Ao contrário do ano passado, quando estavam fechados para atendimento presencial em virtude do agravamento da pandemia do coronavírus, os restaurantes este ano poderão receber clientes no Dia das Mães, comemorado no próximo domingo. Mesmo que com capacidade limitada a 25%, a flexibilização que veio junto com a fase de transição do Plano São Paulo anima o setor. A estimativa é de aumento de 50% no consumo na data.
“Neste ano ainda vamos observar um consumo bastante dividido entre venda presencial e delivery. Ainda assim, o estabelecimento que oferecer os dois serviços deverá alcançar metade do faturamento normal do estabelecimento antes da pandemia para a data”, acredita Matheus Mason, presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) em Campinas e região.
Em 2020, o País estava no início do agravamento da pandemia e os bares e restaurantes só podiam atender por delivery ou drive-thru. Dessa forma, o faturamento no Dia das Mães ficou limitado a 20% sobre o total para a data, de acordo com a Abrasel. A expectativa este ano, porém, é de 100% da ocupação permitida pelo decreto estadual.
Ainda que com números mais modestos do que aqueles de antes da pandemia, Matheus Mason enxerga um alívio para o setor. “O setor precisa fazer caixa para pagar dívidas e salários de funcionários e manter as portas abertas.”
Ele acredita que muitas famílias estão reaprendendo a sair de casa após mais de um ano de isolamento e entendendo que os restaurantes seguem normas e segurança. Mesmo assim, muitas pessoas ainda deverão optar por se reunir em casa, pedindo pelo delivery ou encomendas.