A Fundação FEAC, em parceria com o CRCA (Centro de Referência em Cooperativismo e Associativismo), Instituto Filhos, NAS (Núcleo de Ação Social) e AAQQ (Associação Anhumas Quero Quero), realizam na próxima terça-feira, 27 de janeiro, um encontro com interessadas em se capacitar em empreendedorismo por meio do projeto gratuito Empreende Campinas.
A apresentação será no Salão Vermelho da Prefeitura Municipal, às 18h30. Conforme a organização, as inscrições para o programa vão acontecer posteriormente, de acordo com orientações passadas durante o encontro.
O curso básico conta com três meses de duração e aborda as trilhas iniciais: Semente e Incubação. A Trilha Semente aborda autoconhecimento, autocuidado, relações profissionais e identificar qual é o perfil empreendedor. Na trilha Incubação, acontece a formação técnica do empreendedor, onde o participante aprende sobre ferramentas de gestão, como fluxo de caixa e Canva.
A Trilha Semente já começa no dia 4 de fevereiro, oferecendo 90 vagas para as interessadas, que farão o curso na Casa da Mulher Campineira. As vagas se dividem em turmas de 30 participantes, nos horários da manhã, tarde e noite. A capacitação acontecerá às quartas-feiras, nos seguintes horários: das 9h às 11h; das 14h às 16h, e das 18h30 às 20h30.
Após esse período de aprendizado, começa a fase de mentoria, também com duração de dois meses. Essa é a fase em que acontece atendimento individualizado em gestão, formalização e expansão do negócio. Com a conclusão da mentoria, as participantes aprofundam o conhecimento em marketing digital, finanças e em como se tornar um MEI (Microempreendedor Individual), além de gestão operacional.
Após concluir esse período, a empreendedora pode se candidatar ao Capital Semente: a participante que tiver seu Plano Individual de Negócio aprovado, pode receber R$2 mil para investir no negócio. Após essa fase, também ocorre a Trilha Avançada, com conteúdos como marketing digital, finanças pessoais e de negócio e gestão operacional.
A empreendedora Luzia Gomes dos Santos participou da última edição do programa Empreende Campinas e conta que aprendeu muito com o curso, principalmente sobre fluxo de caixa e formas de valorizar mais seus produtos. Luzia vende roupas femininas e semijoias. “Toda mulher pode vencer na vida, não importa a dificuldade, é só ter oportunidade”, afirma.
Para quem o curso é indicado?
O Empreende Campinas é um projeto de inclusão produtiva e geração de renda. A iniciativa já formou 1.100 empreendedores, dos quais 78% são mulheres.
De acordo com Milton Pereira, coordenador geral do projeto Empreende Campinas, o curso é indicado para quem já tem o próprio negócio e quer fazer o faturamento crescer, mas também é voltado para aquela pessoa que sonha em empreender. “Na apresentação do Projeto Empreende Campinas, veremos como as capacitações e os benefícios oferecidos podem transformar realidades, seja fortalecendo um negócio existente, seja abrindo caminho para a sua primeira geração de renda”, afirma.
A Secretaria de Políticas para as Mulheres é parceira da FEAC e oferece a Casa da Mulher Campineira para a formação acontecer. “Começar o ano se profissionalizando é uma ótima maneira de aumentar as chances de maior renda mensal. Aprender a lidar com os parâmetros básicos de um negócio, como precificar produtos ou serviços e fazer o controle de caixa, é uma forma de ter mais consciência sobre o que é negociado”, destaca a secretária Alessandra Herrmann.
Serviço
Apresentação do Projeto Empreende Campinas
Quando: 27 de janeiro – Terça-feira
Onde: Salão Vermelho da Prefeitura de Campinas – Avenida Anchieta, 200, Centro
Horário: Às 18h30
Investimento: Entrada gratuita









