10 de agosto de 2026
O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS, ANÁLISE E SERVIÇOS
ANUNCIE
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
Sem Resultados
Ver todos os resultados
PUBLICIDADE
Home Opinião

Artigo: De olho no futuro do agro brasileiro – por Fabio Torquato

Redação Por Redação
19 de fevereiro de 2024
em Opinião
Tempo de leitura: 3 mins
A A
Artigo: De olho no futuro do agro brasileiro – por Fabio Torquato

Viagem técnica a Mendoza, na Argentina: intercâmbio, conhecimento e networking - Foto: Divulgação

Viagens técnicas no âmbito do agronegócio representam imersões fundamentais que promovem conhecimento, prática e conexões estratégicas com produtores e empresas, tanto no território nacional quanto no Exterior. Essa ferramenta estratégica tem ganhado destaque nos itinerários corporativos, impulsionando o desenvolvimento e a competitividade do agro.

Em 2023, o setor de viagens corporativas registrou um recorde histórico de faturamento, alcançando a marca de R$ 13,5 bilhões, conforme dados da Associação Brasileira das Agências de Viagens Corporativas (Abracorp), revelando o crescente interesse e investimento nesse tipo de experiência.

Embora as missões técnicas do agronegócio ainda não tenham uma fatia específica nesse amplo mercado bilionário, é notório seu crescimento. A importância do agronegócio para o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, aliada à busca incessante por inovação, conhecimento e networking, impulsiona essa demanda.

 

Cada vez mais empresas, produtores e profissionais utilizam essas viagens para explorar novas oportunidades de negócios e analisar tendências sob novas perspectivas.

O Brasil passou de importador a um dos principais exportadores mundiais de alimentos em apenas quatro décadas. No entanto, o cenário climático incerto e seus impactos na safra de grãos, juntamente com a volatilidade dos preços das commodities, trazem desafios significativos para 2024. É crucial aprimorar o uso de tecnologias, promover a sustentabilidade, fortalecer a gestão das propriedades e impulsionar a profissionalização no campo.

Neste sentido, as missões técnicas surgem como ferramentas valiosas para superar desafios e impulsionar o crescimento do setor. Representam um investimento estratégico na construção do futuro, aproximando seus participantes das mais recentes inovações agrícolas e dos especialistas, proporcionando benefícios imediatos por meio do aprendizado prático. Os destinos mais procurados variam conforme os objetivos das empresas, profissionais do agronegócio e produtores, abrangendo desde fazendas modelo no Brasil, referências em inovação de cultivo, até eventos agropecuários para acessar as últimas tendências do mercado, e centros internacionais com conhecimento de ponta em desenvolvimento de tecnologias.

 

É possível visitar diversas regiões em diferentes países e encontrar tecnologias que possam ser aplicadas no Brasil.

 

Por exemplo, no sul da Espanha, a região de Almería é reconhecida como a horta da Europa, com aproximadamente 30 mil hectares de estufas beneficiadas por um microclima ameno, propício ao cultivo de espécies como pimentão, tomate e pepino, exportados para toda a Europa. Da mesma forma, o México apresenta um cenário produtivo semelhante ao brasileiro, enquanto a região de Santiago, no Chile, também se destaca na horticultura.

Iowa, nos Estados Unidos, desponta como um dos maiores produtores de soja e biodiesel, responsável por 14% da produção norte-americana de soja, além de ser importante produtor de milho. Juntamente com Illinois, o estado registra altas produtividades nas duas culturas, atraindo brasileiros interessados em conhecer as características das lavouras.

 

Já a província de Mendoza, na Argentina, demonstra que, mesmo em condições climáticas adversas, é possível manter a produtividade das lavouras. O cultivo de videiras, oliveiras, frutas e hortaliças, otimizado pela irrigação, tem atraído a atenção de profissionais do setor.

 

Apesar dos desafios políticos, Israel é reconhecido como um dos cinco principais mercados de tecnologia agrícola no mundo, recebendo grupos de brasileiros interessados em compreender como as pesquisas desenvolvidas podem ser aplicadas globalmente e em diversas culturas.

Temos conduzido brasileiros para conhecer de perto a pecuária no Texas, a produção de cana-de-açúcar na África do Sul, entre diversos outros destinos, além de participar de feiras nacionais e internacionais. O objetivo é proporcionar uma experiência transformadora, capaz de inspirar os profissionais a compartilhar suas vivências, priorizando a participação em missões técnicas e estimulando a aplicação de novas técnicas e tecnologias no Brasil.

