Adaptabilidade, propriedade ou qualidade do que é adaptável. Capacidade de alguém ou algo de se mostrar adaptável. Estruturalmente, é assim que a sua empresa deve ser – desenvolver a habilidade de se adaptar de acordo com a situação, contexto ou cenário que se apresenta.
Esse foi o mote que permeou o Retail Conference 2022, o megaevento varejista que discutiu tendências e estratégias do segmento. No formato de palestras e debates, atraiu aproximadamente 2 mil pessoas (boa parte médios e pequenos empresários) na útima terça-feira ao Expo D. Pedro, em Campinas.
O Retail Conference é uma iniciativa da Associação Comercial e Industrial de Campinas (Acic) que busca apresentar aos varejistas, de maneira descomplicada, as estratégias e as tendências que orientarão o setor no futuro próximo, em nível global.
Nos últimos anos, e sobretudo durante e após a pandemia da Covid-19, ficou evidente a importância de se adaptar rapidamente, mantendo o foco no aperfeiçoamento do seu negócio e na geração de mais vendas, ressaltou a organização do evento. Quem não conseguiu, ficou para trás. Essa é uma verdade.
O evento reuniu nomes de destaque no cenário varejista como Bruno Bragancini, diretor-presidente do Enxuto; Ubirajara Pasquotto, diretor-presidente da Cybelar; e Mauro Friedrich, diretor de logística na Arezzo & Co.
“Trouxemos as principais tendências do varejo para acelerar o desenvolvimento do setor, especialmente aos de pequeno e médio porte. A Acic fomenta a economia, propõe a adaptabilidade do varejo, entre outras ações”, comentou a presidente da Acic, Adriana Flosi. Ela também é secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Adriana Flosi. O prefeito Dário Saadi abriu o encontro.
O evento contou com palestras e dois debates, com assuntos sobre gestão de conflitos de gerações, sucessão familiar, gestão de pessoas, inclusão, diversidade, ESG (governança ambiental, social e corporativa) e outros temas. Os participantes tiveram a oportunidade de ampliar a rede de contatos e gerar negócios.
Após prejuízos, devido às restrições impostas pela pandemia de Covid-19, o varejo busca novas formas de se adaptar para sobreviver neste momento de retomada da economia.
Uma avaliação da Acic mostra que existem na cidade 22.628 estabelecimentos varejistas, que representam 31,62% dos setores produtivos e são responsáveis por um faturamento de R$ 15,3 bilhões no acumulado do ano (base de dados de dezembro de 2021). Deste total, 75% se enquadram como Pequenas e Médias Empresas (PME), Microempresas (ME) e Microempreendedores Individuais (MEI).