8 de junho de 2026
O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS, ANÁLISE E SERVIÇOS
ANUNCIE
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Home Opinião

Artigo: Golpes e guerras – por Joaquim  Z.   Motta

A Guerrinha diária e a ética corroída

Redação Por Redação
24 de março de 2026
em Opinião
Tempo de leitura: 3 mins
A A
Artigo: Golpes e guerras – por Joaquim  Z.   Motta

Foto: Freepik

A desconfiança que permeia o dia a dia brasileiro — do troco no balcão (analógico ou eletrônico) à autenticidade da notícia no celular — não deve ser vista como um treinamento virtuoso. Pelo contrário, é um treino estúpido, desumano.

A extensão dos temas fraudulentos em nosso País, infelizmente, tem força endêmica, contaminando os comuns e as autoridades. Por isso mesmo, esse treinamento é maldito, indecoroso, mas é necessário, vital. Somos forçados a gastar nossa energia cognitiva para não sermos devorados pelo próximo – e para não mais alimentarmos a ganância e a ambição dos superiores dos nossos Três Poderes: judiciário, legislativo e executivo.

Nesse cenário, o ser humano não é um agente de paz, como deveria ser em sua proposta de convivência essencial, mas um atenuador de conflitos. Experimentamos a vida desse modo ruim, desrespeitoso, como golpeados diante de golpistas, ou vice-versa, em microguerras diuturnas.

Se eclodisse a macroguerra, estaríamos treinados, mas nunca devidamente prontos. Ficamos nessa ambivalência existencial, não porque somos pessoas evoluídas, mas porque nossa ética já foi moída pela necessidade de sobrevivência.

O treino para a paz seria natural e ideal, mas foi substituído pela prontidão para a emboscada. O vizinho e o motorista não são parceiros sociais, são variáveis de risco. E os congressistas, ministros e governantes são lideranças profundamente desacreditadas (e potencialmente perversas)…

O entorpecente da imunização cognitiva

Para suportar essa guerrinha sem enlouquecer, muitos recorrem à religião, que atua como uma vacina contra a realidade. É a imunização cognitiva: se a paz verdadeira só existe no “Reino dos Céus”, a barbárie do açougue, do vendedor malandro de carros, do trânsito e do governo tornam-se irrelevantes.

A promessa de salvação é o maior dos sofismas, porque dispensa o indivíduo de reformar o presente. Por que lutar por uma ética terrena se a vida eterna já está garantida? A religião, nesse balanço, valida a desonestidade cotidiana como algo próprio do mundo caído, paralisando a crítica necessária para mudar o que teria que ser reformado agora, imediatamente!

A salvação pela lucidez apurada

O ser humano “pós-religioso” (no sentido de ter superado mesmo a religião, não no conceito sociológico da época “pós-religiosa” atual) é aquele que joga fora o escudo do conforto divino.

Ao contrário do que se pensa – que só a religião salva -, ele é o único que está realmente “a salvo”, pois não pode ser enganado pela promessa de uma vida eterna que amortece o impacto da realidade.

O homem pós-religioso encara a guerra de frente. Sem o narcótico da crença, cada golpe sofrido e cada injustiça vista exigem uma resposta imediata e consciente. A salvação aqui não é um prêmio pós-morte, mas a lucidez trágica de quem sabe que, se não houver ética hoje, não sobrará nada para amanhã.

Que ser humano é esse? É aquele que trocou a esperança passiva pela responsabilidade vigilante, sem expectativa de contemplações.

Ainda é muito pouco, pois essa vigilância se ajustaria em termos adaptativos e brandos à medida que o ser humano aprimorasse o amor. Tal aprimoramento demandaria mesmo a liberdade de não mais depender ou imitar os “sentimentos” de Deus.

Superar a religião criaria um novo ensaio espiritual: treinarmos como seres amorosos potenciais, absolutamente divorciados do modelo de amor divino.

Desenvolver essa proposta de um “ensaio espiritual” qualificaria mesmo os homens, pois eles conseguiriam aproveitar o amor que nasce da liberdade humana, e não da imitação ou do medo de uma divindade.

 

Um exercício de guerra cognitiva

Isso também nos prepararia para “guerrear” melhor em todas as áreas e contextos, cada vez mais refinados na democracia e na diplomacia.

Precisamos aqui, na nossa vida brasileira, de um esforço diplomático e democrático fantástico, que só mesmo um espírito amorosamente ensaiado pode sustentar.

Diante de tantas suspeitas, especulações e elucubrações corruptas, temos que, em primeiro lugar, reconhecer a fraqueza espiritual dessas autoridades.

