O torneio olímpico de vôlei de praia entrou na fase decisiva, uma derrota significa adeus ao sonho de medalha. Na noite deste sábado (31) teve início a rodada de oitavas de final, e a primeira dupla brasileira em ação foi Ana Patrícia e Rebecca, que conseguiu sua classificação para as quartas-de-final ao vencer as chinesas Wang/X. Y. Xia por 2 sets a 0. Já a dupla formada por Ágatha e Duda acabou superada pelas alemãs, Ludwig e Kozuch, e está fora dos Jogos Olímpicos de Tóquio.
Com volume de jogo consistente e o bloqueio bastante eficiente (nove pontos neste fundamento) Ana Patricia e Rebecca levaram a melhor sobre Wang/X. Y. Xia com parciais de 21/14 e 23/21), na arena montada no parque Shiokaze, em Tóquio (JAP).
Ana e Rebecca se classificaram para as oitavas de final com a melhor campanha entre as terceiras colocadas. No confronto decisivo deste sábado as chinesas chegaram invictas, com três vitórias em três jogos e a primeira colocação do grupo C. Mas em quadra o retrospecto da competição não teve relevância para influenciar o placar. Ana e Rebecca tiveram paciência para administrar os erros e impor o próprio ritmo sobre as adversárias. Após o jogo, a bloqueadora Ana Patrícia comentou sobre o desempenho da dupla.
Nas quartas de final Ana Patrícia e Rebecca enfrentarão as vencedoras no confronto entre as duas duplas da Suíça: Hidrich/Vergé-Dépré e Hüberli/Betschart.
A eliminação

Num jogo muito equilibrado, definido no tie break, Ágatha e Duda acabaram superadas pela dupla da Alemanha, Ludwig e Kozuch, e acabaram eliminadas das Jogos. A a dupla brasileira enfrentou dificuldades no primeiro set, se recuperou no segundo e o terceiro foi definido nos detalhes. No final, vitória alemã por 2 sets a 1 (21/19, 19/21 e 16/14).
Eliminadas, as atletas lamentaram muito depois de tanta entrega ao longo desse ciclo olímpico. Medalhista olímpica em 2016, no Rio de Janeiro, e mais experiente da dupla, Ágatha falou logo sobre o seu sentimento depois que saiu da quadra
“Foi por muito pouco. A sensação é muito ruim porque é muito trabalho para chegar até aqui. É dar a vida ao esporte sempre pensando em um momento como esse. Sabemos o quanto trabalhamos e queríamos, o quanto nos doamos. Nesse momento é difícil falar alguma coisa. Foi um jogo definido no detalhe”, disse Ágatha.
A jogadora ainda falou sobre o time adversário. “São duas grandes jogadoras. O cruzamento era difícil e sabíamos disso. Primeiro set não jogamos tão bem, o nosso jogo demorou para entrar, mas depois entrou e foi no detalhe. Mérito delas, que conseguiram ganhar dessa forma. Nós vamos ficar com essa sensação, mas com a certeza de que fizemos o nosso máximo”, afirmou Ágatha. (Com informações da CBV)











