A Rodovia dos Bandeirantes nasceu em 28 de outubro de 1978, com cerca de 90 quilômetros de extensão, ligando São Paulo a Campinas, para atender ao expressivo crescimento econômico e populacional do interior do Estado de São Paulo. A rodovia possui atualmente 159,7 quilômetros de extensão e liga a Marginal Tietê, em São Paulo, à Via Anhanguera (SP-330), em Cordeirópolis, passando pelas regiões de Jundiaí e Campinas.
Com o nome em homenagem aos bandeirantes que desbravaram o interior do Brasil a partir do litoral no Estado de São Paulo, justamente na mesma rota em que hoje encontra-se a via, ela foi concebida a partir do conceito de autoestrada e conta com geometria, ângulo de curvas e traçado que favorecem o tráfego de longa distância com conforto, fluidez e segurança.
A rodovia se tornou uma potência comercial atuando como elo entre dois dos maiores polos de importação e exportação do país: o Aeroporto Internacional de Viracopos e o Porto de Santos. Além disso, atua como corredor de interligação das duas regiões metropolitanas mais ricas do Estado e do Brasil – de São Paulo e Campinas.
As características da rodovia proporcionam mais segurança ao motorista, como comprovam os números. Entre 2002 (primeiro ano completo do prolongamento da Bandeirantes) e 2022 houve uma redução de 40% índice de acidentes, 19% índice de feridos e 42% índice de mortos.
Concessionária
A concessionária CCR AutoBAn entrou nessa história em 1º de maio de 1998, por meio do Programa de Concessões Rodovias do Estado de São Paulo, e passou a administrar a rodovia que mais tarde seria uma das mais premiadas do país.
Nos últimos 25 anos, a Concessionária investiu R$ 6 bilhões (base/julho 2023) em obras de melhorias no pavimento, ampliações e equipamentos.
O aporte permitiu o prolongamento de 78 quilômetros adicionais, de Campinas até Cordeirópolis (2001), a construção da quarta (2006) e quinta faixa (2014) entre São Paulo e Jundiaí, recuperação do pavimento com utilização de asfalto ecológico utilizando borracha (2012), entre outras obras de melhoria, como a entrega recentemente da faixa adicional do km 52+800 ao km 55+700, na pista sul, sentido Capital, no trecho de Jundiaí.