10 de agosto de 2026
O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS, ANÁLISE E SERVIÇOS
ANUNCIE
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
Sem Resultados
Ver todos os resultados
PUBLICIDADE
Home Opinião

Artigo: Pais precisam ‘aprender a dizer não’ na vida e na internet para os filhos – por Roberta Guimarães

Redação Por Redação
7 de setembro de 2025
em Opinião
Tempo de leitura: 3 mins
A A
Artigo: Pais precisam ‘aprender a dizer não’ na vida e na internet para os filhos – por Roberta Guimarães

Foto: Freepik

Como educadora, diretora de escola e mãe, assim como grande parte da sociedade, estamos todos muito preocupados com o tempo excessivo que crianças e adolescentes estão nas redes sociais. Penso como essas crianças estão lidando com todos esses estímulos que este universo sugere.

As crianças na fase da educação infantil deveriam estar brincando, vivenciando experiências, conhecendo texturas e sabores. Elas precisam vivenciar situações com o corpo, através de brincadeiras em grupos da mesma idade. Não é o que está ocorrendo, já que cada vez mais precocemente estão navegando pelas redes sociais e por serem muito pequenas não devem ter acesso a telas.

As crianças um pouco maiores (do fundamental 1), podem começar a ter acesso a este mundo digital, mas sempre com a assistência de um cuidador, professor ou pais. Esse tempo de exposição às telas, deve ser limitado por esses responsáveis, há que ser ter limitações claras quanto ao conteúdo e ao tempo de exposição. Essa ação, aparentemente “radical, trará segurança ao menor e fará com que cresça com mais responsabilidade em relação ao uso da tecnologia.

Pensar em tecnologia, escola, crianças, adolescentes e jovens é também direcionar nossos olhares ao cyberbulling e como educadora, o crescimento preocupante dessa “brincadeira” séria tem gerado efeitos devastadores. Quanto ao cyberbullying, avalio que todos: sociedade, pais, escolas e estado têm suas responsabilidades.

Para os pais e responsáveis por crianças/adolescentes, é preciso que tenham muito cuidado, pois o cyberbullying está acontecendo diariamente e esses menores não sabem como lidar com isso. Cabe aos adultos, conversarem sobre esses temas, de forma franca e direta, para que possam ajudar e protegê-los nesses momentos desafiadores.

Ainda sobre esse assunto, procuro explicar aos alunos, que mesmo não podendo ser responsabilizados pela lei por seus atos, realizados no ambiente digital, seus pais ou responsáveis arcarão ou poderão arcar judicialmente por ilegalidades que tenham praticado. É importante conscientizá-los sobre isso.

O meio virtual trouxe muita “liberdade”. O menor de idade e alguns adultos, podem pensar ainda que nesse meio: “posso expressar minha opinião de qualquer maneira, afinal de contas ninguém me conhece”, mas sabemos que não é mais assim, há leis, por exemplo que já limitam expressões e ações de maneira clara e precisa.

Em relação à legislação, cito a Lei Carolina Dieckmann – (Lei nº 12.737, de 2012), que foi um marco importante no Brasil, mesmo o seu objetivo principal não sendo a proteção de dados pessoais de forma ampla, mas proporcionou a tipificação de crimes cibernéticos, passo fundamental para proteger a privacidade e os dados das pessoas na internet.

Em palestras educativas que fazemos na Rede Adventista, com pais e responsáveis, sempre alertamos que, mesmo aquelas crianças que ainda não sabem ler, chamadas nativas digitais, estão muito atentas a tudo e, apesar da tenra idade, já sabem utilizar o microfone do YouTube, por exemplo. Cito sempre o caso de uma criança que ouviu um adulto usar a expressão ‘filme que criança não pode assistir’ e ela reproduziu essa frase no aplicativo e conseguiu ter acesso a esse conteúdo impróprio para sua idade o que trouxe mudança comportamental e posterior conversa com os responsáveis. Soubemos disto, através de uma conversa informal com a mesma.

Desta forma, os adultos não devem menosprezar a inteligência das crianças e adolescentes em relação à capacidade que eles têm de acessar conteúdos e aplicativos, que seriam inadequados para suas idades. É importante que os responsáveis por crianças e adolescentes, sempre estejam atentos a mudanças de comportamento. Isso pode ser um indicativo de que algo está errado, seja tanto no ambiente real, como no virtual.

Mais recentemente, com a chegada da Inteligência Artificial (IA), novos desafios e oportunidades surgem. Sabemos que essa tecnologia, veio para ficar e está revolucionando todas as áreas do conhecimento humano. No entanto, mesmo com tudo isso à disposição, a IA, deve ser utilizada com ética e responsabilidade, para que possamos ter reais benefícios em todas as áreas da sociedade.

Diante de tudo isso, a nossa experiência de 23 anos na área educacional, em relação à exposição dos jovens no ambiente digital, sugerimos aos pais e responsáveis, “frustrem seus filhos, digam não a eles, ensine-os limites reais e virtuais”, para que entendam que na vida os “nãos” e os “sins” são provas de um amor e de um cuidado que os levará a um crescimento pessoal e real, não só para eles mas para toda sociedade que estiverem envolvidos.

 

Roberta Guimarães é professora e pedagoga, mestre em Educação com MBA em Tecnologias Educacionais e diretora do Colégio Adventista Taquaral-Campinas.

Tags: ArtigocriançasEducaçãoescolafamíliaHora CampinasInternetjovensOpiniãoredes sociaisregras
CompartilheCompartilheEnviar
Redação

Redação

O Hora Campinas reforça seu compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação em que você pode confiar.

Notícias Relacionadas

Artigo – Dia dos Pais: conheça os animais que dão um verdadeiro exemplo de cuidado com os filhotes – por Alan Maia
Opinião

Artigo – Dia dos Pais: conheça os animais que dão um verdadeiro exemplo de cuidado com os filhotes – por Alan Maia

Por Redação
9 de agosto de 2026

...

Artigo: O espetáculo e a existência – por Gabriel Basso Pereira
Opinião

Artigo: O espetáculo e a existência – por Gabriel Basso Pereira

Por Redação
9 de agosto de 2026

...

ONU adia votação sobre uso da força para manter trânsito em Ormuz

Artigo: Por que as crises no Oriente Médio nunca são apenas regionais? – por Francisco Nascimento

8 de agosto de 2026
Artigo – A trova: paixão e desafios – por Adilson Roberto Gonçalves

Artigo – A trova: paixão e desafios – por Adilson Roberto Gonçalves

7 de agosto de 2026
Artigo: O mercado da autoestima e os limites do Direito na estética – por Laura Falsarella e Amyr Muknickas Sabry

Artigo: O mercado da autoestima e os limites do Direito na estética – por Laura Falsarella e Amyr Muknickas Sabry

6 de agosto de 2026
Artigo – A ampulheta do patrimônio: segundo semestre de 2026 é o limite para o planejamento sucessório – por Jônia Barbosa de Souza

Artigo – A ampulheta do patrimônio: segundo semestre de 2026 é o limite para o planejamento sucessório – por Jônia Barbosa de Souza

5 de agosto de 2026
Carregar Mais

Mais lidas

  • Herói até o fim: pedreiro salva colega e morre afogado dentro de caixa d’água

    Herói até o fim: pedreiro salva colega e morre afogado dentro de caixa d’água

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • ‘Rolimã na Rua’ terá edição especial do Dia dos Pais neste domingo, em Valinhos

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Campinas abre seleção inédita de projetos para a pessoa idosa

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Motorista morre ao colidir Uno na traseira de um caminhão na Anhanguera, em Campinas

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Mulher de 42 anos é morta a facada pelo marido em Valinhos; vítima tinha medida protetiva

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Avatar photo
    Alexandre Campanhola
    Hora da Saudade
  • Avatar photo
    Carmino de Souza
    Letra de Médico
  • Avatar photo
    Cecília Lima
    Comunicar para liderar
  • Avatar photo
    Daniela Nucci
    Moda, Beleza e Bem-Estar
  • Avatar photo
    Gustavo Gumiero
    Ah, sociedade!
  • Avatar photo
    José Pedro Martins
    Hora da Sustentabilidade
  • Avatar photo
    Karine Camuci
    Você Empregado
  • Avatar photo
    Kátia Camargo
    Caçadora de Boas Histórias
  • Avatar photo
    Luis Norberto Pascoal
    Os incomodados que mudem o mundo
  • Avatar photo
    Luis Felipe Valle
    Versões e subversões
  • Avatar photo
    Renato Savy
    Direito Imobiliário e Condominial
  • Avatar photo
    Retrato das Juventudes
    Sonhos e desafios de uma geração
  • Avatar photo
    Thiago Pontes
    Ponto de Vista
Hora Campinas

Somos uma startup de jornalismo digital pautada pela credibilidade e independência. Uma iniciativa inovadora para oferecer conteúdo plural, analítico e de qualidade.

Anuncie e apoie o Hora Campinas

VEJA COMO

Editor-chefe

Marcelo Pereira
marcelo@horacampinas.com.br

Editores de Conteúdo

Laine Turati
laine@horacampinas.com.br

Maria José Basso
jobasso@horacampinas.com.br

Reportagem multimídia

Silvio Marcos Begatti
silvio@horacampinas.com.br

Leandro Ferreira
fotografia@horacampinas.com.br

Marketing

Pedro Basso
atendimento@horacampinas.com.br

Para falar conosco

Canal Direto

atendimento@horacampinas.com.br

Redação

redacao@horacampinas.com.br

Departamento Comercial

atendimento@horacampinas.com.br

Noticiário nacional e internacional fornecido por Agência SP, Agência Brasil, Agência Senado, Agência Câmara, Agência Einstein, Travel for Life BR, Fotos Públicas, Agência Lusa News e Agência ONU News.

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.