As promoções já começaram, mas a Black Friday do comércio central de Campinas ocorre no próximo dia 24, com a previsão de alta de 15% na comparação com o desempenho em 2022. A projeção de faturamento de uma das datas mais aguardadas do ano pelos consumidores é de R$ 584 milhões em vendas no município, tanto físicas quanto digitais, contra R$ 508 milhões de 2022.
A Associação Comercial e Industrial de Campinas (Acic) está otimista quanto à movimentação da Black Friday. Na Região Metropolitana de Campinas, a estimativa é também de crescimento de 15%, com valores estimados em R$ 1,13 bilhão (frente aos R$ 988 milhões de 2022).
Ainda segundo a Acic, o crescimento esperado para a região de Campinas é maior do que a média nacional, projetada em 10%, somando em 2023 R$ 7,5 bilhões (contra R$ 6,8 bilhões em 2022).
Itens eletrônicos, como smartphones ou aparelhos de televisão, lideram a lista de “intenção de compra”, seguidos por eletrodomésticos, calçados, roupas e assessórios, perfumes e cosméticos.
O Cartão de Crédito deve ser o mais utilizado para o pagamento (possibilidade de parcelamento), seguido do PIX, Cartão de Débito e demais.
A Black Friday é tradicionalmente realizada na última sexta-feira de novembro – neste ano, dia 24. O comércio do Centro terá horário ampliado neste dia, das 8h às 20h.
Perfil do público em Campinas
O departamento de economia da Acic avalia o perfil do consumidor da Black Friday em Campinas: 51% é feminino, 29% tem entre 24 e 34 anos, e 48% está inserido nas classes AB.