 

Fabio Torquato é diretor da AgroTravel Viagens Técnicas

Tags: AbracorpagroagronegócioAssociação Brasileira das Agências de Viagens CorporativasBrasilnetworkingviagens técnicas
CompartilheCompartilheEnviar
Redação

Redação

O Hora Campinas reforça seu compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação em que você pode confiar.

Notícias Relacionadas

Artigo – Dia dos Pais: conheça os animais que dão um verdadeiro exemplo de cuidado com os filhotes – por Alan Maia
Opinião

Artigo – Dia dos Pais: conheça os animais que dão um verdadeiro exemplo de cuidado com os filhotes – por Alan Maia

Por Redação
9 de agosto de 2026

...

Artigo: O espetáculo e a existência – por Gabriel Basso Pereira
Opinião

Artigo: O espetáculo e a existência – por Gabriel Basso Pereira

Por Redação
9 de agosto de 2026

...

ONU adia votação sobre uso da força para manter trânsito em Ormuz

Artigo: Por que as crises no Oriente Médio nunca são apenas regionais? – por Francisco Nascimento

8 de agosto de 2026
Artigo – A trova: paixão e desafios – por Adilson Roberto Gonçalves

Artigo – A trova: paixão e desafios – por Adilson Roberto Gonçalves

7 de agosto de 2026
Artigo: O mercado da autoestima e os limites do Direito na estética – por Laura Falsarella e Amyr Muknickas Sabry

Artigo: O mercado da autoestima e os limites do Direito na estética – por Laura Falsarella e Amyr Muknickas Sabry

6 de agosto de 2026
Artigo – A ampulheta do patrimônio: segundo semestre de 2026 é o limite para o planejamento sucessório – por Jônia Barbosa de Souza

Artigo – A ampulheta do patrimônio: segundo semestre de 2026 é o limite para o planejamento sucessório – por Jônia Barbosa de Souza

5 de agosto de 2026
Carregar Mais

Mais lidas

  • Herói até o fim: pedreiro salva colega e morre afogado dentro de caixa d’água

    Herói até o fim: pedreiro salva colega e morre afogado dentro de caixa d’água

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • ‘Rolimã na Rua’ terá edição especial do Dia dos Pais neste domingo, em Valinhos

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Campinas abre seleção inédita de projetos para a pessoa idosa

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Atropelamento na Bandeirantes, em Campinas, deixa um morto e outro ferido

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Motorista morre ao colidir Uno na traseira de um caminhão na Anhanguera, em Campinas

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Avatar photo
    Alexandre Campanhola
    Hora da Saudade
  • Avatar photo
    Carmino de Souza
    Letra de Médico
  • Avatar photo
    Cecília Lima
    Comunicar para liderar
  • Avatar photo
    Daniela Nucci
    Moda, Beleza e Bem-Estar
  • Avatar photo
    Gustavo Gumiero
    Ah, sociedade!
  • Avatar photo
    José Pedro Martins
    Hora da Sustentabilidade
  • Avatar photo
    Karine Camuci
    Você Empregado
  • Avatar photo
    Kátia Camargo
    Caçadora de Boas Histórias
  • Avatar photo
    Luis Norberto Pascoal
    Os incomodados que mudem o mundo
  • Avatar photo
    Luis Felipe Valle
    Versões e subversões
  • Avatar photo
    Renato Savy
    Direito Imobiliário e Condominial
  • Avatar photo
    Retrato das Juventudes
    Sonhos e desafios de uma geração
  • Avatar photo
    Thiago Pontes
    Ponto de Vista
Hora Campinas

Somos uma startup de jornalismo digital pautada pela credibilidade e independência. Uma iniciativa inovadora para oferecer conteúdo plural, analítico e de qualidade.

Anuncie e apoie o Hora Campinas

VEJA COMO

Editor-chefe

Marcelo Pereira
marcelo@horacampinas.com.br

Editores de Conteúdo

Laine Turati
laine@horacampinas.com.br

Maria José Basso
jobasso@horacampinas.com.br

Reportagem multimídia

Silvio Marcos Begatti
silvio@horacampinas.com.br

Leandro Ferreira
fotografia@horacampinas.com.br

Marketing

Pedro Basso
atendimento@horacampinas.com.br

Para falar conosco

Canal Direto

atendimento@horacampinas.com.br

Redação

redacao@horacampinas.com.br

Departamento Comercial

atendimento@horacampinas.com.br

Noticiário nacional e internacional fornecido por Agência SP, Agência Brasil, Agência Senado, Agência Câmara, Agência Einstein, Travel for Life BR, Fotos Públicas, Agência Lusa News e Agência ONU News.

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.