O excesso de velocidade corresponde a quase 68% das infrações de trânsito registradas em Campinas em 2023. Os dados divulgados nesta quarta-feira (10) compõem o balanço de fiscalização do trânsito realizado pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec).
Ao todo, foram computadas mais de 784 mil infrações ao longo do ano passado, sendo 661.991 (84,4%) oriundas da fiscalização eletrônica (radares) e 122.348 (15,6%) aplicadas pelos agentes da mobilidade urbana.
Do total computado, 533.160 penalidades envolveram excesso de velocidade.
O número de 661.991 penalidades registrado pelos radares equivale a menos de 1% (0,07%) das 880,9 milhões de passagens de veículos pelos pontos com radares em Campinas.
De acordo com o presidente da Emdec, Vinicius Riverete, o conceito de ‘indústria da multa’ não se sustenta, quando, segundo ele, mais de 99% dos condutores que passaram pelos pontos com radares não foram autuados.
“O objetivo maior não é punir infratores e sim salvar vidas”, completa o secretário.
Sua avaliação é de que a aplicação de penalidades é a maneira de fazer com que as leis de trânsito sejam cumpridas para que todo cidadão tenha o direito de se deslocar com segurança.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que ultrapassar o limite de velocidade permitido é uma das principais causas de acidentes do mundo. Em Campinas, a velocidade excessiva foi o principal fator de risco identificado na análise de 37 do total de óbitos registrados na malha urbana até novembro de 2023, com 27% dos casos.
Ranking de infrações
A soma do ranking das cinco principais infrações de trânsito cometidas em 2023 (680.495 penalidades) representa 86,8% do total de multas aplicadas no ano, identificadas pelos radares e pelos agentes da mobilidade urbana. Excesso de velocidade e avanço de sinal vermelho ocupam a primeira e a segunda posição, respectivamente. Confira:
1º) Transitar em velocidade superior à máxima permitida: 533.160 (68% do total).
2º) Avanço de sinal vermelho: 58.021 (7,4% do total).
3º) Estacionamento irregular (todos os tipos): 52.378 (6,7% do total).
4º) Parar ou estacionar sobre a faixa de pedestre (todos os tipos): 18.880 (2,4% do total).
5º) Dirigir com uso de telefone celular (todos os tipos): 18.056 (2,3% do total).
John Boyd Dunlop lidera vias com mais infrações
O balanço da fiscalização de trânsito traz ainda as cinco vias que mais acumularam infrações, em 2023, considerando toda a sua extensão. Juntas, elas somaram 330.616 penalidades – 42,2% do total:
1º) Avenida John Boyd Dunlop: 156.131 penalidades expedidas (19,9% do total).
2º) Avenida das Amoreiras: 67.002 penalidades expedidas (8,5% do total).
3º) Avenida Ruy Rodriguez: 46.570 penalidades expedidas (5,9% do total).
4º) Avenida Dermival Bernardes Siqueira: 31.839 penalidades expedidas (4,1% do total).
5º) Avenida José Amgarten: 29.074 penalidades expedidas (3,7% do total).
O levantamento realizado pela Emdec considera os 15 primeiros caracteres do local da infração para o agrupamento dos números. As três primeiras posições são ocupadas por avenidas que estão entre as de maior extensão em Campinas. A John Boyd Dunlop é a mais extensa do município, com 15 km; e a Amoreiras conta com cerca de 13 km.
Ações pela vida
Para inibir as infrações à legislação, a Emdec afirma ter intensificado as blitze de fiscalização em Campinas. Ao longo de 2023, foram realizadas 129 operações integradas, em conjunto com a Guarda Municipal, Polícia Militar, Polícia Militar Rodoviária, Polícia Civil e o Comando de Policiamento de Trânsito da Polícia Militar do Estado de São Paulo (CPTran/PMESP).
“Elas buscam dissuadir comportamentos de risco e, assim, prevenir acidentes”, diz a empresa.
As operações de fiscalização de trânsito estão integradas com as ações de educação para mobilidade, como recomenda o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans).
Em 2023, cerca de 490 ações educativas foram realizadas pela Emdec, impactando 110,7 mil pessoas. Além disso, a velocidade excessiva foi tema da campanha de segurança viária #Desacelera – Não ultrapasse o limite da vida, que enfatizou a importância do respeito aos limites de velocidade e à sinalização.
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