Um projeto destinado a ampliar a segurança da população da terceira idade está em fase experimental em Vinhedo. Trata-se de um “botão do pânico para idosos”, um aplicativo que pode ser utilizado por pessoas da faixa etária em situações de urgência e emergência. A Secretaria de Defesa Social e Mobilidade Urbana de Vinhedo desenvolve a tecnologia, através do COI (Centro de Operações Integradas) da Guarda Civil Municipal (GCM) da cidade.
“Neste primeiro momento, o projeto está buscando cadastrar os idosos e melhorar a interface do aplicativo deixando-o mais fácil para a utilização”, informa a Pasta.
Segundo a Secretaria, há a possibilidade de integrar o sistema com o Serviço de Emergências (192) da Secretaria de Saúde. “A meta é que haja um atendimento ágil ao idoso que possa estar sendo vítima de maus tratos ou até mesmo com algum risco de saúde”, detalha a Defesa Social.
Os testes operacionais do sistema e sua implantação são os próximos passos para que o serviço seja disponibilizado, de acordo com planejamento dos especialistas.
Atualmente, a GCM de Vinhedo disponibiliza o “Botão do Pânico” para as mulheres assistidas pela Patrulha Guardiã Maria da Penha e aos profissionais da educação, que podem acioná-lo em caso de emergências dentro das escolas do município.