13 de janeiro de 2026
O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS, ANÁLISE E SERVIÇOS
ANUNCIE
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Home Colunistas

Venezuela – o próximo alvo? – por Luis Felipe Valle

Como o foco do imperialismo estadunidense pode voltar para a América Latina

Luis Felipe Valle Por Luis Felipe Valle
2 de dezembro de 2023
em Colunistas
Tempo de leitura: 5 mins
A A
Venezuela – o próximo alvo? – por Luis Felipe Valle

Foto: Freepik

Com a vitória do neoliberal populista Javier Milei nas eleições da Argentina e a grande possibilidade de trocas presidenciais na Ucrânia e na Venezuela ano que vem, o nefasto panorama de apostas político-econômicas começa a se reformular, vislumbrando um redirecionamento das pressões da OTAN no leste europeu a uma nova onda de intervencionismo dos EUA nos vizinhos mais ao sul.

O deputado argentino que se elegeu com discurso extremista, pautado na mesma retórica em que se baseou o fascismo, disfarçada de radicalismo pseudoliberal, já começa a articular um plano de choque econômico para o país que, desde a ditadura militar de 1976 a 1983, amarga um desastroso cenário de endividamento público, desindustrialização, inflação e desemprego estrutural.

O acirramento político na Argentina não se divide, simplesmente, entre esquerda social-progressista e direita econômica-liberal, tampouco entre setores que apoiam um Estado plural-democrático e grupos militares-nacionalistas.

O desenvolvimento nacional do segundo maior país latino-americano, desde sua independência, sempre esteve condicionado a acordos tirânicos e disputas com países europeus, além da mão pesada de órgãos como BIRD, Banco Mundial e Fundo Monetário Internacional, controlados pelos EUA, tutelando indiretamente as decisões de toda a região da bacia do Rio da Prata.

As linhas que dividem o eleitorado e as expectativas de nossos hermanos são tênues, oscilando entre o saudosismo do governo de Juan Domingo Peron, que em muitos aspectos assemelhou-se aos governos de Getúlio Vargas, no Brasil, e as promessas da utópica (e perversa) aceleração econômica do neoliberalismo, ecoando a sequência histórica de governos militares, ora patrióticos, ora mercenários, revezando o poder com o Partido Justicialista – de Carlos Menem, Nestor e Cristina Kirchner, e Alberto Fernandez, chamados “peronistas”.

De maneira parecida, a Venezuela, cuja história também é permeada pela disputa de poder entre setores nacionalistas conservadores, militares entreguistas, socialistas autoritários e empresários golpistas, sofre com a dramática situação que mergulha o país numa das piores crises de sua história.

Diante do boicote econômico imposto pelos EUA, o país onde nasceu Simon Bolívar enfrenta enormes dificuldades para se restabelecer financeiramente, vendo crescer a insatisfação popular diante da fome, da pobreza, da violência e de movimentos populistas de extrema-direita que se apresentam como a antítese do governo antidemocrático de Nicolás Maduro.

 

Javier Milei foi eleito presidente da Argentina nas últimas eleições – Foto: Reprodução Twitter

 

Depois do fracasso vexaminoso da tentativa de golpe de Juan Guaidó em autoproclamar-se presidente da Venezuela, sem qualquer legitimidade constitucional ou, sequer, popular, é Maria Corina Machado que vem ganhando espaço nas redes socais e nos veículos de informação que se opõem à continuidade do chavismo quando Maduro deixar o poder. Embora de forma mais moderada que o alucinado Javier Milei, Maria Corina apoia-se no desalento da população venezuelana para defender agendas neoliberais de privatização e submissão da soberania nacional ao FMI, ao Banco Mundial e à vontade de bilionários que controlam os meios de produção e comunicação sem jamais terem sido eleitos por povo algum.

