O site do Museu Republicano “Convenção de Itu” (https://www.museurepublicano.usp.br) está de cara nova. Com recursos de acessibilidade e inteiramente responsivo, podendo ser acessado em computadores e aparelhos celulares sem a perda de suas características, a instituição que pertence à USP (Universidade de São Paulo) conta agora com uma página mais interativa. Ela possibilita aos internautas, visitantes e pesquisadores conhecer os diversos imóveis que compõem seu complexo, obter informações sobre as coleções do acervo e das exposições em cartaz ou que já foram realizadas.
Entre as novidades, o público pode conferir na página “Materiais” recursos educativos sobre o projeto Viagens Fluviais: homens e canoas nas rotas das monções, um quebra-cabeças da tela “Salto de Itu, piquenique da família do Dr. Elias Antonio Pacheco e Chaves”, produzida pelo artista José Ferraz de Almeida Júnior, e um material aprofundado sobre a azulejaria que integra o edifício histórico do Museu, tanto em sua fachada quanto nos painéis internos.
O site traz também acesso ao link para o tour virtual. Por ele, as exposições em cartaz podem ser conferidas com recursos de audiodescrição e descrição do conteúdo em espanhol e inglês. A visita online oferece ainda chance de dar uma volta pelo jardim do Museu ou espiar a sala montada para representar o local da “Convenção de Itu”.
História
Inaugurado no dia 18 de abril de 1923 pelo Presidente do Estado de São Paulo, Washington Luis Pereira de Sousa, foi no MRCI que políticos e proprietários de fazendas de café se reuniram 50 anos antes para discutir as circunstâncias do país e que, posteriormente, se transformou na famosa “Convenção de Itu”, marco originário da campanha republicana e da fundação do Partido Republicano Paulista.
É uma instituição científica, cultural e educacional, especializada no campo da História e da Cultura Material da sociedade brasileira, com ênfase no período entre a segunda metade do século XIX e a primeira metade do século XX, tendo como núcleo central de estudos o período de configuração do regime republicano no Brasil.
Encontra-se instalado em sobrado histórico em Itu, erguido nas décadas iniciais do século XIX, e que se tornou residência da família Almeida Prado.
Em virtude da pandemia, a visitação presencial ao museu encontra-se temporariamente suspensa.