A direção da Unicamp se manifestou a respeito da polêmica envolvendo a nova gestão do “bandejão” da Universidade. Há uma semana, a Soluções Serviços Terceirizados Ltda assumiu o fornecimento da refeição nos campi de Campinas, Limeira e Piracicaba e também nas escolas técnicas sob protesto do Diretório Central dos Estudantes, que aponta denúncias de irregularidades no histórico da empresa. A Unicamp alega ciência a respeito dos fatos envolvendo a Soluções e garante ter mecanismos para evitar possíveis fraudes à vigência do contrato.
Segundo Roberto Donato, assessor docente do gabinete do reitor, a Soluções cumpriu todas as exigências estabelecidas no processo de licitação. “Nenhuma determinação judicial a impediu de participar do processo licitatório e a impede de executar o contrato”, diz, reforçando que está fora da alçada da Unicamp escolher as empresas concorrentes ou barrar a que venceu a licitação.
Donato reforçou ainda, ao se manifestar nesta segunda-feira (12), que a fiscalização é o principal instrumento da Unicamp para impedir possíveis desvios na prestação do serviço.
“Em todas as situações nas quais a Soluções foi alvo de denúncia, ela agia em um modelo de produção independente. Na Unicamp, o serviço será prestado dentro dos restaurantes da universidade, o que permitirá um monitoramento e avaliação constantes por parte de nossas equipes técnicas.”
Histórico
O processo de licitação para o fornecimento de refeição na Unicamp foi aberto depois que o Tribunal de Contas do Estado (TCE) encontrou irregularidades no contrato celebrado com a Funcamp para a prestação do serviço. A Soluções Serviços Terceirizados ganhou a concorrência e a transição ocorreu em meio a protestos por parte dos estudantes e funcionários da antiga prestadora. As demissões que a mudança iria gerar foram um dos questionamentos. “Cerca de 300 funcionários seriam dispensados”, alegou o DCE, que também contestou o trabalho da nova empresa logo em seu primeiro dia de atuação na Unicamp, na segunda-feira passada (5).
Segundo os estudantes, na ocasião o café da manhã foi servido com talheres de plástico e uma aluna encontrou larva na sua comida. As grandes filas, um velho problema do “bandejão”, também prosseguiram, de acordo com os alunos.
A Soluções se defendeu. Alegou que a maior parte dos funcionários da antiga fornecedora foi reaproveitada. Sobre os talheres de plástico, informou ter sido uma experiência para tentar diminuir a fila na hora da devolução. Alegou também que não chegou ao conhecimento da empresa a presença de larva na refeição de uma aluna. E sobre as denúncias de irregularidades, aponta que nenhuma foi comprovada.”
A Soluções tem mais de dez anos de atuação no mercado e fornece mais de 1 milhão e 100 mil refeições por dia em escolas, empresas, hospitais, universidades e unidades prisionais, diz a empresa.
Na Unicamp, são servidas de 17 mil a 18 mil refeições diárias. Segundo estudantes ouvidos pelo Hora Campinas, o suco e o café voltaram a fazer parte do cardápio.