Na semana que antecede a eleição municipal, os vereadores de Campinas definitivamente estão evitando discussões e projetos de maior relevância, e que impactam diretamente a vida dos cidadãos.
Nesta segunda-feira (30), dos sete projetos de lei e decretos legislativos que votados na sessão ordinária, cinco irão conceder diplomas ao mérito e dois devem dar nomes a praças.
Apesar de cumprirem papel simbólico, tais projetos passam longe das discussões acaloradas que a população acompanhou no início desse ano, principalmente em pautas de comportamento.
Atualmente a Casa pode conceder 34 tipos diferentes de honraria, divididas entre medalhas e diplomas, além dos títulos de Cidadão Campineiro ou Cidadão Emérito. Todas as homenagens são normatizadas pela Resolução 1017/2024.
Com 31 dos 33 vereadores buscando a reeleição e intensificando suas campanhas nessa reta final, a tendência é de que a pauta da próxima quarta-feira, 1º de outubro – a última sessão antes da eleição do dia 6 – também esteja rarefeita, e com a presença de poucos vereadores em sessão.
Há pouco mais de uma semana, com a presença somente de 10 parlamentares a sessão ordinária foi cancelada por falta de quórum. No dia 28 de agosto a reunião também deixou de ser realizada pelo mesmo motivo, por não ter um terço dos vereadores em plenário.







