Com faturamento 47,80% menor na Páscoa deste ano em comparação a 2020, quando o comércio já sofreu fortemente os efeitos da pandemia, este ano os lojistas empenham-se em realizar as vendas pelo e-commerce. O Departamento de Economia da Associação Comercial e Industrial de Campinas (Acic) estima uma evolução positiva nas vendas digitais, que podem superar em 20% o volume de 2020.
Em fevereiro de 2021, quando o comércio funcionava com horário reduzido, na Fase Laranja do Plano São Paulo, as perspectivas para as vendas no período da Páscoa projetavam um crescimento de 32,5% no faturamento, com vendas estimadas em R$ 175 milhões em Campinas e a R$ 354 milhões na Região Metropolitana.
No entanto, com as Fases Vermelha e Emergencial, que proíbem o atendimento presencial no comércio classificado como “não essencial” e permitem apenas o funcionamento na modalidade delivery, as perspectivas de vendas em 2021, de acordo com o economista Laerte Martins, diretor do Departamento de Economia da Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC), são de uma evolução positiva apenas nas vendas digitais.
Desta forma, o comércio deve faturar R$ 137 milhões em Campinas e R$ 278 milhões na RMC. Apesar de abaixo das expectativas de fevereiro, o faturamento ainda é 3,8% maior em Campinas e 4,1% nas 20 cidades que compõem a região, em comparação a 2020. O ticket médio deverá ficar em R$ 110,00, cerca de 10% acima do ano passado, apesar da perda do poder de compra e do impacto do dólar e da inflação em alta que elevaram o preço dos ovos de chocolate e das matérias primas em torno de 7,9%.
“Em 2020, por ocasião da Páscoa, com a pandemia da Covid-19 no seu auge, o nível de contratação de temporários ficou zerado, e o volume de vendas, sofreu uma redução de 50% em relação à 2019. O volume de vendas foi de R$ 267 milhões no ano passado contra R$ 533 milhões registrados em 2019”, compara o economista. “Na comparação das vendas estimadas para este ano (R$ 278 milhões), na RMC, com 2019 (R$ 533 milhões), antes da pandemia, o resultado da Páscoa atual será 47,8% menor”, analisa Laerte Martins.
Programação de abril
A Acic permanece, em abril, com programação voltada a levar informações e orientações aos seus associados por meio do universo on-line. Pelo menos seis lives serão realizadas, quatro das quais pelo ACNetworking, um dos principais programas da Associação voltado para a geração de negócios em Campinas. A partir de abril, todas as lives passam a ser realizadas pelo Instagram.
Lives no Instagram
- 06/04 – às 11h – O primeiro passo para fechar uma negociação comercial – Lucas Conti
- 27/04 – às 11h – Score para reduzir a inadimplência – Camila Oliveira
Lives Instagram @acnetworking
- 07/04 – As etapas da persuasão – Nicole Guimarães
- 14/04 – Bate papo sobre etapas da persuasão com membro do AC Networking
- 22/04 – Reduza seus custos operacionais e utilize melhor seu dinheiro – Com especialista da área
- 28/04 – Bate papo sobre etapas da persuasão com membro do AC Networking