Depois de permanecer na liderança da artilharia da Série B por nove rodadas consecutivas, Caio Dantas perdeu essa condição na segunda-feira (7). O novo líder na tabela de goleadores da competição é Erick Pulga, do Ceará, que marcou um gol na derrota do seu time por 2 a 1 diante do Sport, chegou aos 10 e ultrapassou o atacante do Guarani, que tem 9 ao lado de Anselmo Ramon, do CRB, e Aylon, também do Ceará.
Caio Dantas chegou à artilharia da Série B no jogo em que teve a sua melhor performance com a camisa bugrina. No dia 17 de agosto, ele marcou duas vezes e deu uma assistência na goleada do Guarani por 4 a 0 sobre a Chapecoense, em Chapecó.
Na ocasião, o atacante alcançou a marca de 9 bolas na rede, mas na sequência veio o período de seca. Mesmo assim, se manteve na ponta da tabela de forma isolada até dois jogos atrás. Depois foi alcançado e agora ultrapassado. O bugrino não marca há oito jogos, ou há mais de 720 minutos.
Antes da fase de jejum, o máximo de tempo que Caio Dantas ficou sem marcar foi em um intervalo de quatro partidas. Agora, a seca chega ao dobro desse período. Nas partidas subsequentes ao duelo com a Chape, a falta de gols do artilheiro não preocupou tanto os torcedores, pois outros jogadores vinham marcando, o que rendeu até elogios do técnico Allan Aal ao atacante.
“O Caio é um jogador inteligente e que abre espaços para quem vem de trás”, chegou a comentar o comandante. Hoje, no entanto, os gols do artilheiro estão fazendo falta, pois o time não marca há três jogos e igualou o seu maior jejum na Série B, registrado entre a 7ª e 9ª rodadas, quando ficou no empate por 0 a 0 com o Paysandu e perdeu de 3 a 0 do Mirassol e 1 a 0 do Operário.
A única opção no elenco no momento para a vaga de Caio Dantas é Lohan, atacante de área contratado na última janela de transferência e que chegou ao Brinco de Ouro com a fama de ser bom cabeceador. O jogador já entrou em campo em seis jogos, todos saindo do banco de reservas no segundo tempo, mas não teve boas atuações.
A outra opção é Bruno Mendes, recuperado de cirurgia no tornozelo direito. Mas o atacante voltou ao departamento médico ao sofrer lesão muscular durante um treino antes da partida contra o Avaí, há duas rodadas.
Lanterna da Série B, o Guarani volta a campo nesta quarta-feira (9), quando visita o Botafogo, no Estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto, em jogo atrasado da 23ª rodada. Depois de perder do Ituano no sábado (5), a equipe fará um novo confronto direto na luta contra o rebaixamento.