5 de dezembro de 2023
O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS, ANÁLISE E SERVIÇOS
  • ANUNCIE
  • WHATSAPP
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO
  • GERAL
  • NEGÓCIOS
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO
  • GERAL
  • NEGÓCIOS
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
Sem Resultados
Ver todos os resultados

Artigo – Barbárie na metrópole: refletindo e sugerindo – por Regina Márcia Moura Tavares

Redação Por Redação
8 de novembro de 2023
em Opinião
Tempo de leitura: 4 mins
A A
Estátua de Carlos Gomes: maestro é um dos grandes destaques da cultura e história da cidade - Foto: Leandro Ferreira/Hora Campinas

Estátua de Carlos Gomes: maestro é um dos grandes destaques da cultura e história da cidade - Foto: Leandro Ferreira/Hora Campinas

Vez por outra, noticia-se em Campinas o abandono em que se encontram os espaços onde monumentos de personagens históricos da cidade estão localizados, roubos de placas comemorativas e mesmo de bustos moldados em bronze. Pode-se dizer, nada muito diferente do que vem acontecendo em várias metrópoles, em outros países.

Recordo-me que em 2008 publicou-se uma relação dos monumentos que seriam restaurados pela administração municipal, no ano seguinte. A notícia alvissareira reavivou a esperança dos que ainda se preocupam com a Preservação da Memória e a valorização do Patrimônio Cultural de um povo, como alavanca de seu próprio desenvolvimento. Como de costume, nada aconteceu nos 11 anos seguintes, significativamente!

Sabe-se que nas administrações municipais a Educação formal, a Saúde e a Segurança sempre são colocadas como prioridade, sobretudo por governantes que desconhecem a importância da Cultura, em suas inúmeras expressões, bem como a Preservação do Patrimônio Cultural de uma população como quesito essencial à expansão de seus repertórios e ao exercício pleno da cidadania. A constatação, entretanto, do descaso e do vandalismo que campeia no mundo todo destruindo monumentos históricos oferece-nos a oportunidade de fazermos algumas considerações que, certamente, vão além da crítica à limitação dos que administram nossas cidades e o próprio país.

A cidade de Campinas, assim como tantas outras do país e do mundo, é um aglomerado de segmentos populacionais díspares, um mosaico cultural onde o que menos existe é homogeneidade, marca de um mundo globalizado. Nela não coexistem mais somente aqueles que se conhecem há séculos, através de seus antepassados ou de suas próprias pegadas impressas nas lajes do passeio público.

Atualmente, fazem parte dela milhares de pessoas que para as áreas urbanas vieram e continuam vindo à procura de sustento ou pela atração natural que a novidade e o conforto exercem sobre o espírito humano. Com trabalho exaustivo, dificuldades de locomoção e informação, tais recém-chegados muitas vezes acabam confinados em espaços restritos nos quais suas próprias trajetórias pessoais não são recuperadas, assim como as tradições culturais que lhes deram forma e conteúdo em outras regiões de origem.

São os “órfãos culturais” da grande metrópole que, sem identidades valorizadas socialmente, sem monumentos que os representem, permanecem à margem da sociedade que os acolhe tornando-se presas fáceis de proselitismos de toda natureza, inclusive criminosa, pois tal organização lhes proporciona o significado social de que necessitam para se sentirem incluídos num espaço que lhes é estranho. Ao mesmo tempo, os alucinógenos que hoje circulam facilmente abrem-lhes um espaço onírico e garantem a sobrevivência, mesmo que precária e perigosa.

Sabe-se que toda a política de preservação em nosso país, assim como no mundo todo, sempre privilegiou a preservação do patrimônio das classes dominantes por ser esta uma maneira inteligente, embora perversa, de convalidação do poder nas mãos das oligarquias, assim como a manutenção do estado dominial em que ainda vivemos.

Creio ser necessário irmos além da denúncia do descalabro em que se encontram os inúmeros monumentos que, no espaço público, comunicam parte da história da cidade e homenageiam os personagens que para ela contribuíram, ao longo do tempo. Faz-se necessária uma reflexão sobre o multiculturalismo que deu origem ao espaço urbano, o qual continua e se legitima; esta será de grande importância para a inclusão de outros monumentos que venham a homenagear personagens metropolitanos das várias camadas sociais.

Projetos de Animação Cultural nestes espaços públicos, como já existente em vários países, são capazes de permitir a incorporação crítica das relações sociais existentes na cidade e a percepção do papel de cada segmento social, através do tempo.

Será sempre interessante que, nesta ação cultural proposta junto aos monumentos, sejam envolvidos alunos de Universidades dos vários cursos das áreas de Humanas, Expressão Artística e de outros capazes de criarem apresentações próprias para a transmissão ao público passante do significado do bem preservado dentro de um contexto histórico-social mais amplo. No Canadá pude apreciar inúmeras ações dessa natureza acontecendo em finais de semana, feriados e, principalmente, nas férias escolares para o maior aproveitamento da população, com enorme sucesso.

