Al Hilm, que significa “o sonho” em árabe, é o nome da bola oficial dos jogos das semifinais e da final da Copa do Mundo Fifa de 2022, no Catar. Ela sucede a bola oficial dos jogos da fase de grupos, Al Rihla, ou “a travessia”.
A Al Hilm conta com a inédita tecnologia da bola conectada (“Connected Ball”) da adidas, que auxilia a equipe de arbitragem a tomar decisões mais rápidas e precisas durante esta Copa do Mundo..
Combinada com dados sobre a posição dos jogadores, a inovação proporciona dados instantâneos à equipe de arbitragem de vídeo, ajudando a otimizar a tomada de decisões para que a experiência dos torcedores seja ininterrupta. Ao combinar os dados da bola, capturados por sensores IMU localizados em seu interior, e aplicar a inteligência artificial, a nova tecnologia serve de apoio para o sistema semiautomatizado de impedimento, principalmente ao indicar o exato momento em que a bola é tocada em situações difíceis de impedimento.
“Com o desenvolvimento da tecnologia da bola conectada, a adidas possibilitou que uma importante camada adicional de informações esteja disponível para a equipe de arbitragem de vídeo. Os dados da bola abrem as portas para novas perspectivas de narrativa para os momentos únicos em campo nesta Copa do Mundo”, disse Johannes Holzmüller, diretor de Tecnologia do Futebol e Inovação da Fifa.
A bola também foi projetada colocando o meio ambiente como prioridade. Todos os componentes foram cuidadosamente considerados e Al Hilm é a primeira bola das semifinais e da final de uma Copa do Mundo feita somente com tintas e colas à base de água.
O design, por sua vez, foi aplicado sobre uma base texturizada de cor dourada que apresenta um sutil padrão triangular, inspirado nos cintilantes desertos da região que rodeia a cidade de Doha, na cor do troféu da Copa e no padrão da bandeira do Catar.
“Al Hilm representa um farol que emana a luz do poder do esporte e do futebol para unificar o mundo. Milhões de pessoas de quase todos os países do mundo assistirão, unidas por sua paixão pelo futebol. Desejamos às seleções envolvidas nas fases finais do torneio toda a sorte ao competirem no maior palco que o futebol tem a oferecer”, disse Nick Craggs, gerente-geral de futebol da adidas.