10 de agosto de 2026
O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS, ANÁLISE E SERVIÇOS
ANUNCIE
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
Sem Resultados
Ver todos os resultados
PUBLICIDADE
Home Opinião

Artigo: Educação combina com tecnologia? – por Roberto James

Redação Por Redação
5 de novembro de 2024
em Opinião
Tempo de leitura: 3 mins
A A
Artigo: Educação combina com tecnologia? – por Roberto James

Foto: Freepik

O modelo de educação tradicional, que inclui a ideia de uma sala de aula fechada num layout de auditório, onde o professor replica conteúdo para uma “plateia” sentada, além de arcaico, não deixa espaço para a utilização da tecnologia na transferência de conhecimentos.

O professor moderno está passando por um verdadeiro processo de evolução para entender como as funcionalidades de tanta tecnologia podem se encaixar neste modelo educacional. Mais do que mudar a realidade, a educação precisa absorver toda e qualquer forma de contato entre o aprendiz e o saber, sendo o papel do educador de suma relevância para que essa conexão seja feita de forma eficiente.

Estudos indicam que a utilização excessiva do smartphone é prejudicial, uma vez que afeta questões de saúde física e mental. As questões de saúde física já são estudadas há mais tempo. Já para a questão da saúde mental, é sabido o quanto é necessário diminuir essa utilização para que não haja prejuízos ao processo de consciência de mundo dos jovens e esse é um dos grandes desafios da atualidade.

Em pesquisa feita em 2023 pela Data.AI, foi identificado que os brasileiros passaram, em média, mais de cinco horas utilizando o smartphone para estudos, trabalho ou em busca de conteúdo, entretenimento e conexão com pessoas. Esse resultado equivale a um crescimento de quase 5% em relação a 2022. Pode parecer pouco, mas, se considerarmos que cinco horas representam quase 25% de um dia completo, enxergamos que isso equivale a quase 1/3 do tempo em que os indivíduos estão em atividade durante o dia.

Já de acordo com uma pesquisa Datafolha recente, 62% da população apoia a proibição do uso de celulares por crianças e adolescentes nas escolas, seja esse uso em sala de aula ou durante os intervalos. Dos entrevistados, 76% afirmaram que o celular traz mais prejuízos do que aprendizado a crianças e adolescentes. No entanto, 43% dos pais de crianças de até 12 anos dizem que seus filhos já têm aparelho celular próprio.

Pontos relevantes para que possamos entender que o smartphone pode ou não ser um aliado no processo de educação e também para motivar o debate sobre a influência na saúde mental de crianças, adolescentes, jovens e adultos.

Diante deste cenário, não tem como ignorarmos a realidade de que o crescimento arrebatador da utilização das redes sociais no dia a dia por adultos, jovens e crianças não deu à ciência o tempo necessário para que ela entendesse os efeitos benéficos ou danosos desse tipo de ferramenta.

Hoje, menos de 20 anos após a popularização do smartphone, vemos exemplos negativos do seu uso e dependência. A nomofobia, que é o medo de ficar sem o celular, é uma patologia nova, ainda a ser acrescentada no rol de doenças reconhecidas pelo sistema de saúde, e vem ganhando espaço no mesmo ritmo em que as pessoas vão tendo acesso ao celular ao redor do mundo.

Não se pode negar que esses dados implicam numa grande dificuldade que o educador enfrenta diariamente tendo como competidor, dentro da própria sala de aula, o smartphone e suas redes sociais. Uma mudança de comportamento dos educadores dentro do processo educacional deve ser seriamente considerada por meio de conscientização, treinamento e preparação. Afinal, ele precisa lidar com o mundo cada vez mais conectado e com pessoas cada dia mais dependentes da utilização do smartphone no seu cotidiano. Não é uma tarefa fácil, uma vez que o modelo educacional tradicional é centenário e foram poucas as mudanças significativas que tivemos com o passar dos anos.

Talvez a ciência deva se render e encontrar o significado para o ditado popular “se não pode vencê-lo, junte-se a ele”. No caso dos educadores, talvez precisem ajustar as formas para transferência de conteúdo utilizando ferramentas tecnológicas como um importante aliado. E, talvez, em uma realidade quase utópica, seja criada uma nova forma de se enxergar e utilizar o smartphone do jeito correto para a busca de conhecimento.

O momento agora exige um debate amplo e profundo para que os educadores estejam preparados para lidar com esses desafios e obstáculos, sempre se atualizando com as novas formas de se conectar com os jovens, adolescentes e crianças. É importante lembrar que o extremismo de abandonar a utilização de tablets e smartphones não significa a solução.

Talvez o melhor seja revermos o passado, criando caminhos para que a educação conecte-se com o presente – e com o futuro.

 

 

Roberto James é mestre em psicologia, especialista em comportamento de consumo, conselheiro de empresas e atua há mais de 15 anos no mercado de combustíveis e lubrificantes no Brasil. É também palestrante e autor dos livros “O consumidor tem pressa: corra com ele ou corra atrás dele” e “Vivendo o Varejo Americano: uma viagem no coração do consumo”.

Tags: alunosaprendizadoArtigoescolasHora CampinasOpiniãoprofessoressmartphonestecnologia
CompartilheCompartilheEnviar
Redação

Redação

O Hora Campinas reforça seu compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação em que você pode confiar.

Notícias Relacionadas

Artigo – Dia dos Pais: conheça os animais que dão um verdadeiro exemplo de cuidado com os filhotes – por Alan Maia
Opinião

Artigo – Dia dos Pais: conheça os animais que dão um verdadeiro exemplo de cuidado com os filhotes – por Alan Maia

Por Redação
9 de agosto de 2026

...

Artigo: O espetáculo e a existência – por Gabriel Basso Pereira
Opinião

Artigo: O espetáculo e a existência – por Gabriel Basso Pereira

Por Redação
9 de agosto de 2026

...

ONU adia votação sobre uso da força para manter trânsito em Ormuz

Artigo: Por que as crises no Oriente Médio nunca são apenas regionais? – por Francisco Nascimento

8 de agosto de 2026
Artigo – A trova: paixão e desafios – por Adilson Roberto Gonçalves

Artigo – A trova: paixão e desafios – por Adilson Roberto Gonçalves

7 de agosto de 2026
Artigo: O mercado da autoestima e os limites do Direito na estética – por Laura Falsarella e Amyr Muknickas Sabry

Artigo: O mercado da autoestima e os limites do Direito na estética – por Laura Falsarella e Amyr Muknickas Sabry

6 de agosto de 2026
Artigo – A ampulheta do patrimônio: segundo semestre de 2026 é o limite para o planejamento sucessório – por Jônia Barbosa de Souza

Artigo – A ampulheta do patrimônio: segundo semestre de 2026 é o limite para o planejamento sucessório – por Jônia Barbosa de Souza

5 de agosto de 2026
Carregar Mais

Mais lidas

  • Herói até o fim: pedreiro salva colega e morre afogado dentro de caixa d’água

    Herói até o fim: pedreiro salva colega e morre afogado dentro de caixa d’água

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • ‘Rolimã na Rua’ terá edição especial do Dia dos Pais neste domingo, em Valinhos

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Campinas abre seleção inédita de projetos para a pessoa idosa

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Motorista morre ao colidir Uno na traseira de um caminhão na Anhanguera, em Campinas

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Mulher de 42 anos é morta a facada pelo marido em Valinhos; vítima tinha medida protetiva

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Avatar photo
    Alexandre Campanhola
    Hora da Saudade
  • Avatar photo
    Carmino de Souza
    Letra de Médico
  • Avatar photo
    Cecília Lima
    Comunicar para liderar
  • Avatar photo
    Daniela Nucci
    Moda, Beleza e Bem-Estar
  • Avatar photo
    Gustavo Gumiero
    Ah, sociedade!
  • Avatar photo
    José Pedro Martins
    Hora da Sustentabilidade
  • Avatar photo
    Karine Camuci
    Você Empregado
  • Avatar photo
    Kátia Camargo
    Caçadora de Boas Histórias
  • Avatar photo
    Luis Norberto Pascoal
    Os incomodados que mudem o mundo
  • Avatar photo
    Luis Felipe Valle
    Versões e subversões
  • Avatar photo
    Renato Savy
    Direito Imobiliário e Condominial
  • Avatar photo
    Retrato das Juventudes
    Sonhos e desafios de uma geração
  • Avatar photo
    Thiago Pontes
    Ponto de Vista
Hora Campinas

Somos uma startup de jornalismo digital pautada pela credibilidade e independência. Uma iniciativa inovadora para oferecer conteúdo plural, analítico e de qualidade.

Anuncie e apoie o Hora Campinas

VEJA COMO

Editor-chefe

Marcelo Pereira
marcelo@horacampinas.com.br

Editores de Conteúdo

Laine Turati
laine@horacampinas.com.br

Maria José Basso
jobasso@horacampinas.com.br

Reportagem multimídia

Silvio Marcos Begatti
silvio@horacampinas.com.br

Leandro Ferreira
fotografia@horacampinas.com.br

Marketing

Pedro Basso
atendimento@horacampinas.com.br

Para falar conosco

Canal Direto

atendimento@horacampinas.com.br

Redação

redacao@horacampinas.com.br

Departamento Comercial

atendimento@horacampinas.com.br

Noticiário nacional e internacional fornecido por Agência SP, Agência Brasil, Agência Senado, Agência Câmara, Agência Einstein, Travel for Life BR, Fotos Públicas, Agência Lusa News e Agência ONU News.

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.