‘Seu’ Antônio Bento conta os dias para a celebração. Ele completa 99 anos no dia 13 de outubro e já sabe da promessa da família de se reunir em Junco do Seridó (PB), onde mora. A programação, no entanto, sofreu um abalo neste final de semana. Sete dos 11 filhos de ‘seu’ Antônio moram em Campinas e souberam que não receberão as passagens de avião compradas em maio com destino à Paraíba.
“Fomos surpreendidos”, diz a microempresária Drika Medeiros, uma das filhas. Ela e seus irmãos foram vítimas da decisão da 123 Milhas em suspender a emissão dos bilhetes da Linha Promo com embarque entre setembro e dezembro de 2023 e que afetou milhares de clientes de diversas localidades do Brasil. Inconformada, Drika diz que a viagem acontecerá de qualquer jeito.
“Nosso pai está muito ansioso. Ele conta os dias. Todo dia ele pergunta: ‘É hoje? Quantos dias faltam?”, diz.
Segundo Drika, a programação do encontro foi feita no início do ano. “Fizemos várias reuniões para realizar essa viagem em conjunto. Em maio, compramos oito passagens, incluindo no pacote uma neta do meu pai. O embarque estava programado para o dia 1 de outubro. E agora, acontece isso”, relata a filha de ‘seu’ Antônio Bento.
Drika, de 54 anos, detalha que a ideia era desembarcar em João Pessoa, que fica a 220km de Junco do Seridó e onde mora boa parte de seus outros irmãos. Locações de carro e de casa na capital paraibana também já estavam acertadas pelo valor de R$ 8,5 mil. “Ficaríamos um tempo em João Pessoa e depois seguiríamos para o interior”, conta. Mas o planejamento, agora, ganhou outra prioridade.
A notícia do cancelamento da emissão dos bilhetes chegou aos irmãos por meio da mídia. “Assim que ficamos sabendo, tentamos contato com a empresa, sem êxito. Depois de um tempo, recebemos um comunicado por WhatsApp informando sobre a decisão”, conta a microempresária.
A 123 Milhas propõe reembolso em forma de vouchers para ser utilizado em outros serviços da companhia. A solicitação pode ser feita no site da empresa. “Não aceitamos isso. Acionamos o Procon e registramos uma reclamação. Queremos o reembolso do valor integral para que possamos adquirir novas passagens e estarmos presentes na celebração dos quase 100 anos do nosso pai”, afirma Drika, que está com saudades do encontro com a família. “A última vez que estivemos todos juntos foi ainda antes da pandemia.”
Drika diz que não desconfiava do imprevisto, mesmo levando em conta o preço pago nas passagens, bem abaixo do valor de mercado. O gasto na compra dos oito bilhetes foi de R$ 5 mil – pouco mais de R$ 600 cada um.
“Um irmão nosso já tinha usado o serviço e não teve problemas”, justifica.
Agora, o grupo batalha para conseguir resolver a situação e viajar a tempo. “Vamos encontrar uma solução. Iremos não só esse ano, como o ano que vem também, quando nosso pai completa 100 anos”, afirma a microempresária.
Problema antigo
Segundo a consultora de viagens Ana Valéria Barcellos, os problemas envolvendo a linha Promo da 123 Milhas são antigos. “O normal é o bilhete já ser emitido na compra da passagem, mas, no caso das linhas promocionais, o barato pode sair caro”, afirma.
“A venda acontece por e-mail, assinatura de contrato on-line e a passagem só é emitida em uma data próxima do embarque, sem o cliente saber qual a empresa que realizará o voo.”
Ana Valéria diz que o desconto nos valores das passagens chega a ser de 40% a 50%. Segundo ela, muitas empresas trabalham com tarifas mais baixas, pois negociam milhas aéreas. “A emissão de bilhetes acontece a partir da compra dos pontos de clientes ligados a programas de fidelidade. Mas, no final, quem adquire a passagem pode ter dor de cabeça, pois vários serviços são afetados, é um risco.”
Valéria conta que uma viagem para Portugal, de 8h, foi feita por um cliente em 24h, com seguidas escalas e longas esperas em aeroportos. “Minha dica é para que os clientes não comprem passagem cujo desconto seja considerável”, alerta.
O comunicado da 123 Milhas:
Os pedidos da linha PROMO (passagens e/ou pacotes com datas flexíveis), com embarques previstos para os meses de setembro, outubro, novembro e dezembro de 2023, não serão emitidos.
Nesse caso, estamos devolvendo integralmente os valores pagos pelos clientes, em vouchers acrescidos de correção monetária de 150% do CDI, acima da inflação e dos juros de mercado, para compra de quaisquer passagens, hotéis e pacotes na 123milhas.
Nós entendemos que essa mudança é inesperada e lamentamos o inconveniente que isso possa causar. Para nós, manter a sua confiança é o mais importante. Por isso, estamos fazendo o possível para minimizar as consequências deste imprevisto.
A mudança ocorreu somente para os clientes da linha PROMO com embarques previstos de setembro até dezembro de 2023. Para os embarques a partir de janeiro de 2024, a 123milhas ainda está avaliando o cenário macroeconômico, mas desde já você pode solicitar os seus vouchers, acrescido de correção monetária de 150% do CDI ao mês – acima da inflação e dos juros do mercado.