Durante mais de 15 anos, o viaduto que fica no km 97,3 da Rodovia Anhanguera e liga os jardins Pacaembu e Garcia foi alvo de ações judiciais e polêmicas. Na última quarta-feira (31), com a inauguração da alça de acesso, o equipamento finalmente servirá ao seu propósito de desafogar os gargalos de acesso pela rodovia à Avenida John Boyd Dunlop, sentido bairro.
A história começou em 2009, quando a concessionária, na época, não concordou com o acesso e entrou na Justiça, que acatou o pedido da CCR Autoban e fechou a entrada. A concessionária exigia um ângulo maior na alça para garantir a entrada de caminhões e carretas. A iniciativa privada não concordava porque a obra era muito maior do que tinha sido combinado no Termo de Acordo e Compromisso (TAC).
Em abril de 2020, o viaduto permaneceu aberto por quase 20 horas, colocando um breve intervalo aos 11 anos de inoperância. O motivo do rápido fechamento foi a ausência de obras viárias nas alças de acesso e cabeceira.
A CCR Autoban fechou a passagem horas depois da reabertura porque obras de melhorias e de segurança nas cabeceiras não foram realizadas, descumprindo o acordado entre as partes. A concessionária justificou a decisão como medida de segurança para os motoristas.
Para a abertura do viaduto na última quarta-feira, foram necessários ajustes na alça de acesso à marginal da Anhanguera no sentido São Paulo para proporcionar circulação do tráfego e regularização de acesso, entre outras adequações.
“No meu governo, retomamos essa negociação e conseguimos o entendimento da empresa Destro para fazer o projeto que a concessionária e a Justiça exigiam. Foi um esforço imenso de articulação e convencimento da iniciativa privada para executar a obra de acordo com o questionamento judicial da concessionária”, explicou o prefeito Dário Saadi.
De acordo com o prefeito, com a liberação desse viaduto haverá maior fluidez no trânsito da região. “Esse viaduto liga o Jardim do Vovô e Jardim Pacaembu ao Jardim Garcia, e a liberação vai melhorar mais ainda a fluidez no trânsito para toda essa região que fica próxima à Anhanguera. Para quem vai para o Campo Grande, para quem acessa o hospital da PUC, a universidade no caminho da John Boyd Dunlop”, detalhou.
Nova alça
A nova alça de acesso do viaduto do Jardim Garcia foi feita por contrapartida da empresa Destro, também responsável pela obra. Com investimento de R$ 4 milhões para a execução das obras de melhoria do acesso, o projeto aprovado pela Prefeitura, pela Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo) e pela concessionária CCR Autoban.
A região tem muitas empresas de grande porte e o acesso de caminhões e carretas na marginal da Anhanguera ficava comprometido. Por esta razão, a Autoban fez a interdição do viaduto até que fossem feitas as adequações necessárias para garantir fluidez e segurança no trânsito da marginal sentido capital.
De acordo com o secretário de Infraestrutura, Carlos José Barreiro, esse viaduto se caracteriza como uma nova porta de entrada para a cidade. “Ele liga dois bairros importantes, e se caracteriza com uma nova porta de entrada na cidade, para quem vem da capital e para quem vem do interior. A população que mora na região também será beneficiada com esse acesso”, disse.