4 de maio de 2026
O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS, ANÁLISE E SERVIÇOS
ANUNCIE
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Home Cidade e Região

ISA combate desperdício e fome com dignidade

Frutas, legumes e verduras doadas por permissionárias vão para a mesa de vulneráveis

Marcelo Pereira Por Marcelo Pereira
29 de outubro de 2021
em Cidade e Região
Tempo de leitura: 4 mins
A A
ISA combate desperdício e fome com dignidade

O assistente social Erik Campos, do ISA, com uma caixa de abobrinha selecionada para distribuição: "A alimentação é um direito" Foto: Leandro Ferreira/Hora Campinas

Um dos grandes desafios contemporâneos, além de garantir alimento para comunidades vulneráveis, é evitar o desperdício. Em tempos de pandemia e crise de renda e emprego, levar comida que seria descartada a quem precisa é um ato não são só de solidariedade. Trata-se de atitude cidadã e constitucional, afinal, a segurança alimentar é um direito. Campinas tem um trabalho louvável feito há mais de 35 anos e que, ao longo do tempo, foi se aperfeiçoando e se adaptando às circunstâncias logísticas, à organização da sociedade civil e aos protocolos de governança socioeconômica.

Trata-se do Instituto de Solidariedade para Programas de Alimentação (ISA), uma organização não-governamental que funciona dentro da Ceasa Campinas, na Rodovia D. Pedro I. A ONG surgiu para combater a fome e o desperdício, garantindo o aproveitamento do excedente de hortifrútis e incentivando as doações dos permissionários. O ISA foi fundado em 1984. Nasceu da percepção de um comerciante, o Zé Mineiro, que enxergava no desperdício de outrora uma oportunidade de levar alimento às famílias carentes.

 

ISA: um dos pilares das ações de segurança alimentar em Campinas – Foto: Leandro Ferreira/Hora Campinas
Foto: Leandro Ferreira/Hora Campinas
Foto: Arquivo

 

Hoje, quem visita as dependências do ISA fica impressionado com a estrutura, logística e organização. São pelo menos 22 funcionários. Eles se dividem na coleta, seleção e distribuição dos alimentos. Há gestores, assistentes sociais, motoristas e pessoal administrativo. Uma engenharia montada para garantir alimento a populações de extrema vulnerabilidade social.

 

 

 

 

Neste projeto, vital durante a pandemia, os excedentes da comercialização dos produtos do Mercado de Hortifrútis da Ceasa viram alimento essencial para os carentes. São frutas, legumes e verduras doados por permissionários e estocados em câmaras frias para melhor aproveitamento.

Esses alimentos chegam ao ISA porque passaram pela recusa comercial do permissionário, em razão do tempo de estoque nos galpões ou por alguma avaria estética. Como esse alimento certamente seria rejeitado pelos mercados, os permissionários doam toneladas para o ISA, que seleciona, higieniza e distribui.

“São alimentos que não perderam o valor nutricional. E isso aqui não é uma ajuda, um favor. É um direito. Por isso, temos todo esse cuidado aqui”, afirma o assistente social Erik Campos, um dos funcionários do ISA e que até mareja os olhos quando lembra que Campinas, polo de tecnologia e referência em desenvolvimento econômico, tem bolsões de miséria e pobreza onde a fome está presente.

 

O assistente social Erik Campos, ao lado das esteiras que ajudam no processo de seleção dos alimentos doados: “Quando cheguei ao ISA, em 2015, me assustei em saber que tinha fome em Campinas” Foto: Leandro Ferreira/Hora Campinas

 

Impacto da pandemia

O cadastro convencional do ISA indica que aproximadamente 24 mil pessoas participam do programa. São famílias que passaram por um processo de seleção socioeconômica, que apresentaram documentos e que provaram atender aos critérios exigidos. Um deles é ter renda per capita de até R$ 200. Esse valor é definido após deduzir do orçamento geral da família as despesas essenciais, como aluguel, água e luz. Se, depois dessa equação, sobrar menos de R$ 200 por mês para cada um, a família entra no critério.

