A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) realiza a primeira fase do vestibular neste domingo (26). Estão inscritos no Vestibular Unicamp 2026 61.698 candidatos, que irão concorrer a 2.530 vagas, em 69 cursos de graduação.
Pelo segundo ano consecutivo, a prova será aplicada no período da manhã, com início às 9 horas. O tempo máximo de duração do exame é de cinco horas, com a aplicação de 72 questões de múltipla escolha. O tempo mínimo de permanência em sala é de duas horas.
A Comvest orienta que os candidatos cheguem ao local de prova às 8 horas (horário de Brasília), já que o acesso aos locais será permitido impreterivelmente até 9 horas (horário de Brasília).
Para atender a um possível aumento da demanda de usuários durante a realização da primeira fase do Vestibular da Unicamp, a Emdec determinou que as empresas disponibilizem frota reserva no transporte público (veja abaixo).
A primeira fase será aplicada em 31 cidades no estado de São Paulo: Americana, Araçatuba, Barueri, Bauru, Botucatu, Bragança Paulista, Campinas, Franca, Guarulhos, Indaiatuba, Jundiaí, Limeira, Lorena, Marília, Mogi das Cruzes, Mogi Guaçu, Osasco, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Carlos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, Sorocaba, Sumaré e Valinhos. Fora do estado de São Paulo, recebem as provas do Vestibular Unicamp seis capitais: Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Recife e Salvador.
A prova da primeira fase é composta de 72 questões de múltipla escolha, distribuídas da seguinte maneira: 12 questões de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, 12 questões de Matemática, 7 questões de História, 7 questões de Geografia, 3 questões de Filosofia, 3 questões de Sociologia, 7 questões de Física, 7 questões de Química, 7 questões de Biologia e 7 questões de Inglês. Cada questão tem quatro alternativas e vale um ponto.
O que levar
Os candidatos deverão levar o original do documento de identidade indicado na inscrição, canetas de cor preta em material transparente, lápis preto e borracha. Será permitido o uso de régua transparente e compasso. É vedada a utilização de aparelhos celulares, relógios de qualquer tipo e quaisquer outros equipamentos eletrônicos, corretivo líquido, lapiseira, caneta marca texto, boné, chapéu ou outros materiais estranhos à prova. É permitido: água, sucos, chocolates, alimentos leves.
Terminais terão frota reserva e 357 vai operar
Com a realização da primeira fase do vestibular da Unicamp neste domingo e o possível aumento no número de usuários do transporte público, a Emdec indicou que as empresas disponibilizem frota reserva.
Conforme a empresa que administra o trânsito e transporte de Campinas, os vestibulandos terão um ônibus reserva nos terminais Barão Geraldo e Central, entre 7h e 15h30.
O esquema será repetido na segunda fase do vestibular, prevista para o dia 30 de novembro.
Os veículos serão acionados pelas equipes de fiscalização do transporte, caso seja constatada a necessidade de reforçar a operação nos períodos de início e término das provas.
Além disso, a linha 357 (PUCC), que opera somente em dias úteis, irá circular no domingo, excepcionalmente, com dois veículos e partidas entre 6h45 e 14h15 da região da PUC; e entre 6h e 15h do Terminal Metropolitano.
Os intervalos serão de 45 minutos. A região da universidade também é atendida pela linha 351 (PUCC), que opera aos domingos, com intervalos de 90 minutos.
O campus I da Pontifícia Universidade Católica de Campinas é um dos locais de realização das provas. Os demais polos que recebem as provas, nos eixos da avenida John Boyd Dunlop e nas regiões do Ouro Verde e Anhumas, já contam com oferta adequada de transporte aos domingos, garante a Emdec.