Quem muito necessita de enganações, truques e falcatruas está espiritualmente muito enfraquecido. Isso despertaria uma compaixão. Essas autoridades são mesmo dignas de que nos compadeçamos delas – é muita degradação ética…

O compadecimento, no entanto, é apenas parte da ginástica amorosa. Há que se combater a impunidade, sempre cumprindo nosso papel de atenuar os conflitos, mas nunca fugindo deles.

Cabe essencialmente à imprensa e à opinião pública um trabalho contínuo e exaustivo de manter os tapetes levantados para que os políticos e juízes não consigam esconder os escândalos!

 

Joaquim Z. Motta é psiquiatra, sexólogo e escritor

 

 

Tags: ArtigoconflitoscrençasguerrasHora CampinashumanidadeOpiniãoPazreligiãosociedade
CompartilheCompartilheEnviar
Redação

Redação

O Hora Campinas reforça seu compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação em que você pode confiar.

Notícias Relacionadas

Artigo -A falência da Justiça no caso Henry Borel: impunidade que premia a omissão na tortura e na morte de uma criança – por Celeste Leite dos Santos
Opinião

Artigo -A falência da Justiça no caso Henry Borel: impunidade que premia a omissão na tortura e na morte de uma criança – por Celeste Leite dos Santos

Por Redação
8 de junho de 2026

...

Artigo: Atenção resgatada – por Dimas Ramalho
Opinião

Artigo: Atenção resgatada – por Dimas Ramalho

Por Redação
7 de junho de 2026

...

A doação de bem imóvel e o usufruto – por Renato Ferraz Sampaio Savy

Artigo – Moradia digna: vetor de desenvolvimento social – por Raphael Lafetá

6 de junho de 2026
Artigo: Presenças tóxicas – por Joaquim Z. Motta

Artigo: Presenças tóxicas – por Joaquim Z. Motta

5 de junho de 2026
Artigo – Reforma tributária e mercado imobiliário: impactos inevitáveis e a necessidade de planejamento – por Aleksander Szpuna

Artigo – Reforma tributária e mercado imobiliário: impactos inevitáveis e a necessidade de planejamento – por Aleksander Szpuna

4 de junho de 2026
Defesa de Bolsonaro não apresenta novo recurso no STF contra sentença

Artigo: O custo institucional de repetir uma indicação rejeitada ao STF – por Francisco Nascimento

3 de junho de 2026
Carregar Mais
  • Avatar photo
    Alexandre Campanhola
    Hora da Saudade
  • Avatar photo
    Carmino de Souza
    Letra de Médico
  • Avatar photo
    Cecília Lima
    Comunicar para liderar
  • Avatar photo
    Daniela Nucci
    Moda, Beleza e Bem-Estar
  • Avatar photo
    Gustavo Gumiero
    Ah, sociedade!
  • Avatar photo
    José Pedro Martins
    Hora da Sustentabilidade
  • Avatar photo
    Karine Camuci
    Você Empregado
  • Avatar photo
    Kátia Camargo
    Caçadora de Boas Histórias
  • Avatar photo
    Luis Norberto Pascoal
    Os incomodados que mudem o mundo
  • Avatar photo
    Luis Felipe Valle
    Versões e subversões
  • Avatar photo
    Renato Savy
    Direito Imobiliário e Condominial
  • Avatar photo
    Retrato das Juventudes
    Sonhos e desafios de uma geração
  • Avatar photo
    Thiago Pontes
    Ponto de Vista

Mais lidas

  • Laboratório Cristália inaugura em Campinas a primeira unidade de Genética Aplicada

    Laboratório Cristália inaugura em Campinas a primeira unidade de Genética Aplicada

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Linha de ônibus terá mudança a partir desta segunda no trajeto e inclusão de novas paradas

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Grupo armado atira contra viatura, invade condomínio de luxo e acaba preso em Indaiatuba

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Incêndio de grande proporção atinge área de vegetação em Cosmópolis

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Laje desaba durante jogo de futebol amador e deixa oito feridos em Campinas

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
Hora Campinas

Somos uma startup de jornalismo digital pautada pela credibilidade e independência. Uma iniciativa inovadora para oferecer conteúdo plural, analítico e de qualidade.

Anuncie e apoie o Hora Campinas

VEJA COMO

Editor-chefe

Marcelo Pereira
[email protected]

Editores de Conteúdo

Laine Turati
[email protected]

Maria José Basso
[email protected]

Reportagem multimídia

Silvio Marcos Begatti
[email protected]

Leandro Ferreira
[email protected]

Marketing

Pedro Basso
[email protected]

Para falar conosco

Canal Direto

[email protected]

Redação

[email protected]

Departamento Comercial

[email protected]

Noticiário nacional e internacional fornecido por Agência SP, Agência Brasil, Agência Senado, Agência Câmara, Agência Einstein, Travel for Life BR, Fotos Públicas, Agência Lusa News e Agência ONU News.

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.