Erik Campos observa que houve aumento considerável da demanda por alimento no ISA com a pandemia. Dados de setembro último indicam um universo novo atendido de 10,2 mil famílias.

Ele adverte também que as pessoas que desejam ter acesso aos alimentos não devem se dirigir diretamente à Ceasa. Por várias razões: segurança, aglomeração e logística. Devem, antes, fazer um pré-contato no telefone (19) 3746-1020 para saber os critérios que devem seguir para entrar no cadastro.

“O número de famílias que passou a vir espontaneamente no ISA na pandemia cresceu. Foi gigantesco. Tinha gente que pegava dois, três ônibus e cruzava a cidade. Mas chegava com informações erradas. Então, é preciso falar antes conosco pelo telefone para que possamos orientá-los”, explica.

 

Funcionária limpa couve-flor para encaminhar à doação Foto: Leandro Ferreira/Hora Campinas

 

Quem é beneficiado

Além de famílias cadastradas, que atendem aos critérios de vulnerabilidade social, o ISA ajuda mais de 100 entidades assistenciais, incluindo ONGs, casas de longa permanência, hospitais beneficentes e creches. Pacientes em tratamento, que comprovem dificuldade de renda e que precisam complementar o seu cardápio nutricional, também são contemplados. O ISA faz ainda doações esporádicas para eventos abertos à comunidade de cunho social, mediante consulta prévia. Alimentos que eventualmente não são próprios para o consumo humano, depois de passar por todas as etapas de seleção, são destinados a pequenos produtores rurais da cidade, para uso animal.

Surpresas 

Erik conta que a pandemia criou algumas situações dramáticas e inusitadas. Ele lembra de um dono de restaurante que, diante da iminência do fechamento do estabelecimento na fase mais severa da restrição, ligou para o ISA perguntando se podia doar um carregamento de cogumelos, afinal tudo se perderia. “Aceitamos e depois orientamos as famílias a consumir algo que eles não estavam acostumados”, lembra.

O assistente social recorda também de um casal que entrou no cadastro por queda abrupta de renda. O marido era chef de cozinha e a mulher, professora de Pilates. “Eles ficaram completamente sem trabalho. Tudo foi fechado”, comenta.

 

Funcionário carrega alimentos para caminhão no ISA: logística e organização Foto: Leandro Ferreira/Hora Campinas

 

Logística

O esquema de distribuição dos alimentos atende a um rigoroso esquema previamente planejado. Os alimentos, depois de selecionados, são colocados em caixas de plástico. De segunda a sexta-feira, caminhões deixam o ISA seguindo itinerários definidos. As doações são levadas para comunidades carentes. A rede de distribuição conta com 35 pontos em Campinas, um em Sumaré e um em Valinhos. A quantidade já é calculada pelo número de famílias atendidos naquele bairro. Os cadastrados vão aos pontos de distribuição com sacolas e carrinhos para buscar os alimentos.

 

“Abobrinha e cenoura são complementares numa refeição. Mas para quem está em vulnerabilidade, muitas vezes é o único alimento”, reforça Erik Campos

 

 

O espaço de triagem do ISA: mais de 10 mil famílias entraram no cadastro no mês passado com o agravamento da crise econômica Foto: Leandro Ferreira/Hora Campinas

 

Para Erik, quem imagina que o ISA trabalha com sobras e refugo, está enganado. “Isso aqui não é um resto. É uma doação. Os alimentos preservam o seu valor nutricional. Num planejamento de consumo semanal, dá para utilizar e faz a diferença na vida das pessoas”, conclui.

Com o trabalho do ISA, o Hora Campinas conclui nesta sexta-feira, 29 de outubro, a série “Fome e Solidariedade”.

 


Tags: CampinasCeasaCoronavirusCovid-19crise econômicacrise sanitáriaCufafomeFundação FeacInstituto de Solidariedade para Programas de AlimentaçãoISAMobiliza CampinasPandemiavulnerabilidade social
CompartilheCompartilheEnviar
Marcelo Pereira

Marcelo Pereira

O Hora Campinas reforça seu compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação em que você pode confiar.