Se, na Venezuela, as maiores reservas de petróleo do planeta atraem a atenção e o cobiça de oportunistas e especuladores, megainvestidores do setor energético (os mesmos que lucram com a destruição de países do Oriente Médio), são as reservas de lítio, na Argentina, que explicam o profundo interesse de bilionários, como Elon Musk, no recurso indispensável para a fabricação de baterias usadas em carros elétricos, por exemplo.

Não seria muito diferente da lógica tirânica que vigorou durante a Operação Condor e as ditaduras assassinas, coordenadas pela Inteligência estadunidense, no final do século passado. No Chile, o cobre nacional foi privatizado e entregue ao capital estrangeiro tão logo que o traidor golpista, general Augusto Pinochet, assumiu o poder após o assassinato do presidente socialista democraticamente eleito, Salvador Allende, em 1973.

Décadas depois, a mesma estratégia entreguista, camuflada pelo neoliberalismo, converteu empresas estatais em máquinas de produzir lucro para uma minúscula fração de empresários bilionários, às custas da exploração da mão-de-obra nacional e do encarecimento dos produtos e serviços que, antes, eram atrelados à garantia de direitos sociais e geração de recursos para investimentos do governo em áreas como educação, saúde, habitação e segurança.

Não faz muito tempo que o golpe contra Dilma Rousseff, no Brasil, abriu espaço para as reformas previdenciária e trabalhista e, durante o governo embalado por mentiras e falcatruas de Jair Bolsonaro, permitiu “passar a boiada” do desmatamento, de concessões e privatizações de empresas estratégicas enquanto a população sofria com a negligência e incompetência dos mandatários no ápice da pandemia de Covid-19.

É possível que, em 2024, o FMI ofereça ainda mais crédito para a Argentina tentar sair do buraco – ou mais corda para se enforcar nas contas públicas. Mas não vai sair barato.

E o preço a se pagar será, muito provavelmente, condicionado a entrega de recursos valiosos a empresas que comandam os oligopólios transnacionais do agronegócio, da mineração, das comunicações, dos transportes, das finanças, da energia e da indústria de base.

Milei, que se diz antissistema, é nada mais que um bobo-da-corte fabricado pela indústria cultural manipulada por estelionatários como Steve Bannon, responsável pela ascensão política de Trump. Seu papel será facilitar a corrosão das frágeis democracias latino-americanas diante de ditadores do capital, bilionários que manipulam a opinião pública, infestando os espaços democráticos com medo, mentiras e ódio, interessados apenas na ampliação do próprio poder e no lucro imediato.

Aqui no Brasil, a liderança de Lula, pelas vias democráticas, é fundamental para romper com o discurso reacionário de combate aos fantasmas do comunismo e dos inimigos imaginários dos falsos moralistas, fanáticos religiosos e ultraconservadores.

O fortalecimento do Mercosul, com a formalização da entrada da Bolívia, bem como das relações multilaterais do BRICS +, materializam caminhos de desenvolvimento do Sul global, reafirmando a autodeterminação dos povos e nações. Na Venezuela, todavia, a militarização do governo de Maduro diante das pressões e do intervencionismo estadunidense acende um barril de pólvora que pode fazer explodir uma nova guerra – eventualmente em substituição à da Ucrânia e a da Palestina, garantindo que os lucros da indústria das armas e das mortes não diminuam.

Divididos, os países da América Latina tendem a permanecer reféns do neocolonialismo, discutindo pautas moralizantes infladas por fake news, pautadas pelo sensacionalismo e pelo fundamentalismo da pós-verdade, enquanto agendas fundamentais para a superação da fome, da pobreza e das desigualdades sociais, através de parcerias e investimentos em educação, ciência, pesquisa e tecnologia, além da integração nacional e reafirmação das democracias populares permanecem excluídas dos debates mais amplos e do imaginário popular.