Finalmente, continuo a insistir para que o espaço das ruas e das praças em nossas cidades seja ocupado com atividades de interesse para o crescimento da população e não somente com o comércio, os carros e os meliantes.

Preservar o Patrimônio Cultural da população, seja infantil ou adulta, deverá ser sempre um dos mais importantes objetivos de uma Administração Municipal, pois somente através dele ela será capaz de se ver como num espelho, perceber-se como parte integrante de um todo complexo e, desta forma, capaz de programar o seu futuro afinado com a proposta de inclusão e harmonização social.

Sem sombra de dúvida, novas propostas exigirão, sempre, uma discussão mais profunda da relação SOCIEDADE x CULTURA, o que nem sempre se tem feito. Acredito, porém, que transformar a urbe num lugar mais aprazível, menos violento e com seus bens patrimoniais preservados por toda a coletividade seja o desejo de todos nós!

 

Regina Márcia Moura Tavares é antropóloga, membro da Rede de Cooperação Acadêmica em Patrimônio Cultural Imaterial da América Latina e Caribe, da Academia Campinense de Letras, do Instituto Histórico, Geográfico, Genealógico de Campinas e de demais entidades culturais. – [email protected]

Tags: ArtigoculturaHistóriaHora CampinasinvestimentosMemóriaOpiniãopatrimôniopreservação
CompartilheCompartilheEnviar
Redação

Redação

Plataforma multimídia de notícias, análise e serviço

Notícias Relacionadas

Foto: Freepik

Artigo: O compromisso com a diversidade pode estimular melhores práticas de negócios e a felicidade dos profissionais – por Rafael Marangoni

5 de dezembro de 2023
Foto: Freepik

Artigo: Não há como sobreviver às reformas sem conformidade tributária – por Luís Márcio Belotti Alvim

4 de dezembro de 2023
Foto: Freepik

Artigo: Como escolher a escola do seu filho em uma era digital? – por Ana Paula Siqueira e Luiza Helena Cotrim de Siqueira

3 de dezembro de 2023
Vencedores da 23ª edição do Prêmio Feac de Jornalismo durante cerimônia de premiação - Foto: Ricardo Lima/Divulgação

Editorial: Prêmio Feac de Jornalismo, uma boa notícia para Campinas e região

3 de dezembro de 2023
Foto: Freepik

Artigo: A vida bem interpretada – por Joaquim Z. Motta

2 de dezembro de 2023
A modelo e apresentadora Ana Hickmann - Foto: Divulgação/Record

Artigo: As lições do caso Ana Hickmann – por Eliana Nunes da Silva

1 de dezembro de 2023












  • Avatar photo
    Carmino de Souza
    Letra de Médico
  • Avatar photo
    Daniela Nucci
    Moda, Beleza e Bem-Estar
  • Avatar photo
    Gustavo Gumiero
    Ah, sociedade!
  • João Nunes
    Sala de Cinema
  • Avatar photo
    José Pedro Martins
    Hora da Sustentabilidade
  • Avatar photo
    Karine Camuci
    Você Empregado
  • Kátia Camargo
    Caçadora de Boas Histórias
  • Avatar photo
    Luis Norberto Pascoal
    Os incomodados que mudem o mundo
  • Avatar photo
    Luis Felipe Valle
    Versões e subversões
  • Avatar photo
    Renato Savy
    Direito Imobiliário e Condominial
  • Avatar photo
    Retrato das Juventudes
    Sonhos e desafios de uma geração
  • Thiago Pontes
    Ponto de Vista


Mais lidas

  • Amoroso marcou um gol de pênalti: "O mais importante é poder ajudar as famílias" Fotos: Rogério Capela

    Chuva de gols marca o Jogo da Família no Brinco; veja fotos

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Campinas convoca 93 aprovados em concursos; 61 são enfermeiros

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • PF prende em Valinhos português suspeito de tráfico internacional de bebês

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Placa Mercosul: saiba como identificar a cidade de um veículo

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Unicamp encerra segunda fase do vestibular 2024 com abstenção de 8,7%

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
PUBLICIDADE
Hora Campinas

Somos uma startup de jornalismo digital pautada pela credibilidade e independência. Uma iniciativa inovadora para oferecer conteúdo plural, analítico e de qualidade.

Seja um apoiador do Hora Campinas

VEJA COMO

Editor-chefe

Marcelo Pereira
[email protected]

Editores de Conteúdo

Laine Turati
[email protected]

Maria José Basso
[email protected]

Silvio Marcos Begatti
[email protected]

Reportagem multimídia

Eduardo Martins
[email protected]

Gustavo Magnusson
[email protected]

Leandro Ferreira
[email protected]

Noticiário nacional e internacional fornecido pela Agência Brasil, Lusa News e ONU News

Para falar conosco

WhatsApp

(19) 9 9894-0016

Canal Direto

[email protected]

Redação

[email protected]

Departamento Comercial

[email protected]
  • ANUNCIE
  • WHATSAPP

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital.

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO
  • GERAL
  • NEGÓCIOS

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist