9 de agosto de 2026
O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS, ANÁLISE E SERVIÇOS
ANUNCIE
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
Sem Resultados
Ver todos os resultados
PUBLICIDADE
Home Cidade e Região

Irmandade de Misericórdia: Chapa da situação reage, refuta denúncias e defende instituição

Documento ressalta que a IMC reforça o compromisso com a "ética, lisura e transparência" nos trabalhos desenvolvidos no complexo hospitalar

Redação Por Redação
15 de maio de 2026
em Cidade e Região
Tempo de leitura: 4 mins
A A
Tratamento oncológico pelo SUS: Campinas ganha Unacon em 2023

Documento ressalta que a IMC reforça o compromisso com a "ética, lisura e transparência" nos trabalhos desenvolvidos no complexo hospitalar: crise e divergências na Irmandade - Foto: Arquivo

A chapa “Continuamos Unidos pela Irmandade”, que disputa a eleição no complexo Santa Casa de Campinas e Hospital Irmãos Penteado, divulgou na manhã desta sexta-feira (15) uma nota de esclarecimentos em que refuta denúncias apresentadas pela chapa oposicionista e reforça “lisura e transparência” no trabalho da Irmandade de Misericórdia.

Como mostrou o Hora Campinas, a Irmandade de Misercórdia de Campinas, que abrange os hospitais Irmãos Penteado e Santa Casa, localizados no centro da cidade, nas imediações da Prefeitura, vem enfrentando crises financeira e de gestão.

No final de abril, a eleição da nova diretoria da Santa Casa de Campinas, que deveria ocorrer no dia 30 do mês passado, foi suspensa pela Justiça, em decisão liminar.

Nos últimos dias também veio à tona a decisão do juiz Felipe Guinsani, da 7ª Vara Cível de Campinas, que determinou a retirada do segredo de justiça de um processo que reconhece irregularidades na gestão da Santa Casa.

Para permitir que as decisões viessem a público, o magistrado considerou o “inequívoco interesse público” de que “a sociedade tenha acesso às decisões proferidas sobre o patrimônio de entidade filantrópica destinada ao atendimento da população carente”.

Com a quebra do sigilo, tornou-se público o Acórdão da 10ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo, liberado em 12 de março de 2025, que proibiu a atual gestão da Santa Casa de iniciar um empreendimento imobiliário no local onde hoje se encontram o Hospital Irmãos Penteado e a Santa Casa de Campinas, projeto que incluia até mesmo a construção de Shopping Center no local. A decisão do magistrado é de 8 de maio último.

No posicionamento, a IMC alfineta seus adversários na eleição. “Aparentemente apenas a chapa Santa Causa se nega a entender esses desafios e remar na contramão da evolução”.

 

A nota de esclarecimento

O documento assinado pela chapa “Continuamos Unidos pela Misericórdia, ao qual o Hora Campinas teve acesso, informa que o grupo da situação “tomou conhecimento pela mídia televisiva e impressa de Campinas, de denúncia anônima realizada, sobre supostas rachadinhas e, mesmo sem notificação formal para se manifestar, apresentou todos os documentos e prestação de contas necessários ao Ministério Público Local, o que foi de pleno constatado nenhuma insurgência criminal à IMC ou na pessoa do provedor”.

A nota segue esclarecendo que “o procedimento de averiguação pelo MP tramita em segredo de justiça, e está na fase de manifestação de defesa da Municipalidade Campinas, sobre o assunto.”

No texto, a Irmandade de Misericórdia de Campinas diz que “reforça o compromisso com a ética, lisura e transparência sempre apresentados em seus trabalhos, contribuindo de forma voluntária ao procedimento de averiguação pelo MP, e se manifestará sempre que instada”.

 

Veja os pontos apresentados pela chapa da situação

 

A chapa “Continuamos Unidos pela Irmandade” esclareceu também:

♦ 1. O projeto de construção de um novo e moderno centro hospitalar foi regularmente aprovado pela Mesa Administrativa e por 100 irmãos que compareceram a uma assembleia especialmente convocada;

♦ 2. Entre esses que aprovaram, 7 ingressaram com pedido judicial afirmando que não haviam participado dos atos de aprovação, contrariando provas documentais apresentadas;

♦ 3. No curso do processo, a Justiça não analisou critérios de viabilidade técnica ou econômica. A decisão, entretanto, interpretou que ajustes técnicos do projeto não guardavam 100% de correspondência com a previsão original; Importante, então, esclarecer a todos: (i) A Irmandade está sediada em terreno de aproximadamente 25.000m², com potencial construtivo de mais de 125.000m². Ou seja, onde atualmente há, aproximadamente, 15.000m² de construção, poderia ser construído mais 110.000m². Esse potencial construtivo corresponde a um PATRIMÔNIO não edificado da Instituição. Tentar inviabilizar sua destinação, antes de mais nada, é inviabilizar seu próprio crescimento e evolução tecnológica. Argumentos irresponsáveis podem prejudicar indefinidamente a Instituição que se alega defender; (ii) O Projeto respeitava bens tombados, tanto que foi aprovado pelo CONDEPACC; (iii) O patrimônio imobiliário da instituição seria multiplicado em dezenas de vezes, tornando-a proprietária de uma moderna estrutura multiuso, complementar às atividades hospitalares.

♦ 4. A Irmandade não passaria a operar um centro comercial ou rede hoteleira apenas, mas destinaria à locação e auferiria renda, nada diferente do que já faz. Novamente chamamos à atenção para argumentos irresponsáveis que podem causar danos permanentes à instituição; (iv) A área destinada à sede da Instituição, além de muito mais moderna e arrojada, seria aproximadamente 50% maior que a área atual, um benefício óbvio; (v) Todos os que realmente prezam pela instituição podem imaginar o imenso desafio que é gerir um hospital dessa relevância e importância em instalações construídas entre 1871 (Santa Casa) e 1936 (Irmãos Penteado).

