Para apoiar a realização das eleições municipais, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) programou uma operação especial para o transporte coletivo e trânsito neste sábado e domingo (5 e 6). O objetivo é orientar os usuários do transporte coletivo e garantir a segurança e fluidez do tráfego durante a realização do Primeiro Turno das Eleições 2024,
As equipes da Emdec iniciarão os trabalhos de apoio à Justiça Eleitoral na madrugada do sábado, véspera da eleição. Serão realizadas reservas de vagas na região central, tanto para estacionamento de veículos autorizados quanto para carga e a descarga das urnas eleitorais. A reserva de vagas abrange os seguintes trechos:
– Rua General Osório, no trecho entre os cruzamentos com a rua José Paulino e avenida Anchieta;
– Rua Regente Feijó, entre as vias Benjamin Constant e General Osório;
– Rua Bernardino de Campos, entre a rua Barão de Jaguara e avenida Francisco Glicério;
– Rua Barão de Jaguara, entre as vias Conceição e Benjamin Constant;
– Rua Cesar Bierrenbach entre as ruas Dr. Quirino e Barão de Jaguara.
Também serão feitas reservas de vagas nas áreas internas da praça Guilherme de Almeida, em frente ao Palácio da Justiça, no Largo do Rosário e na praça Rui Barbosa, atrás da Catedral Metropolitana.
Estes espaços servirão de bolsões de estacionamento para pessoas credenciadas a participar de todo o processo junto à Justiça Eleitoral.
Sábado
Neste sábado, as operações começam às 5h30 com a realização de sete bloqueios totais que se estenderão até as 18h. Veja quais são eles e os desvios que serão orientados aos motoristas e condutores do transporte coletivo.
– Avenida Francisco Glicério, entre avenidas Benjamin Constant e Dr. Campos Sales.
Os veículos e ônibus que usam a Francisco Glicério deverão seguir pelas avenidas Benjamin Constant, Senador Saraiva e Campos Sales; e prosseguir até o retorno à Francisco Glicério pela Campos Salles.
Caso necessário, poderão ser montados dois pré-bloqueios nos cruzamentos das avenidas Francisco Glicério com Orosimbo Maia (das 9h às 13h); e da rua Dr. Delfino Cintra com avenida Orosimbo Maia (das 5h30 às 14h). Nos locais haverá permissão de trânsito somente para ônibus e acesso local. Nesses casos eventuais, os motoristas deverão seguir pelas avenidas Orosimbo Maia, Senador Saraiva e Campos Sales, retomando o curso normal.
– Rua General Osório, entre a rua José Paulino e avenida Anchieta.
Os ônibus deverão seguir pela avenida Campos Sales até a Francisco Glicério para, pela rua Conceição, chegarem até a rua Irmã Serafina, retomando o trajeto. Veículos: para os demais veículos haverá orientação para seguirem pelas ruas José Paulino e Barreto Leme.
A rua General Osório terá os cruzamentos com as ruas Dr. Quirino e Luzitana liberados somente para a travessia da via.
– Rua Barão de Jaguara, entre a rua Conceição e avenida Thomaz Alves. Veículos seguirão pelas ruas Conceição e Luzitana.
– Rua Cesar Bierrenbach, entre as ruas Dr. Quirino e Barão de Jaguara.
Trânsito deverá seguir pelas ruas Dr. Quirino, Conceição para retornarem pela rua Luzitana.
– Rua Bernardino de Campos, entre a rua Barão de Jaguara e avenida Francisco Glicério.
Veículos deverão seguir pela Barão de Jaguara até a Benjamin Constant.
– Rua Bernardino de Campos, entre rua Regente Feijó e avenida Francisco Glicério.
Tráfego será desviado pela rua José Paulino até a avenida Benjamin Constant para chegar à Senador Saraiva e seguir até a Campos Sales. Haverá um pré-bloqueio no cruzamento da rua Bernardino de Campos com José Paulino.
– Rua Regente Feijó, entre avenida Benjamin Constant e rua General Osório.
Os veículos deverão seguir pela Benjamin Constant até a avenida Senador Saraiva, Campos Sales para retornar para a Francisco Glicério
Domingo
No domingo as atividades também começam às 5h30, com bloqueios totais até o final das apurações. As reservas de vagas permanecem as mesmas de sábado. Confira todos os bloqueios e desvios.
– Avenida Francisco Glicério entre avenidas Benjamin Constant e Dr. Campos Sales.
Os veículos seguirão pela Benjamin Constant até a Senador Saraiva; e pela Campos Sales, retomam o curso normal.
– Rua General Osório, entre a rua José Paulino e avenida Anchieta.
Veículos: os veículos seguem pelas ruas José Paulino e Barreto Leme.
Ônibus: neste ponto, os ônibus deverão seguir pela Campos Sales e retomar o trajeto indo até a Francisco Glicério e, pela rua Conceição, até a Irmã Serafina para retornarem a seus cursos normais.
Assim como no sábado, os cruzamentos da rua General Osório com as ruas Dr. Quirino e Luzitana permanecerão liberados somente para a travessia da via.
– Rua Barão de Jaguara, entre rua Conceição e avenida Dr. Thomaz Alves.
O tráfego deverá seguir pelas ruas Conceição e Luzitana.
– Rua Cesar Bierrenbach, entre as ruas Dr. Quirino e Barão de Jaguara.
O trânsito seguirá pela rua Dr. Quirino até a Conceição e Luzitana.
– Rua Bernardino de Campos, entre a rua Barão de Jaguara e avenida Francisco Glicério.
Motoristas seguirão pela rua Barão de Jaguara até a avenida Benjamin Constant.
– Rua Bernardino de Campos, entre a rua Regente Feijó e avenida Francisco Glicério.
Neste caso mantém-se o pré-bloqueio executado no sábado no cruzamento das ruas Bernardino de Campos com José Paulino. Os veículos deverão seguir pelas vias José Paulino, Benjamin Constant até a Senador Saraiva para pegar a Campos Sales e seguir o curso normal.
– Rua Regente Feijó, entre avenida Benjamin Constant e rua General Osório.
Os veículos deverão seguir pela Benjamin Constant até a Senador Saraiva, Campos Sales até o retorno à Francisco Glicério.
A ciclofaixa da avenida Norte-Sul estará suspensa no domingo. A Operação Lagoa em torno do Parque Portugal estará mantida.
Locais de votação
Além dos bloqueios totais e desvios no entorno do Palácio da Justiça, a Emdec manterá agentes fixos nas escolas que recebem maior número de eleitores. Haverá também equipes volantes para vistorias e monitoramento de todos os locais de votação da cidade.
As escolas que receberão agentes fixos são:
– Carlos Gomes, na avenida Anchieta;
– Bento Quirino, na avenida Orosimbo Maia;
– Aníbal de Freitas, na rua Primeiro de Março;
– Adalberto Nascimento, na rua Adalberto Maia.
Todas as ações presenciais serão acompanhadas por equipes semafóricas e profissionais da Central de Monitoramento de Operações.