João Lucas Pereira Ridolfi de Carvalho, 21 anos, acaba de se formar em Análise de Desenvolvimento de Sistemas, pela Fatec Campinas. Em 2021, o jovem passou em primeiro lugar no vestibular. João nasceu com Paralisia Cerebral (PC), está em busca de uma vaga no mercado de trabalho e pretende fazer uma pós-graduação.
Na formatura da faculdade, ocorrida no início de março, foi anunciado que ele também havia conquistado o certificado ETS TOEIC, teste de proficiência em inglês voltado a profissionais e empresas. Ele fez a prova com 200 questões em inglês e só ficou sabendo do resultado no dia da colação de grau.
João Lucas é o primeiro aluno com PC do Brasil a conseguir este feito.
Dos 10 meses até os 17 anos João frequentou a Casa da Criança Paralítica (CCP), instituição que funciona há 70 anos em Campinas. “Assim que descobrimos o diagnóstico começamos a frequentar lá. Eu não sabia quase nada sobre PC e foi muito importante para o desenvolvimento dele. A troca com as psicólogas e com as mães também foi fundamental para mim”, conta Wilma Neves Pereira, mãe do jovem.
João fez aula de tecnologia assistida na Casa da Criança Paralítica. “Inclusive o mouse adaptado que ele usa até hoje foi descoberto lá. Com o mouse adaptado ele conseguiu fazer todas as atividades da faculdade no computador”, diz a mãe. Mas isto também traz uma preocupação real em Wilma, pois o modelo de mouse não existe mais no mercado e ela teme que o de João dê algum problema, impedindo-o de se aprofundar nos estudos e profissionalmente. “Existem outras versões de mouse que poderiam funcionar, mas são muito caras”.
Wilma acompanhou o filho na faculdade em todas as aulas. “Para mim foi muito satisfatório e emocionante ele cursar a faculdade. Foi a realização do sonho dele e eu pude contribuir um pouco acompanhando ele”, conta Wilma.
Como ela ficava diariamente esperando o filho terminar as aulas ela começou a bordar (veja abaixo algumas peças feitas por Wilma). “Faço ponto cruz e, como não posso trabalhar fora, levava o material e bordava lá. O bordado me ajuda muito na parte financeira e contribui para pagar o curso de inglês de João e assim ele segue estudando”, diz.
O que é Paralisia Cerebral (PC)
A paralisia cerebral é um grupo de desordens do desenvolvimento do movimento e postura, causando limitação da atividade motora, atribuído a distúrbios ocorridos no desenvolvimento do cérebro fetal ou infantil.
Hoje existem mais de 17 milhões de pessoas no mundo com essa condição e, aproximadamente, 350 milhões de familiares, amigos e apoiadores envolvidos em seu apoio e suporte.
No Brasil há uma carência de estudos sobre a prevalência da PC no cenário nacional, entretanto, há projeções de que a cada 1.000 crianças que nascem, sete apresentam essa condição.
Kátia Camargo é jornalista e sempre gosta de escolher uma canção para acompanhar seu texto. Ultimamente, Tiago Iorc anda visitando esta coluna. Hoje escolheu a canção Um Dia Após o Outro, pois tem certeza que João Lucas e Wilma têm feito conquistas extraordinárias, um dia após o outro.