Notícias Relacionadas

Associação Mata Ciliar devolve onça-parda à natureza após longa recuperação
Cidade e Região

Associação Mata Ciliar devolve onça-parda à natureza após longa recuperação

Por Redação
3 de maio de 2026

...

Histórias inspiradoras e quase centenárias: Campinas tem 5.291 nonagenários
Cidade e Região

Histórias inspiradoras e quase centenárias: Campinas tem 5.291 nonagenários

Por Marcelo Pereira
3 de maio de 2026

...

Programação da Semana da FEB em Campinas tem início nesta segunda-feira

Programação da Semana da FEB em Campinas tem início nesta segunda-feira

3 de maio de 2026
Câmera na João Jorge com Salles Oliveira vai registrar condutas de risco a partir desta segunda (4)

Câmera na João Jorge com Salles Oliveira vai registrar condutas de risco a partir desta segunda (4)

3 de maio de 2026
2º Leilão do Pátio Municipal: visitação ocorre nesta segunda

2º Leilão do Pátio Municipal: visitação ocorre nesta segunda

3 de maio de 2026
Casa de Jesus realiza em Campinas a partir de quinta o tradicional Brechó das Mães

Casa de Jesus realiza em Campinas a partir de quinta o tradicional Brechó das Mães

3 de maio de 2026
Carregar Mais
  • Avatar photo
    Alexandre Campanhola
    Hora da Saudade
  • Avatar photo
    Carmino de Souza
    Letra de Médico
  • Avatar photo
    Cecília Lima
    Comunicar para liderar
  • Avatar photo
    Daniela Nucci
    Moda, Beleza e Bem-Estar
  • Avatar photo
    Gustavo Gumiero
    Ah, sociedade!
  • Avatar photo
    José Pedro Martins
    Hora da Sustentabilidade
  • Avatar photo
    Karine Camuci
    Você Empregado
  • Avatar photo
    Kátia Camargo
    Caçadora de Boas Histórias
  • Avatar photo
    Luis Norberto Pascoal
    Os incomodados que mudem o mundo
  • Avatar photo
    Luis Felipe Valle
    Versões e subversões
  • Avatar photo
    Renato Savy
    Direito Imobiliário e Condominial
  • Avatar photo
    Retrato das Juventudes
    Sonhos e desafios de uma geração
  • Avatar photo
    Thiago Pontes
    Ponto de Vista

Mais lidas

  • Cartórios da região de Campinas terão horário ampliado para regularização de títulos

    Cartórios da região de Campinas terão horário ampliado para regularização de títulos

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Histórias inspiradoras e quase centenárias: Campinas tem 5.291 nonagenários

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Entre bicicletas e lembranças: a saudade de Edson Lunardi – por Alexandre Campanhola

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Comissão aprova feriado municipal em 14 de julho no aniversário de Campinas

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Pioneiro da Praça do Coco sai em defesa da Prefeitura e diz que árvores estavam ‘mortas’

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
Hora Campinas

Somos uma startup de jornalismo digital pautada pela credibilidade e independência. Uma iniciativa inovadora para oferecer conteúdo plural, analítico e de qualidade.

Anuncie e apoie o Hora Campinas

VEJA COMO

Editor-chefe

Marcelo Pereira
marcelo@horacampinas.com.br

Editores de Conteúdo

Laine Turati
laine@horacampinas.com.br

Maria José Basso
jobasso@horacampinas.com.br

Silvio Marcos Begatti
silvio@horacampinas.com.br

Reportagem multimídia

Gustavo Abdel
abdel@horacampinas.com.br

Leandro Ferreira
fotografia@horacampinas.com.br

Caio Amaral
caio@horacampinas.com.br

Marketing

Pedro Basso
atendimento@horacampinas.com.br

Para falar conosco

Canal Direto

atendimento@horacampinas.com.br

Redação

redacao@horacampinas.com.br

Departamento Comercial

atendimento@horacampinas.com.br

Noticiário nacional e internacional fornecido por Agência SP, Agência Brasil, Agência Senado, Agência Câmara, Agência Einstein, Travel for Life BR, Fotos Públicas, Agência Lusa News e Agência ONU News.

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.