A Prefeitura de Valinhos anunciou que pretende zerar a fila de espera de pacientes que precisam de cirurgia de catarata até o final de março. O mutirão, realizado por intermédio do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Metropolitana de Campinas (Cismetro), já reduziu em 88% a demanda represada durante a pandemia de Covid-19 e mais 120 cirurgias foram agendadas para este mês, zerando a fila. A partir desta quinta-feira (9), os procedimentos que antes eram feitos em Jundiaí passam a ser realizados no próprio município.
“A expectativa de zerar esta fila era para maio, mas com muito foco e empenho conseguimos superá-la com dois meses de antecedência. Estamos muito realizados, pois sabemos que a cirurgia de catarata muda a vida de muitas pessoas, então essa era uma das nossas principais metas do plano de governo”, afirmou a prefeita Capitã Lucimara.
Devido à da pandemia de Covid-19, a fila para cirurgia de catarata chegou a 800 pacientes. Em janeiro de 2022, a Prefeitura iniciou a primeira etapa do mutirão, por meio do qual foram realizadas 510 cirurgias. A segunda etapa começou em outubro e mais de 200 cirurgias já foram feitas desde então.
Em janeiro de 2023, foram realizadas 133 cirurgias e em fevereiro foram 100. Com este cronograma está sendo possível contemplar não só as demandas antigas, mas também as mais recentes. Ao todo, mais de 860 procedimentos serão realizados desde o ano passado até o final deste mês.
“Além de zerar a fila, também começamos a fazer as cirurgias aqui na cidade, no Hospital dos Olhos, anexo à Santa Casa. Antes os pacientes eram encaminhados para Jundiaí. Mesmo com a disponibilização do transporte, trazer este procedimento para a cidade vai melhorar muito a vida deles”, comentou o secretário da Saúde, Marcelo Cosentini.
Processo
Antes do agendamento da cirurgia, existe um processo que deve ser seguido. O primeiro passo é passar com o clínico geral nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), que faz o encaminhamento do paciente para consultas oftalmológicas no Centro de Especialidades (CEV).
Após constatada a necessidade, é feito o pedido de encaminhamento de cirurgia de catarata. Os pacientes então são encaminhados para o hospital para fazer os exames pré-operatórios. A partir disso, o próprio hospital marca a cirurgia de acordo com a sua agenda.