♦ 5. Aparentemente apenas a chapa “Santa Causa” se nega a entender esses desafios e remar na contramão da evolução; (vi) A Justiça não proibiu definitivamente o projeto, tampouco teria autoridade para tamanha ingerência em uma instituição PRIVADA;

♦ 6. Dessa forma, convidamos a todos para, individualmente, refletir se o ideal buscado pela chapa “Santa Causa”, de inviabilizar o atendimento hospitalar em uma estrutura moderna, é condizente com os objetivos da Instituição. Ao invés disso, a chapa “Continuamos Unidos pela Irmandade” é coerente aos seus princípios e defende uma gestão ética, responsável e transparente. Viabilizar uma infraestrutura hospitalar moderna à população carente da Região Metropolitana de Campinas (RMC) é, acima de tudo, atender à finalidade definida desde a fundação da Irmandade, em 1871.

♦ 7. Contamos com o seu apoio para mantermos a Irmandade de portas abertas e com a qualidade e respeito que merece de todos nós!

CHAPA CONTINUAMOS UNIDOS PELA IRMANDADE

Tags: discórdiadivergênciagestãoIrmandade de Misericórdiairmãos penteadopolêmicaSanta Casa de Campinas
CompartilheCompartilheEnviar
Redação

Redação

O Hora Campinas reforça seu compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação em que você pode confiar.

Notícias Relacionadas

Centro de acolhimento celebra Dia dos Pais com reflexão sobre paternidade responsável
Cidade e Região

Centro de acolhimento celebra Dia dos Pais com reflexão sobre paternidade responsável

Por Redação
9 de agosto de 2026

...

Motorista morre ao colidir Uno na traseira de um caminhão na Anhanguera, em Campinas
Cidade e Região

Motorista morre ao colidir Uno na traseira de um caminhão na Anhanguera, em Campinas

Por Redação
9 de agosto de 2026

...

Semanas da Juventude terão 33 atividades gratuitas em Campinas em 16 dias

Semanas da Juventude terão 33 atividades gratuitas em Campinas em 16 dias

8 de agosto de 2026
Mulher de 42 anos é morta a facada pelo marido em Valinhos; vítima tinha medida protetiva

Mulher de 42 anos é morta a facada pelo marido em Valinhos; vítima tinha medida protetiva

8 de agosto de 2026
‘Rolimã na Rua’ terá edição especial do Dia dos Pais neste domingo, em Valinhos

‘Rolimã na Rua’ terá edição especial do Dia dos Pais neste domingo, em Valinhos

8 de agosto de 2026
Sociólogo e analista internacional, Lejeune Mirhan morre em Campinas aos 69 anos

Sociólogo e analista internacional, Lejeune Mirhan morre em Campinas aos 69 anos

8 de agosto de 2026
Carregar Mais

Mais lidas

  • Herói até o fim: pedreiro salva colega e morre afogado dentro de caixa d’água

    Herói até o fim: pedreiro salva colega e morre afogado dentro de caixa d’água

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • ‘Rolimã na Rua’ terá edição especial do Dia dos Pais neste domingo, em Valinhos

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Campinas abre seleção inédita de projetos para a pessoa idosa

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Atropelamento na Bandeirantes, em Campinas, deixa um morto e outro ferido

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • TIC tem uma das maiores frentes de obras do estado entre Campinas e Jundiaí

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Avatar photo
    Alexandre Campanhola
    Hora da Saudade
  • Avatar photo
    Carmino de Souza
    Letra de Médico
  • Avatar photo
    Cecília Lima
    Comunicar para liderar
  • Avatar photo
    Daniela Nucci
    Moda, Beleza e Bem-Estar
  • Avatar photo
    Gustavo Gumiero
    Ah, sociedade!
  • Avatar photo
    José Pedro Martins
    Hora da Sustentabilidade
  • Avatar photo
    Karine Camuci
    Você Empregado
  • Avatar photo
    Kátia Camargo
    Caçadora de Boas Histórias
  • Avatar photo
    Luis Norberto Pascoal
    Os incomodados que mudem o mundo
  • Avatar photo
    Luis Felipe Valle
    Versões e subversões
  • Avatar photo
    Renato Savy
    Direito Imobiliário e Condominial
  • Avatar photo
    Retrato das Juventudes
    Sonhos e desafios de uma geração
  • Avatar photo
    Thiago Pontes
    Ponto de Vista
Hora Campinas

Somos uma startup de jornalismo digital pautada pela credibilidade e independência. Uma iniciativa inovadora para oferecer conteúdo plural, analítico e de qualidade.

Anuncie e apoie o Hora Campinas

VEJA COMO

Editor-chefe

Marcelo Pereira
marcelo@horacampinas.com.br

Editores de Conteúdo

Laine Turati
laine@horacampinas.com.br

Maria José Basso
jobasso@horacampinas.com.br

Reportagem multimídia

Silvio Marcos Begatti
silvio@horacampinas.com.br

Leandro Ferreira
fotografia@horacampinas.com.br

Marketing

Pedro Basso
atendimento@horacampinas.com.br

Para falar conosco

Canal Direto

atendimento@horacampinas.com.br

Redação

redacao@horacampinas.com.br

Departamento Comercial

atendimento@horacampinas.com.br

Noticiário nacional e internacional fornecido por Agência SP, Agência Brasil, Agência Senado, Agência Câmara, Agência Einstein, Travel for Life BR, Fotos Públicas, Agência Lusa News e Agência ONU News.

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.