O aviso de abertura de licitação para concessão de uso de espaço público para execução, instalação, administração, operação e manutenção da atração turística “Tirolesa”, no Parque Portugal/Lagoa do Taquaral em Campinas foi publicado nesta sexta-feira (15) no Diário Oficial do município.
O processo está sendo conduzido pela Serviços Técnicos Gerais (Setec). Conforme a autarquia, o edital e anexos com as regras da licitação estarão disponíveis a partir deste sábado (16), no seu portal eletrônico .
De acordo com a publicação, os envelopes com os documentos de habilitação e propostas dos interessados devem ser entregues até as 10h do dia 31 de janeiro de 2024, na Setec, na Praça Voluntários de 32 s/nº, bairro Ponte Preta.
A abertura dos envelopes ocorre na sequência. Se não houver recursos e a licitação seguir o curso normal, a assinatura do contrato deve ocorrer na primeira quinzena de fevereiro.
De acordo com a Setec, os interessado podem ter mais informações sobre o processo licitatório pelo telefone (19) 3734.6138 ou pelo e-mail [email protected] .
Este é o segundo edital que a Setec publica para operação de tirolesa no Parque Portugal. A primeira iniciativa ocorreu em janeiro de 2020, por meio de uma permissão de uso.
Segundo a autarquia, na ocasião o ganhador da licitação ficou doente e não teve mais interesse em explorar a atividade.
A estrutura
A tirolesa terá cerca 700 metros de extensão, entre ida e volta do trajeto, em dois cabos, e entre oito e dez metros de altura. O ponto de partida ficará próximo de onde ficavam parte dos eucaliptos, com o trajeto seguindo por cima da lagoa e terminando próximo à caravela. A idade mínima para usar a tirolesa será cinco anos, sendo que menores de 18 anos deverão estar acompanhados dos pais ou responsáveis.
A tirolesa deve ter uma estrutura metálica, duas torres de 20 e 22 metros e cabo duplo.
A Lagoa do Taquaral é uma grande área de lazer que atrai visitantes da cidade e da região. O Taquaral, segundo a Administração, recebe cerca de 70 mil visitantes por semana, sendo 50 mil aos sábados e domingos.