É certo que o início do ano letivo gera alguns desafios para as crianças, seus pais e professores, pois começar um novo ano de estudos requer empenho, planejamento e empatia, entre todos os envolvidos. E é nesse período de início, que temos o processo de adaptação escolar, aonde, de alguma forma, o novo é vivenciado pelas crianças, e esse novo pode se apresentar através de diversas situações, seja na primeira vez da criança na escola, a transição de uma etapa de ensino para outra, a mudança de cidade, uma mudança de escola, troca de professor, mudança de rotina, novos conteúdos, entre outros. Esta é uma fase que merece muita compreensão e paciência dos responsáveis e dever ser feita com muito carinho.
Mas como tornar a adaptação escolar eficiente para o engajamento da criança na escola depois de um período férias, de descanso? Se já é difícil para os adultos e para as crianças, como desenvolver conexões favoráveis a essa transição? E ainda quanto tempo vai levar esse processo de adaptação?
É importante que os pais e outras figuras de autoridade desenvolvam estratégias antes mesmo de começarem as aulas, uma forma bem simples é chamar a criança para participar da escolha dos materiais escolares.
É nesse momento, que conexões podem ser despertadas na criança, promovendo o interesse em ir à escola de forma prazerosa, mostrando que é o lugar de muitos aprendizados. É preciso incentivar as crianças a serem independentes e responsáveis, fornecendo ferramentas para ajudar na administração do seu tempo, podendo usar calendários diários, quadros de tarefas pendentes e gerenciadores de tarefas on-line.
E os professores, o que podem fazer para o início do ano letivo? É necessário que os professores organizem seus planejamentos, façam a escolha de materiais didáticos adequados à turma e/ou idade, que participem de formações continuadas, que organizem um ambiente acolhedor, e também que estejam preparados para iniciar a avaliação – um item indispensável para o processo de aprendizagem. Mas a avaliação também faz parte do processo de adaptação escolar? Certamente que sim e o destaque se dá para a avaliação diagnóstica.
A avaliação diagnóstica será de suma importância neste início das aulas, ela servirá para que o professor possa conhecer cada criança, o que já sabe, suas habilidades e dificuldades, seu nível de compreensão sobre determinados temas.
É através dessa avaliação diagnóstica que o professor estará pronto para estabelecer, de fato, novas conexões com seus educandos. O professor também deve estar preparado para acolher as crianças em sala de aula, é importante que elas se sintam “vistas” e “ouvidas”; o acolhimento é muito importante, e fará com que a criança desperte em si o “sentimento de pertencimento”, tornando a adaptação escolar isenta de traumas, insegurança e incertezas.
O que mais o professor pode fazer? Recepcionar a criança de forma gentil e amorosa é fundamental, criar vínculos de afetividade torna o processo mais fluido.
Mostrar o espaço, apresentar as pessoas que vão conviver durante o período e, principalmente, a relação familiar, pois é com as informações colhidas por meio do contato familiar, que o professor poderá se aproximar ainda mais da criança. Em uma conversa, de poucos minutos com a família, o professor poderá descobrir várias particularidades da criança, e assim desenvolver recursos de adaptação.
Esse tempo de adaptação pode variar de criança para criança, sendo de uma semana até um mês, o mais importante deste processo é que a criança se sinta acolhida e pronta para iniciar a sua construção de aprendizagem!
Professora Me. Rita de Cássia Turmann Tuchinski é docente do curso de Pedagogia no Centro Universitário Internacional – UNINTER