segundo Fabiana, é que o sistema de ensino ainda é voltado para quem sai do ensino médio.

“As discussões e as formas de ensino ainda são pensadas para jovens. Eu já tenho trajetória profissional e busco entender como o conteúdo se aplica à minha realidade. Falta flexibilidade”, avalia.

 

Para Rose Santos, estudante de 45 anos, que atualmente está cursando a faculdade de Direito, em Campinas, o retorno à universidade foi planejado. “Esperei minhas filhas crescerem e me tornei financeiramente estável para voltar a estudar. Quis entender melhor meus direitos, depois de experiências negativas com advogados. Hoje estudo por realização pessoal”, conta.

Ela diz que, apesar das diferenças de idade, a convivência com os colegas está sendo positiva. E complementa que mesmo os colegas tendo metade da idade dela, eles a tratam com respeito, além disso, eles têm idade semelhante às filhas, que torna a interação tranquila e sem grandes surpresas.

 

Universidades diante do novo público

A professora Letícia Gotti Marchioretto Marchioretto acredita que a presença de alunos mais velhos traz impacto positivo na sala de aula, mas também exige novas estratégias pedagógicas.

“As faculdades ainda não estão totalmente preparadas para esse público. No começo, era difícil adaptar as dinâmicas de grupo e o uso de tecnologia, mas, aos poucos, as instituições estão percebendo a importância dessa faixa etária e criando condições para que eles se sintam acolhidos”, comenta.

No entanto, a chegada desse público exige das universidades novas formas de acolhimento e políticas de permanência. A docente explica que seria importante criar medidas específicas para incentivar a matrícula e evitar a evasão de alunos mais velhos.

“Uma política pública semelhante às cotas ajudaria muito. Essas pessoas ainda não se sentem totalmente à vontade no ambiente acadêmico. Seria preciso garantir indicadores de permanência e conclusão dos cursos”, sugere.

 

Ela defende que o aprendizado intergeracional é um ganho para todos.

 

“Os mais jovens aprendem com a experiência de vida dos mais velhos, e os mais velhos se atualizam com a visão tecnológica dos jovens. Essa troca é muito rica”, conclui.

 

Spotlight é um coletivo de jornalismo universitário formado por estudantes de diferentes semestres do curso de Jornalismo da Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação (ESAMC), em Campinas.

Tags: alunos 45+aprendizado intergeracionalCampinasconvivênciaEducaçãoetarismorede pública de ensino
CompartilheCompartilheEnviar
Redação

Redação

O Hora Campinas reforça seu compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação em que você pode confiar.

Notícias Relacionadas

Centro de acolhimento celebra Dia dos Pais com reflexão sobre paternidade responsável
Cidade e Região

Centro de acolhimento celebra Dia dos Pais com reflexão sobre paternidade responsável

Por Redação
9 de agosto de 2026

...

Motorista morre ao colidir Uno na traseira de um caminhão na Anhanguera, em Campinas
Cidade e Região

Motorista morre ao colidir Uno na traseira de um caminhão na Anhanguera, em Campinas

Por Redação
9 de agosto de 2026

...

Semanas da Juventude terão 33 atividades gratuitas em Campinas em 16 dias

Semanas da Juventude terão 33 atividades gratuitas em Campinas em 16 dias

8 de agosto de 2026
Mulher de 42 anos é morta a facada pelo marido em Valinhos; vítima tinha medida protetiva

Mulher de 42 anos é morta a facada pelo marido em Valinhos; vítima tinha medida protetiva

8 de agosto de 2026
‘Rolimã na Rua’ terá edição especial do Dia dos Pais neste domingo, em Valinhos

‘Rolimã na Rua’ terá edição especial do Dia dos Pais neste domingo, em Valinhos

8 de agosto de 2026
Sociólogo e analista internacional, Lejeune Mirhan morre em Campinas aos 69 anos

Sociólogo e analista internacional, Lejeune Mirhan morre em Campinas aos 69 anos

8 de agosto de 2026
Carregar Mais

Mais lidas

  • Herói até o fim: pedreiro salva colega e morre afogado dentro de caixa d’água

    Herói até o fim: pedreiro salva colega e morre afogado dentro de caixa d’água

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • ‘Rolimã na Rua’ terá edição especial do Dia dos Pais neste domingo, em Valinhos

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Campinas abre seleção inédita de projetos para a pessoa idosa

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Atropelamento na Bandeirantes, em Campinas, deixa um morto e outro ferido

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • TIC tem uma das maiores frentes de obras do estado entre Campinas e Jundiaí

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Avatar photo
    Alexandre Campanhola
    Hora da Saudade
  • Avatar photo
    Carmino de Souza
    Letra de Médico
  • Avatar photo
    Cecília Lima
    Comunicar para liderar
  • Avatar photo
    Daniela Nucci
    Moda, Beleza e Bem-Estar
  • Avatar photo
    Gustavo Gumiero
    Ah, sociedade!
  • Avatar photo
    José Pedro Martins
    Hora da Sustentabilidade
  • Avatar photo
    Karine Camuci
    Você Empregado
  • Avatar photo
    Kátia Camargo
    Caçadora de Boas Histórias
  • Avatar photo
    Luis Norberto Pascoal
    Os incomodados que mudem o mundo
  • Avatar photo
    Luis Felipe Valle
    Versões e subversões
  • Avatar photo
    Renato Savy
    Direito Imobiliário e Condominial
  • Avatar photo
    Retrato das Juventudes
    Sonhos e desafios de uma geração
  • Avatar photo
    Thiago Pontes
    Ponto de Vista
Hora Campinas

Somos uma startup de jornalismo digital pautada pela credibilidade e independência. Uma iniciativa inovadora para oferecer conteúdo plural, analítico e de qualidade.

Anuncie e apoie o Hora Campinas

VEJA COMO

Editor-chefe

Marcelo Pereira
marcelo@horacampinas.com.br

Editores de Conteúdo

Laine Turati
laine@horacampinas.com.br

Maria José Basso
jobasso@horacampinas.com.br

Reportagem multimídia

Silvio Marcos Begatti
silvio@horacampinas.com.br

Leandro Ferreira
fotografia@horacampinas.com.br

Marketing

Pedro Basso
atendimento@horacampinas.com.br

Para falar conosco

Canal Direto

atendimento@horacampinas.com.br

Redação

redacao@horacampinas.com.br

Departamento Comercial

atendimento@horacampinas.com.br

Noticiário nacional e internacional fornecido por Agência SP, Agência Brasil, Agência Senado, Agência Câmara, Agência Einstein, Travel for Life BR, Fotos Públicas, Agência Lusa News e Agência ONU News.

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.