 

Luis Felipe Valle é professor universitário, geógrafo e mestre em Linguagens, Mídia e Arte

 

Tags: argentinaBrasilBricscolunistasgeografiaHistóriaHora CampinasimperialismoLuis Felipe ValleMercosulneoliberalPolíticaVenezuelaVersões e subversões
CompartilheCompartilheEnviar
Luis Felipe Valle

Luis Felipe Valle

Versões e subversões

Notícias Relacionadas

Será que você ainda cabe onde você está? – por Thiago Pontes
Colunistas

Será que você ainda cabe onde você está? – por Thiago Pontes

Por Thiago Pontes
13 de janeiro de 2026

...

A ascensão das publicações ‘predatórias’ – por Carmino de Souza
Colunistas

A ascensão das publicações ‘predatórias’ – por Carmino de Souza

Por Carmino de Souza
12 de janeiro de 2026

...

Existem países democráticos? – por Luis Felipe Valle

Existem países democráticos? – por Luis Felipe Valle

10 de janeiro de 2026
Quando a diplomacia falha, todos perdem – por Luis Norberto Pascoal

Quando a diplomacia falha, todos perdem – por Luis Norberto Pascoal

9 de janeiro de 2026
Presidente interina da Venezuela defende agenda de colaboração

O perigoso negócio que mata – por Gustavo Gumiero

8 de janeiro de 2026
Duro golpe na agenda climática – por José Pedro Martins

Duro golpe na agenda climática – por José Pedro Martins

7 de janeiro de 2026
Carregar Mais















  • Avatar photo
    Carmino de Souza
    Letra de Médico
  • Avatar photo
    Cecília Lima
    Comunicar para liderar
  • Avatar photo
    Daniela Nucci
    Moda, Beleza e Bem-Estar
  • Avatar photo
    Gustavo Gumiero
    Ah, sociedade!
  • Avatar photo
    José Pedro Martins
    Hora da Sustentabilidade
  • Avatar photo
    Karine Camuci
    Você Empregado
  • Avatar photo
    Kátia Camargo
    Caçadora de Boas Histórias
  • Avatar photo
    Luis Norberto Pascoal
    Os incomodados que mudem o mundo
  • Avatar photo
    Luis Felipe Valle
    Versões e subversões
  • Avatar photo
    Renato Savy
    Direito Imobiliário e Condominial
  • Avatar photo
    Retrato das Juventudes
    Sonhos e desafios de uma geração
  • Avatar photo
    Thiago Pontes
    Ponto de Vista

Mais lidas

  • Morte de criança em piscina ocorre dez dias após aprovação da ‘Lei Manuela’

    Morte de criança em piscina ocorre dez dias após aprovação da ‘Lei Manuela’

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Mulher é encontrada morta em residência de Campinas e polícia prende companheiro por oferecer drogas

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Policial baleado durante folga em Campinas morre após uma semana internado

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Morador de Valinhos morre afogado em praia do Guarujá

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • A ascensão das publicações ‘predatórias’ – por Carmino de Souza

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
Hora Campinas

Somos uma startup de jornalismo digital pautada pela credibilidade e independência. Uma iniciativa inovadora para oferecer conteúdo plural, analítico e de qualidade.

Anuncie e apoie o Hora Campinas

VEJA COMO

Editor-chefe

Marcelo Pereira
marcelo@horacampinas.com.br

Editores de Conteúdo

Laine Turati
laine@horacampinas.com.br

Maria José Basso
jobasso@horacampinas.com.br

Silvio Marcos Begatti
silvio@horacampinas.com.br

Reportagem multimídia

Gustavo Abdel
abdel@horacampinas.com.br

Leandro Ferreira
fotografia@horacampinas.com.br

Caio Amaral
caio@horacampinas.com.br

Marketing

Pedro Basso
atendimento@horacampinas.com.br

Para falar conosco

Canal Direto

atendimento@horacampinas.com.br

Redação

redacao@horacampinas.com.br

Departamento Comercial

atendimento@horacampinas.com.br

Noticiário nacional e internacional fornecido por Agência SP, Agência Brasil, Agência Senado, Agência Câmara, Agência Einstein, Travel for Life BR, Fotos Públicas, Agência Lusa News e Agência ONU News.

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.