A discussão sobre a padronização dos limites de velocidade em vias de Campinas controladas por radar se arrasta há pelo menos dois anos. Se a alternância dos valores confunde motoristas do município, a situação é ainda pior para quem vem de fora. O motorista que chega à cidade pela Avenida Prestes Maia encontra primeiro placas de 70km/h. Conforme se aproxima da região central, a velocidade máxima permitida muda para 60km/h e, depois, já no Viaduto Miguel Vicente Cury, cai para 40km/h.
Outro exemplo clássico é nas proximidades do túnel Joá Penteado. Quem trafega pela Avenida Lix da Cunha sentido bairro-Centro, alterna limites máximos de 70km/h, depois de 60km/h e próximo à entrada do túnel, 40km/h, antes de subir para 50km/h dentro do túnel. Não por acaso, a região do Joá Penteado está entre as campeãs de multa por infração de velocidade.
Em média, 27 mil carros passam pelo local por dia, em ambos os sentidos. No período de janeiro a novembro de 2022, foram registradas 27.782 multas por transitar em velocidade superior, o que dá uma média de 84 multas por dia.
Entre os meses de dezembro e início de janeiro, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) reforçou a sinalização horizontal (solo) e vertical (placas) no Complexo Viário Túnel Joá Penteado. O local foi selecionado pela Emdec para receber a ação devido ao alto número de multas aplicadas pelo radar que está localizado no interior do túnel, no sentido Centro – bairro.
“Quando o radar apresenta um número excessivo de multas significa que o equipamento perdeu sua efetividade. Por isso, iniciamos este projeto para intensificar a sinalização, promover a segurança viária e incentivar o respeito à sinalização. Este é um projeto piloto, vamos analisar os resultados da ação pelos próximos meses e avaliar a sua expansão”, afirma o presidente da Emdec, Vinicius Riverete.
Há ainda transições de velocidade em outros pontos movimentados de Campinas, como na Avenida Cônego Antônio Roccato, que dá acesso à região dos Amarais, Avenida Comendador Aladino Selmi, na transição da Avenida Luís Smânio para Theodureto, da Rodovia Dr. Heitor Penteado em direção à Avenida Dr. Antônio Carlos Couto de Barros
A Emdec foi procurada para detalhar o andamento do estudo de viabilidade da padronização de velocidade dos radares, mas não retornou até o fechamento desta matéria.